Dou-lhe asas para voar para onde quiser

Dou-lhe asas para voar para onde quiser

5, junho 2016 em Emoções 2345 Compartilhados

Se alguma vez você amou alguém, sabe que há momentos em que chega a hora de deixar ir, de dar asas e deixar que a pessoa voe para onde quiser. Ou talvez você já tenha vivido situações em que é preciso deixar a pessoa que está ao seu lado voar para que ela seja ela mesma, para que se descubra e explore o mundo que gira ao seu redor.

São situações das quais devemos nos sentir orgulhosos por deixarmos partir uma pessoa que realmente amamos ou por deixá-la ser ela mesma sem restrições, porque amar não é possuir, é muito mais, é respeitar, é ajudar, é ser cúmplice, é desejar o melhor para a outra pessoa, mesmo querendo preservá-la ao seu lado.

“Pés. Para que os quero se tenho asas para voar?”
-Frida Kahlo-

Aprender a deixar partir

O que mais se interpõe entre nós e o fato de deixar ir a pessoa que amamos é o nosso próprio ego. Pensamos em nós, em como nos sentimos quando essa pessoa vai embora, não em como ela se sentirá se ela não voar para onde desejar.

Deixar partir é uma coisa que precisamos aprender várias vezes. Porque ao longo das nossas vidas haverá muitos momentos nos quais será preciso deixar partir, mesmo que o coração doa, mesmo que internamente uma voz grite que não. Não importa, é para a nossa alma que devemos perguntar: o que é melhor para a outra pessoa? Deixá-la ir ou segurá-la por um motivo completamente egoísta?

Aprender a deixar uma pessoa partir tem muito a ver com a nossa própria autoestima. Se sabemos desfrutar da nossa solidão, temos os nossos próprios espaços, passatempos e amigos e, principalmente, se amamos de verdade a outra pessoa, não apenas a deixaremos partir como a ajudaremos a construir as suas asas.

asas-para-voar

Como se libertar do ego para deixar o outro partir

Às vezes os nossos egos nos dominam, não nos permitem pensar em nada além de nós mesmos. Mas é hora de mudar e pensar nos outros, de permitir que cada pessoa voe, e fabricar as suas asas se for necessário. A seguir, propomos 3 conselhos para conseguir se libertar do ego:

Não procure ter razão

Existem muitas pessoas que não ouvem quando alguém lhes fala, que só se concentram em ter razão sem sequer considerar a opinião dos outros ou até deixar que falem. Mas você precisa se diferenciar, não se esforce em ter razão, há muitas situações que podem ser enxergadas de pontos de vista muito diferentes e nas quais todos podem ter razão. Seja tolerante e aja com empatia, simplesmente ouça.

“O homem nunca sabe do que é capaz até tentar.”
-Charles Dickens-

Liberte-se de desejar sempre mais

Os nossos egos sempre pedem mais, mais atenção, mais dinheiro, mais amor, mais tempo, mais coisas materiais, mas o nosso trabalho é deter essa ansiedade de possessão e sempre perguntar a nós mesmos o seguinte: Do que eu realmente preciso?

Existem muitas que, se você parar para pensar, verá que na verdade não precisa, e às vezes isso acontece com as pessoas. Procuramos retê-la quando, na verdade, deveríamos deixá-las voar e construir o seu caminho.

Não se apegue às suas conquistas

Às vezes ficamos obcecados em ter sucesso, sem nos perguntar o que é o sucesso. As suas conquistas não são você, são coisas diferentes. Não se apegue às suas conquistas, siga o seu caminho. O sucesso não é o dinheiro ou o poder, e sim estar rodeado das pessoas que nos amam e desfrutar desses momentos de intimidade.

Se você ama uma pessoa, compreenderá que tê-la ao seu lado não é uma conquista, porque uma pessoa não é uma posse. Trata-se de entender que a sua conquista é que essa pessoa seja feliz e talvez essa felicidade não seja ao seu lado.

Permita voar a quem você ama

asas-para-voar

Se uma pessoa que você ama tem um sonho, dê-lhe asas para que torne o seu sonho realidade, mesmo que viver esse sonho signifique se afastar de você. Não se trata de você, e sim da felicidade de outra pessoa.

É complicado e é muito provável que você sofra, mas com o passar do tempo você perceberá que cresceu e que aprendeu a enxergar através dos olhos da pessoa que você ama, e lhe demonstrou o seu profundo amor dando-lhe asas para voar.

Recomendados para você