5 erros comuns ao virar a página de um relacionamento

O que podemos fazer para deixar um relacionamento para trás? Que medidas podemos adotar para lidar de forma inteligente com o possível luto?
5 erros comuns ao virar a página de um relacionamento

Última atualização: 02 outubro, 2022

Virar a página de um relacionamento não pode ser tarefa fácil, principalmente quando o outro é quem está cortando o  vínculo. Às vezes você discorda dessa decisão, mas isso pode não importar. Se o casal decidiu que não quer manter o vínculo, basicamente não há nada a fazer.

Pode haver muito vento contrário ao tomar uma decisão desse calibre unilateralmente, embora seja claro que o vínculo está deteriorado e as tentativas de restaurá-lo não deram muito resultado. A relutância em aceitar os fatos às vezes leva a uma série de erros na hora de virar a página de um relacionamento.

O problema é que, se a página de um relacionamento não puder ser virada de forma razoável, é possível que o luto inerente à perda se prolongue ou intensifique. Isso, por si só, é doloroso, mas se você apimentar com comportamentos inadequados ou “adicionar sal à ferida”, as coisas podem piorar. O que é que não deve ser feito? Vamos ver.

Um homem que não passou pelo inferno de suas paixões nunca as superou.”

-Carl Gustav Jung-

1. Colocar pressão em si mesmo

O primeiro erro ao virar a página de um relacionamento é colocar pressão sobre si mesmo. Ninguém precisa superar o problema em pouco tempo ou evitar a experiência de desconforto que decorre de uma perda de amor. Forçar-se a ficar bem agora só vai fazer você se sentir pior.

Dê a si mesmo espaço e também tempo. Perder um amor pode não apenas causar tristeza, mas também raiva, frustração ou uma sensação muito intensa de perda de controle. Tentar afastar a dor dizendo “sai, desapareça” não funciona. A inteligência emocional flui por outros canais,  de forma mais sutil e, ao mesmo tempo, menos direta.

Menina triste representando jovens que não sabem o que fazer com sua vida
Assumir que está tudo bem depois de um rompimento pode aumentar a dor e o desconforto.

2. Encontrar uma pessoa que substitua a anterior

Começar um novo relacionamento no meio de um luto geralmente não é uma boa ideia -em alguns casos pode funcionar, porque esta não é uma variável determinante, mas é uma variável que costuma ter uma grande influência-. Nem a mente nem as emoções humanas funcionam dessa maneira automática. Você não pode cruzar os dedos e esperar que o passado desapareça sem deixar nenhuma projeção no presente.

Pode funcionar se o término do relacionamento anterior não levar ao luto. Caso contrário, você provavelmente ficará mais confuso. É muito provável que você persista inconscientemente nos conflitos que o levaram a acabar o relacionamento com seu parceiro anterior. Talvez você apenas tenha uma nova frustração. Melhor curar primeiro, antes de tentar novamente.

3. Tentar fazê-lo mudar de ideia

Outro erro comum ao virar a página de um relacionamento é resistir aos fatos. Não são poucas as pessoas que alimentam a fantasia de voltar e retomar o relacionamento, dando algum tempo à outra pessoa e depois tentando convencê-la a mudar de ideia.

Se falamos de um relacionamento entre dois adultos, o que foi dito acima não faz muito sentido. Se o ponto de ruptura foi atingido, é porque as coisas estavam dando errado. Talvez seja bom, num primeiro momento, tentar fazer o outro ver as coisas de um novo ponto de vista. Se isso não for alcançado, nada mais saudável do que respeitar a decisão alheia e seguir em frente.

4. Espionar

Ficar de olho no que seu ex faz ou deixa de fazer não é a melhor ideia quando você quer virar a página de um relacionamento. Essa espionagem dói de várias maneiras. Primeiro, ele não permite que você faça um corte e trace uma linha entre o passado e o presente. Você continuará alimentando um vínculo que não existe mais.

Segundo, essa espionagem só permitirá que você veja uma parte da realidade dessa pessoa. Isso provavelmente o levará a várias suposições, a maioria delas erradas. Nessas condições não é fácil ser objetivo e é quase certo que você acabará com a cabeça invadida por fantasias, positivas ou negativas, sem fundamento.

Adolescente triste com celular
Espionar como é a vida do ex-parceiro geralmente impede o progresso.

5. Se forçar a ser amigos

Está certo acabar um relacionamento de forma pacifica, mas não precisam se forçar a serem amigos. Isso é basicamente impossível, especialmente se houve muito amor, muita paixão e muito conflito. É muito comum que essa suposta amizade seja apenas uma forma falsa de tentar preservar um relacionamento que já terminou.

A melhor maneira de virar a página de um relacionamento começa com a aceitação do seu fim. Para superá-lo, nada melhor do que evitar o contato com aquela pessoa que ficou para trás. Em vez disso, dê-se tempo, conecte-se com sua própria realidade e busque novos caminhos para sua vida.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • García, F. E., & Ilabaca Martínez, D. (2013). Ruptura de pareja, afrontamiento y bienestar psicológico en adultos jóvenes. Ajayu Órgano de Difusión Científica del Departamento de Psicología UCBSP, 11(2), 42-60.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.