Encha seus dias de razões para respirar

· agosto 8, 2016

Uma pessoa não sente vontade apenas de encontrar o prazer ou evitar a dor, mas também de encontrar o sentido da vida, ainda que pelo caminho nos deixemos seduzir por outras motivações. Inclusive nos momentos em que sofremos, é essa ideia que amortece o sofrimento e que nos dá razões para continuar a respirar.

Ninguém pode se colocar no seu lugar e sofrer por você e, por outro lado, a saída diante desse sofrimento, bem ou mal, depende da atitude que você adota perante ele. Todos nós temos uma razão de existir, mas, às vezes, não estamos cientes dessa razão e é bom que nos perguntemos no mais profundo de nossa alma para poder encontrá-la.

Assim como afirma Viktor Frankl, o neurologista e psiquiatra austríaco, em seu livro “O homem em busca de sentido”: um homem que se torna consciente de que uma pessoa a quem ama e que o ama está a sua espera, ou que tem uma obra incompleta (um trabalho, um livro, um projeto), assume sua responsabilidade e conhece o motivo, o sentido da sua vida.

Busque suas razões para respirar

Em algumas ocasiões é muito difícil seguir em frente, mas talvez tenha chegado o momento de parar e buscar um porquê, a razão ou razões pelas quais é necessário que você continue no seu caminho apesar de tudo. Uma investigação mais profunda de nossa alma é um caminho que devemos seguir para conhecer a nós mesmos.

Cada um de nós tem uma motivação que nos ajuda a encarar com ilusão o futuro e, sobretudo, a aproveitar o presente. Se mergulhamos em nossas vidas podemos encontrar essa motivação. Propomos algumas reflexões que o ajudarão a encontrar razões para respirar.

mulher-com-borboletas-representando-liberdade-razão-respirar

Aproveite o que você tem

Não podemos viver sem desejos e, ainda que devamos ser realistas em relação ao que desejamos, é importante não renunciar aos sonhos. A vida nos ensinará que às vezes veremos nossos desejos realizados e outras não, mas isso não pode nos fazer perder nossa vontade de sonhar.

Na verdade, o desejo e a posse ansiosa de qualquer coisa nos empobrece e escraviza. Uma vez que o desejo se cumpre, se não o usarmos de forma egoísta, se permitirmos que siga em frente, dessa forma receberemos mais coisas e teremos a satisfação de dividir com o próximo.

Valorize a qualidade e não a quantidade

Na sociedade atual queremos sempre mais: dinheiro, amigos, tempo… Mas ter mais não traz sempre a felicidade, porque não importa a quantidade do que temos, e sim a qualidade. Ter poucos amigos, sinceros e honestos é melhor do que ter milhares deles.

amizade-razões-para-respirar

Há quem se vanglorie por ter tudo, sem perceber que isso é um monstro, algo que não nos proporciona felicidade. Não estamos cientes de que o essencial é se sentir feliz e aproveitar o que somos e o que temos, aproveitar as pequenas coisas.

Procure o que você deseja encontrar

A vida é uma busca enriquecedora e constante, mas é importante pensar no que realmente queremos encontrar. Não se trata do que os outros pensam que devemos procurar e encontrar, mas sim do que realmente desejamos.

menina-regando-amor-razões-para-respirar

Se você procura conflitos, encontrará conflitos, se você procura beleza, encontrará beleza, se você procura amor, encontrará amor… Mas trata-se de viver com surpresa cada momento extraordinário do presente e procurar a maravilha dos acontecimentos diários. Olhe ao seu redor e aproveite.

Pratique o otimismo inteligente

Para conservar seu equilíbrio e sua paz interior, é preciso se esforçar para viver como você pensa, para ser coerente e fazer um inventário de tudo de bom e positivo que já aconteceu ao longo da sua vida, porque com certeza são muitas coisas.

Cada um de nós passou por inumeráveis situações críticas ou complicadas, mas se somamos tudo de bom que nos aconteceu, um sorriso brotará em nosso rosto e reconheceremos que a cada minuto existem muitas razões para respirar e aproveitar.