Efeito Galateia, ou o segredo do triunfo - A Mente é Maravilhosa

O efeito Galateia ou o segredo do triunfo

março 30, 2018 em Psicologia 0 Compartilhados
Efeito Galateia

O efeito Galateia é um fator cognitivo que induz a alcançar certos resultados. Nasce de um mito, o de Pigmaleão e Galateia. Conta-se que o rei de Creta, chamado Pigmaleão, buscava uma mulher ideal. Como não a encontrava em nenhum parte, decidiu fazer uma escultura que tivesse todos os atributos que buscava.

Ao esculpir a figura, modelou nela não só as qualidades físicas, como também a representação de muitos valores. A figura devia ter beleza, ternura, nobreza, sensibilidade e muitas outras virtudes. Sua obra foi tão perfeita que ao terminar se apaixonou perdidamente pela escultura. Ele a chamou de “Galateia”. 

“Pode-se fazer muito pouco somente com fé, mas não podemos fazer nada sem ela”.
– Samuel Butler –

A deusa Afrodite, que observava tudo, se comoveu ao ver o amor que Pigmaleão sentia por Galateia. Decidiu intervir e dar vida à estátua. Assim, o rei de Creta encontrou sua mulher ideal e eles viveram felizes para sempre. Como vemos, foi o forte desejo de Pigmaleão que terminou gerando as circunstâncias para que a estátua se convertesse em mulher. Chamamos esse ardor por conseguir as coisas de efeito Galateia.

Definindo o efeito Galateia

O efeito Galateia expõe que quanto mais convencidos estamos de nossa capacidade para alcançar uma meta, mais provável será alcançá-la. Da mesma forma, pode-se dizer que quando não temos a convicção de sermos capazes, aumenta a chance de não sê-lo. Em outras palavras, essas crenças centradas em nós mesmos influenciam muito o resultado de nossos planos.

Metade pássaro metade humano

Existe um aspecto interessante: o efeito Galateia não só opera sobre nosso mundo interno e nossa capacidade de sucesso, mas também tem um claro efeito social; ou seja, que se projeta nos outros. Se estamos convencidos de que somos capazes, também é mais provável que alimentemos essa “ilusão” nos demais. E vice-versa. Se duvidamos do que podemos obter, é provável que os demais também façam o mesmo.

Deste modo, pode-se afirmar que uma pessoa tem muito mais chances de sucesso quando trabalha mentalmente para o sucesso. Muitos atletas de alto nível trabalham com o efeito Galateia. Parte de sua preparação consiste em alimentar/visualizar o desejo de conseguir aquele resultado ou marca que querem alcançar, especialmente antes de uma competição.

As engrenagens da vida

Iniciar a ativação do efeito Galateia

Como você pode ver, o efeito Galateia pode jogar a favor ou contra nós. Então, o ideal é que o usemos a nosso favor. Alguns processos de autoajuda insistem na importância do foco, do lugar mental no qual nos posicionamos com relação à meta. Esta articulação teórica está em consonância com o efeito Galateia, com a forma como os pensamentos podem influenciar para que alcancemos ou não um determinado objetivo.

A forma de ativar o efeito Galateia tem a ver basicamente com três eixos. Estes são: a possibilidade, a capacidade e o merecimento. A possibilidade tem a ver com o realismo aplicado aos propósitos. A capacidade é a potencialização de habilidades e o merecimento está associado a uma disposição construtiva.

Os passos a serem seguidos

Existem alguns objetivos difíceis, outros muito difíceis e outros impossíveis. Então, o primeiro a se fazer é assegurar-se de que o plano não está dentro dos impossíveis. Se o desejo é o de se tornar invisível, sem ter nenhum fundamento ou hipótese que mude as leis atuais da física, estamos diante de um desejo impossível.

A capacidade trata de identificar, reconhecer e exaltar todas aquelas habilidades que possuímos e que eventualmente nos permitirão alcançar um objetivo. Qualquer pessoa pode ser capaz de alcançar conquistas mais altas do que imagina, sempre que identifique qual é o caminho que deve percorrer para consegui-lo. O que se segue é confiar nas próprias capacidades. Não medi-las, nem limitá-las, e sim ter fé nelas. Simples assim.

Crianças apostando corrida

Finalmente, o autoconceito e a autoestima estão estreitamente relacionados com a autopercepção. Você pensa que é alguém suficientemente valioso para alcançar a realização e a felicidade? Tem dúvida disso? Existe algo em você que te leva a renunciar aos grandes sucessos, antes de tentar, simplesmente porque não se vê como alguém muito bem-sucedido?

Existe uma introspecção destinada a exaltar o que somos, o que podemos ser e o que merecemos. Se você não tem a convicção de que quer, pode e merece alcançar algo, provavelmente não o conseguirá. É assim que funciona o efeito Galateia.

Recomendados para você