O que os dinamarqueses fazem para serem tão felizes?

O que os dinamarqueses fazem para serem tão felizes?

23, outubro 2016 em Emoções 7298 Compartilhados
O que os dinamarqueses fazem para estarem tão felizes?

Um estudo revelou que as pessoas que vivem na Dinamarca são mais felizes do que os residentes de qualquer outro país europeu. Os dinamarqueses atribuem isso a uma palavra: “Hygge”, a qual não tem tradução para português, mas está relacionada com o bem-estar pessoal, com a ideia de compartilhar momentos com os entes queridos e desfrutar do lar.

Não se trata de esquecer os problemas nem de ser muito otimista, mas sim de uma forma de ver a vida. Tirar todo o suco de qualquer situação agradável e estar menos focados nas coisas más que nos rodeiam. Hygge é viver em plenitude. 

A lição dos dinamarqueses para ser feliz

Não se trata do clima ou da geografia… nem sequer está relacionado com a posição econômica ou com a vida sentimental. O “Hygge” é desfrutado o ano inteiro, sendo solteiro ou casado, estando sozinho em casa ou rodeado de amigosÉ mais do que uma situação específica, é uma maneira de desfrutar o que temos.

xicara-de-cafe-na-janela

Quantas vezes você já agradeceu ao céu, ao universo ou a Deus por tudo o que o rodeia? Talvez não tenha um automóvel do último modelo, seu emprego está muito longe de ser o “dos seus sonhos” ou talvez você quisesse estar em um relacionamento sério. No entanto, há muitas coisas pelas quais você pode estar feliz: um veículo que o leva onde deseja, um trabalho que paga as suas contas e lhe dá o que comer, um grupo de amigos que estão ao seu lado até nos piores momentos, etc.

Se chove é porque chove, se faz calor é porque faz calor… sempre temos um motivo para nos queixarmos ou procurarmos o lado negativo das coisas. Os dinamarqueses, pelo contrário, estão continuamente encontrando uma razão para se alegrarem, para sorrirem e para agradecerem.

Talvez você possa pensar que para eles “é mais fácil”, já que eles não têm crises econômicas ou por causa das fartas ofertas de emprego para aqueles lados, mas você também deve saber, por exemplo, que viver em certas áreas do país durante o inverno os obriga a passar muitas horas presos em casa. E mesmo assim eles são felizes!

Em que se baseia o conceito “Hygge”?

Para começar, esta palavra que se usa constantemente na Dinamarca não tem tradução para o português ou para qualquer outro idioma. Poderíamos definir Hygge como “algo acolhedor” e agora lhe explicamos por quê.

Basicamente os dinamarqueses usam este conceito quando se sentem confortáveis ou estão desfrutando de alguma atividade (sozinhos ou acompanhados). Por exemplo, preparar o jantar para a família, sentar-se para ler em frente ao fogo com uma caneca de café, usar um casaco de lã feito pela avó, ter uma noite de filmes com os amigos, escutar música enquanto a chuva bate na janela…

Essas situações tão comuns e habituais são aquelas que mais nos dão alegria e têm a capacidade de reconfortar a alma. Elas não estão relacionadas com os bens materiais em si, mas sim com a sensação que sentimos quando desfrutamos das coisas.

Posso desfrutar do “Hygge” se não vivo na Dinamarca?

A resposta a esta pergunta é um grande “sim”. Tudo depende da sua atitude perante as coisas que o rodeiam e como aproveita esses momentos de pequena felicidade. O prazer está nos mínimos detalhes, naqueles que muitas vezes não podemos ver ou identificar por estarmos ocupados, estressados ou preocupados. 

homem-lendo-livro-no-sofa

Quando você chegar em casa cansado do trabalho, desfrute do fato de tirar os sapatos e de poder calçar um chinelo confortável. Se os seus planos para o fim de semana acabarem sendo cancelados por algum motivo, aproveite para passar o dia deitado no sofá lendo aquele livro que por falta de tempo nunca começou a ler; agradeça e saboreie cada ingrediente cada vez que o seu parceiro ou parceira preparar algo delicioso para o jantar.

Todos os dias temos a possibilidade de desfrutar do nosso momento “Hygge” e de sermos felizes independentemente da época do ano, das obrigações, dos problemas ou das más notícias. Um banho relaxante, uma xícara do seu chá favorito, um café da manhã na cama nas manhãs de domingo, meias novas ou um abraço da pessoa que ama, lhe parecem motivos insuficientes para ser feliz?

Certamente você tem muitas destas situações maravilhosas em sua vida, que o ajudam a se sentir bem consigo mesmo e a irradiar paz e plenitude sem precisar ir morar em Copenhague ou qualquer outra cidade dinamarquesa. Propomos que você desfrute do seu “Hygge” todos os dias.