A importância do relaxamento para melhorar a produtividade

A importância do relaxamento para melhorar a produtividade

Abril 25, 2016 em Psicologia 43 Compartilhados
A importância do relaxamento para melhorar a produtividade

Para muitos, produtividade e relaxamento são termos completamente incompatíveis. Mas isso está muito longe da realidade. Na verdade, o relaxamento é fundamental para “resetar” a mente e se preparar para um período de produtividade eficaz e satisfatório.

O  cansaço e o estresse vão se acumulando ao longo da semana. Por isso é importante descansar no fim de semana. O mesmo ocorre ao longo do dia, e por isso é necessário parar e relaxar, para que o tempo gasto nas tarefas dê melhores resultados.

“O tempo livre é a melhor de todas as aquisições.”
-Sócrates-

A importância de buscar o relaxamento no tempo livre

Alguns estudos mostram que as pessoas tendem a precisar de mais tempo livre quando estão estressadas. Esse relaxamento extra é utilizado para compensar a queda no humor e na vitalidade que o excesso de estresse pode causar. Essa compensação ajuda a reduzir o estresse e favorece o aumento da produtividade e o equilíbrio emocional.

Aproveitar o tempo livre é uma boa maneira de aliviar o estresse e ser mais produtivo.
Compartilhar

No entanto, o principal problema com o uso do tempo livre para o alívio do estresse é que só dispomos de uma quantidade limitada deste tempo no dia. Além disso, muitas pessoas não incluem o tempo livre em sua agenda, e até mesmo o tempo para comer é limitado.

Muita gente acredita que aumentar o tempo de ócio pode ser contraproducente quando se está muito ocupado, que relaxar é perder tempo e que este tempo só ajuda a aumentar o estresse pensando que ainda falta muito a fazer.

Mas o tempo livre é fundamental para manter o equilíbrio, liberar a tensão acumulada e se preparar para enfrentar o próximo desafio. O descanso é essencial para recarregar as energias e aumentar a produtividade.

“A formiga é sábia, mas não o suficiente para tirar umas férias.”
-Clarence Day-

Banco entre as árvores

Você conhece realmente as suas necessidades?

Saber quais são as suas metas no seu tempo de ócio e ter em mente uma lista de coisas que você pode fazer para cumprir estes objetivos te ajudará a valorizar mais o seu tempo de ócio e se planejar para alcançá-los.

Os seus objetivos para o seu tempo livre podem ser aliviar uma mente fatigada ou melhorar o seu humor, por exemplo. Ninguém melhor do que você sabe o que você precisa e quanto tempo precisa para conseguir isso.

“Há mais na vida do que ganhar a vida. Não trabalhe mais do que vive.”
-Mokokoma Mokhonoana-

Procure atividades que permitam relaxar em pouco tempo

Um dos problemas para se beneficiar do tempo livre é que a maioria das pessoas têm agendas muito ocupadas. Por isso é importante encontrar maneiras de relaxar que não exijam muito tempo e que sejam adequadas ao gosto de cada um. Assim, em pouco tempo, é possível obter grandes benefícios. Estas atividades podem ser assistir ou ouvir um programa de humor, ler, passear, correr ou sair para tomar um café fora do local de trabalho, entre muitas outras possibilidades.

“O riso são umas férias instantâneas.”
-Milton Berle-

Caminho cachorro

Motive-se de uma forma positiva

Para muitas pessoas, parar e descansar é uma grande conquista, já que têm que superar muitos preconceitos acumulados ao longo dos anos em relação a este tema. Mas este descanso vai te ajudar a render mais e a se sentir muito melhor no final, a não se desgastar e a encontrar maior satisfação e motivação no que você faz.

Se você é uma dessas pessoas, faça o esforço de motivar a si mesmo de forma positiva. O descanso te ajudará a evitar a sensação de esgotamento e a se aprofundar melhor no que você tem que fazer, a limpar a sua mente e a encontrar soluções mais criativas e eficazes para os problemas que encontrar.

Relaxe para ser menos reativo ao estresse

Quando os níveis de estresse são mais baixos, somos menos propensos a precisar de tanto tempo livre para equilibrar esses dias estressantes. Criando o hábito de tirar alguns momentos livres, podemos evitar o acúmulo do estresse e também aumentamos a capacidade de controlar as reações quando o estresse aumenta. Alguns destes hábitos são os seguintes:

  • Praticar exercícios regularmente (sim, é possível se exercitar todos os dias).
  • Fazer meditação.
  • Ser grato para alimentar o pensamento positivo.
Recomendados para você