9 segredos para ser mais otimista – A mente é maravilhosa

9 segredos para ser mais otimista

julho 23, 2015 em Psicologia 4 Compartilhados
otimista

O otimismo é a chave para definir novas metas e alcançá-las. Também permite que nos adaptemos às mudanças que acontecem em nossas vidas, às preocupações e ao estresse.

A principal característica do otimismo é que ele nos dá a confiança necessária para encontrar soluções reais para os problemas que enfrentamos. É um elemento vital no círculo da felicidade e é por isso que hoje trazemos alguns conselhos para manter uma boa dose de otimismo em seu dia a dia.

Imagine a sua vida ideal a cada dia

Todo dia tire um momento para imaginar como seria a sua vida ideal. Não é necessário passar muitas horas fazendo isso, seria pouco produtivo. Separe apenas uns minutos, mas imagine todos os detalhes possíveis:  como você se vê, como você se sente, o que você faz, onde você mora, quem o acompanha, etc.  Apenas 30 segundos podem ser suficientes. Este exercício o ajudará a pensar sobre quem você é, sobre as suas possibilidades e o futuro.

Procure estar rodeado de gente otimista

Em grande parte somos o resultado do nosso meio. Se você estiver rodeado de gente negativa, terá poucas chances de sorrir. Afaste-se do negativismo a qualquer custo.

Procure amigos que sejam otimistas e que sempre estejam dispostos a apoiá-lo. O otimismo é um hábito aprendido e é preciso ter gente que já o viva por perto para que possamos nos contagiar com ele.

Procure soluções e não problemas

Há pessoas que passam a vida procurando um problema para cada solução. Não seja assim. Se aparecer um problema, tome seu tempo para analisá-lo, sentir-se frustrado e duvidar da sua resolução. Depois, prepare-se para procurar a solução mais apropriada ou o jeito de melhorar a situação.

Quando você deixa de pensar no desafio e foca na solução, você sente que está se movendo e pode ver novas possibilidades. Invariavelmente você se sentirá mais otimista.

Descubra possíveis melhorias para a sua situação

Parece até que as pessoas otimistas sempre têm bons momentos e muita sorte. Isso pode parecer frustrante para quem os vê de fora.

O que talvez não enxerguemos é que as pessoas otimistas procuram ver o melhor de cada situação, e além disso procuram melhorar cada momento.

Imagine que você quer perder peso, mas só consegue perder um quilo. Pode parecer pouco e frustrante, mas uma pessoa otimista o veria como uma pequena conquista que lhe indica que vai por um bom caminho.

As pessoas otimistas sabem que cada pequeno passo é chave para percorrer o caminho do sucesso.

Procure alguém que lhe inspire

As pessoas otimistas não se conformam em conseguir apenas aquilo que se propuseram a fazer. Sempre vão um passo além e sempre estão procurando mais.

Uma forma de fazer isso é procurando um personagem de inspiração. Procure alguém que você admire e que lhe inspire a seguir em frente. Desta forma, quando você sentir que está prestes a se dar por vencido e jogar a toalha, pode imaginar o que essa pessoa faria na sua situação.

Pode ser um atleta de alto rendimento, um amigo que você admira, um professor com grandes conquistas ou quem você quiser.

Dê-se tempo para se reconhecer

Uma das coisas que mais temos dificuldade em fazer é reconhecer as nossas conquistas do dia a dia. As pessoas otimistas sabem que sempre devem buscar uma nova meta, mas também sabem reconhecer o que fizeram bem.

Reserve alguns minutos no final do dia para identificar as suas conquistas e parabenizar-se. Este gesto simples lhe dará maior segurança, mais autoestima e maior confiança em si mesmo.

Trabalhe nas coisas que você pode controlar

O pessimismo se baseia em perder tempo pensando nas coisas que já passaram e que já não podem ser solucionadas, ao mesmo tempo em que nos afasta de novas oportunidades.

O otimismo se baseia em aceitar que há coisas que não podemos mudar, e em trabalhar nas que estão sob o seu controle. Se você não gosta do seu trabalho, deixe de pensar em todos os aspectos negativos que ele tem e comece a procurar um que lhe agrade.

Mantenha um corpo saudável

Um corpo saudável lhe permitirá sentir todas as emoções e as sensações de forma plena. É mais fácil se sentir otimista quando estamos saudáveis.

Coisas como aprender a lidar com o estresse, ter uma dieta saudável, dormir bem, tomar bastante água e fazer exercício farão você mais feliz e lhe permitirão ver o melhor da vida.

Foque no momento presente

Este é o último segredo para ser otimista e talvez seja o mais importante: viva o hoje. Não importa o que você fez ontem, nem o que fará amanhã, se você não aproveitar o hoje. As pessoas otimistas sabem viver o momento e desfrutar cada segundo.

Recomendados para você