Estado crepuscular: você sabe do que se trata? - A Mente é Maravilhosa

O que é o estado crepuscular?

fevereiro 10, 2018 em Psicologia 161 Compartilhados
O que é o estado crepuscular?

A consciência é um processo cognitivo complexo. Ao redor dela nos encontramos com questões muito interessantes que chamam a atenção fortemente para a disciplina psicológica. Entre elas estão aqueles distúrbios que são capazes de alterar a consciência humana. Um dos mais estudados é o estado crepuscular.

Distúrbios como epilepsia ou abuso de substâncias estão associados à aparição do estado crepuscular, o qual se manifesta como um estreitamento da consciência, em que esta se encontra severamente alterada. Além disso, muitas vezes está acompanhado de movimentos involuntários ou impulsivos. A pessoa raramente se lembra do que aconteceu enquanto experimentava este estado.

O estado crepuscular

O estado crepuscular é concebido como um transtorno temporário da consciência, da atenção e dos processos executivos. Nele estão presentes uma forte confusão mental, uma redução da capacidade sensorial, uma desorientação espacial e temporal, amnésia localizada dentro do estado crepuscular e movimentos involuntários e impulsivos.

Mulher cansada e aborrecida

Dentro da população que sofre dessa patologia, podemos encontrar uma grande diversidade de casos. O estado crepuscular pode variar tanto em sua gravidade quanto em sua qualidade. Desta forma, nos deparamos com alterações completas da consciência ou com danos mais específicos em certos aspectos de atenção ou execução. Essa variação se deve ao grande número de processos envolvidos na consciência. Assim, dependendo de qual deles é danificado, a patologia será expressada de maneira diferente.

Esse distúrbio não se encontra de forma primária ou isolada, ou seja, geralmente é parte da sintomatologia de patologias mais extensas. Dentre elas, os transtornos epiléticos e o abuso de certos tipos de substâncias são geralmente os mais relevantes. No entanto, cabe mencionar que o estado crepuscular e sua sintomatologia associada podem aparecer através de lesões cerebrais de diferentes tipos.

O desenvolvimento do estado crepuscular geralmente ocorre por um início súbito sem aviso prévio. Depois disso, é mantido por um período de tempo irregular, que depende em grande parte do paciente (pode variar desde algumas horas até dias, nos casos mais graves). Por último, o estado crepuscular também terá um final abrupto, no qual o paciente retorna ao seu estado normal.

Assim, as principais características deste estado são sua aparição e desaparecimento abruptos, algo semelhante a pressionar um botão liga/desliga.

Sintomatologia do estado crepuscular

Dentro deste tipo de estreitamento da consciência podemos nos deparar com uma grande diversidade de sintomas associados ao mesmo. A seguir, vamos mencionar os mais relevantes:

  • Estreitamento significativo do campo da consciência. As ondas cerebrais do indivíduo estarão em um estado de vigília muito baixo, com pouca amplitude entre eles.
  • Alteração grave da atenção. A pessoa será capaz apenas de atender aos vários estímulos que surgem durante o episódio.
  • Aparição de movimentos involuntários ou impulsivos. Aparecem gestos manuais e faciais junto com outros comportamentos como um impulso de andar. Esses movimentos não são dirigidos a qualquer tipo de objetivo, aparecem sem sentido e de forma repetitiva.
  • Amnésia do momento temporal em torno do episódio. Os pacientes não conseguem lembrar ou, se o fazem, apresentam uma memória muito fraca do que aconteceu durante o estado crepuscular.
  • Possível aparição de alucinações ou delírios. Ocasionalmente, foi registrado que os pacientes sofrem de alucinações auditivas e visuais, juntamente com pensamentos incoerentes como os delírios.
  • Presença de uma desorientação total do paciente. A pessoa está totalmente fora de lugar, sem entender onde está ou que hora ou momento do dia é.
  • A aparência e a atitude externa da pessoa pode ser definida como suada, agitada e agressiva.

Cuidar da nossa energia

O estado crepuscular é uma patologia que se encontra em vários distúrbios psicológicos e psiquiátricos que muitas pessoas não conhecem. De fato, a pesquisa em torno dessa alteração de consciência pode nos fornecer informações valiosas.

Conhecer as causas, sintomas e consequências do estado crepuscular nos aproxima de descobrir os métodos para curar ou aliviar esse transtorno e, desta forma, melhorar a vida daquelas pessoas que sofrem com ele.

Recomendados para você