O diário dos 5 minutos para se sentir mais pleno 

· agosto 15, 2018

Escrever um diário emocional ou simplesmente um caderninho com os nossos pensamentos é uma ferramenta poderosa para estar em contato consigo mesmo. Existem outros métodos, como o diário dos 5 minutos, que também podem nos ajudar. De fato, este último tem tido muito sucesso nos últimos anos. Muitas pessoas o compraram ou confeccionaram seu próprio diário. Mas, por que esse diário se tornou tão famoso?

O diário dos 5 minutos teve uma grande repercussão pois, como seu nome indica, só precisamos dedicar 5 minutos a ele diariamente. Dessa forma, não podemos nos apegar à desculpa de que “não temos tempo” para escrever. O ideal é dividir estes minutos entre a manhã e a noite. Os dois momentos do dia nos quais devemos tirar um pouquinho de tempo para ficar com nós mesmos. Vamos nos aprofundar nisso.

O diário dos 5 minutos

Embora o livro original “The Five Minute Journal” exista e possamos adquiri-lo, talvez você queira dar um toque pessoal ao seu próprio diário. Para isso, podemos escolher um caderno do qual gostamos ou qualquer outro material no qual possamos escrever. 

Assim, podemos fazer uso de clips, post-its, marcadores de texto, etc, para destacar alguma frase da qual queremos nos lembrar, por exemplo. Definitivamente, podemos dar personalidade ao nosso diário para que fiquemos cada vez mais animados em escrever nele. Mas, o que devemos escrever em nosso diário?

Benefícios de ter um diário

Começar o dia agradecendo

Quando acordarmos pela manhã, devemos logo pegar o diário. A primeira coisa que devemos fazer é escrever 3 coisas pelas quais somos gratos. Algumas ideias podem ser: ter uma cama para dormir, poder ir trabalhar ou ter planos com o melhor amigo.

“Ser grato pode mudar seu dia e a sua vida inteira. Você só precisa dizer as palavras certas.”
-Margaret Cousins-

Depois, vamos escrever outras 3 coisas que vão fazer este dia ser maravilhoso. Por exemplo, comer de forma saudável, ir à academia ou ligar para alguém da família. Depois disso, vamos colocar algumas afirmações positivas ou frases motivadoras, como “eu sou capaz”, “eu consigo” ou “me sinto ótimo”, que vão nos ajudar a enfrentar o dia com energia.

Refletir antes de ir dormir

À noite, depois de ter deitado na cama, em silêncio, sem música nenhuma e com a TV desligada, devemos pegar o nosso diário para refletir sobre tudo o que aconteceu durante o dia. Assim, vamos escrever 3 coisas que consideramos que tenham sido verdadeiras maravilhas. Por exemplo, ter visto o por do sol, ter conhecido uma pessoa nova ou ter ido bem em uma prova.

Mulher escrevendo em seu diário

Depois disso, vamos escrever 3 outras coisas que acreditamos que devemos melhorar. Aqui podem estar: lidar melhor com as nossas emoções, enfrentar nossa timidez ou confiar mais em nossas habilidades. Nesta parte precisamos ser muito sinceros e evitar enganar a nós mesmos, pois ter consciência do que precisamos melhorar vai nos permitir crescer e superar os problemas. 

Vamos nos sentir mais plenos e felizes

É preciso escrever todos os dias em nosso diário para notar todos os benefícios que esta atividade pode nos trazer. Mesmo que pareça não proporcionar nenhuma vantagem, a verdade é que dedicar estes breves minutos do dia faz com que, à medida que o tempo passa, nossa atitude seja mais positiva e nos sintamos mais motivados.

Além disso, vamos começar a apreciar as pequenas coisas, essas que nunca reparamos e que, graças ao diário dos 5 minutos, começamos a perceber melhor. Será que já agradecemos alguma vez na vida por ter uma cama na qual dormir? Isso vai nos ajudar a prestar atenção em tudo que faz com que nos sintamos bem, em evitar se concentrar somente naquilo que causa dor ou sofrimento.

“O homem passa pela vida procurando felicidade sem saber que ela está dentro de si mesmo”.
– Anônimo – 

Além de tudo, o diário dos 5 minutos vai nos ajudar a sentir mais tranquilidade e equilíbrio, o que pode ser traduzido como plenitude e felicidade. Vamos começar a relativizar os problemas e vamos sentir como o peso da bagagem emocional que carregamos vai diminuir, o que antes nos impedia de avançar.

O diário dos 5 minutos

Queremos que você crie seu próprio diário dos 5 minutos e que o transforme em um hábito diário, ao qual você vai dedicar alguns minutos do dia para escrever. Quando você completar 20 dias ou um mês fazendo isso, vai começar a notar mudanças em suas atitudes e na sua forma de pensar e enfrentar os problemas. Você já tem um diário dos 5 minutos? O que você está esperando para começar um?