Efeito borboleta - A Mente é Maravilhosa

O efeito borboleta

agosto 23, 2016 em Curiosidades 168 Compartilhados
Efeito borboleta

“O bater das asas de uma borboleta pode provocar um furacão do outro lado do mundo”… Com esta simples frase podemos resumir no que consiste o “efeito borboleta”.

Pequenas ações podem ajudar a criar grandes mudanças. Esta ideia tirada da física e da “ideia do caos” pode ser aplicada na psicologia. As coisas que fizemos hoje influenciarão nosso futuro, e com pequenas ações podemos mudar muitas coisas que não gostamos das nossas vidas ou simplesmente que em vez de nos culparmos pelos erros que todos cometemos, podemos dar uma solução introduzindo pequenas mudanças.

Uma música conhecida diz “A vida é como um barco, a minha mão move um remo e o outro é movido pela sorte”. Por que não pegamos o nosso remo com força e desafiamos a sorte?

Mas o que podemos fazer para criar nosso próprio “efeito borboleta”? Vejamos algumas ideias a seguir.

Pequenos gestos para criar seu efeito borboleta

1. Fale diretamente com as pessoas em vez de fazer elucubrações sobre este ou aquele mal-entendido.

2. Faça-se ouvir. Pouco a pouco você mostrará aos outros que tem uma personalidade forte e não se sentirá menosprezado ou maltratado, etc.

3. Com apenas um sorriso ou alguns “bom dia” você criará um ambiente agradável em torno de si mesmo.

4. Aprecie os pequenos prazeres. Uma xícara de café ou chocolate enquanto você observa como chove através da janela, observar como dorme um bebê, brincar com as crianças ou fechar os olhos e cheirar e perceber o som do mar proporcionarão a você uma fonte de prazer imediata e que se prolongará no tempo. Pouco a pouco formarão um “poço de felicidade em seu interior”.

5. Faça pequenas coisas pelos outros sem esperar nada em troca. Pequenos gestos como ajudar em campanhas contra a fome, ajudar o seu vizinho em um aperto ou ceder o seu lugar a uma vovó no ônibus criam efeitos borboleta a curto, médio e longo prazo. Para começar, está comprovado que o altruísmo gera felicidade nas pessoas; por outro lado, se juntarmos os pequenos gestos de cada um produziremos um grande furacão. Você imagina que cada pessoa leva um pacotinho de arroz para os menos favorecidos na campanha de Natal contra a pobreza; se acumularão quilos e quilos de arroz… e tudo com um simples gesto; e se todos cedermos nossos lugares para as vovós… com o tempo contribuiremos para produzir uma sociedade melhor, mais humana e mais feliz.

6. Detenha-se um minuto quando estiver chateado, respire fundo e pense que somos afortunados por tudo o que temos… outro furacão… nossos níveis de ansiedade diminuirão, sairemos do círculo da chateação e evitamos sentimentos maléficos. Gestos como estes evitam enxaquecas, dores de estômago, resfriados, etc. As doenças estão muito relacionadas às emoções.

7. Pense no hoje e não no amanhã. Se agora você pode dar um passeio com seu companheiro, fazer uma pequena viagem ou rir na praia com um amigo e um petisco como companhia, faça-o. Você novamente irá gerar um furacão de felicidade com estes pequenos gestos… se vierem os momentos ruins você pensará em quanto riu e aproveitou a vida em tempos passados, e isso lhe ajudará a vencer as dificuldades.

Você já sabe: pequenas atitudes podem melhorar a sua vida. 

Recomendados para você