Como ativar nossas ondas alfa - A Mente é Maravilhosa

Como ativar nossas ondas alfa

22, agosto 2016 em Psicologia 464 Compartilhados
Como ativar nossas ondas alfa

Os impulsos elétricos que o cérebro emite e que viajam através dos nossos neurônios são as chamadas ondas cerebrais. Possuímos 4 tipos diferentes de ondas cerebrais. Estes impulsos elétricos que viajam através dos neurônios servem para executar uma função. Graças aos eletroencefalogramas ou também chamados ECGs o efeito destas ondas pode ser estudado em profundidade.

O que fazem estes 4 tipos de ondas?

  • Ondas Alfa. São as ondas do relaxamento. As ondas que são ativadas logo antes de dormir, quando estamos descansando, estamos passando um dia relaxados tomando sol na praia ou a sensação que temos logo após tomar um banho quente.
  • Ondas Beta. São as ondas opostas às anteriores. São as ondas de maior velocidade e acontecem quando estamos trabalhando de forma acelerada, quando estamos estressados, ouvindo barulhos ou estudando. Representam uma atividade intensa no cérebro. Por exemplo, as pessoas com ansiedade costumam produzir muitas ondas Beta.
  • Ondas Theta. São as responsáveis pelo estado que descrevemos como tendo “a cabeça em outro lugar” ou “estar no mundo da lua”. Também produzem relaxamento e nos permitem chegar a ideias criativas. Nos levam a um tipo de estado de sonolência.
  • Ondas Delta. São as que acontecem durante o sono profundo.

Os 4 tipos de ondas estão presentes em todos os momentos, embora uma possa predominar sobre as outras em um determinado instante. Neste sentido, existem pesquisas que mostram que podemos contribuir para gerar nossas ondas alfa, que são as que produzem o relaxamento. Nesta era em que estamos todos tão estressados, nervosos, presos nas cidades cheias de barulho, de sobrecarga de trabalho e de buzinas, podemos ativar nossas ondas alfa com simples gestos.

As Ondas Alfa nos ajudam na concentração, a enxergar nossos objetivos com mais clareza, nos tranquilizam e nos ajudam a ter menos medos, melhoram a memória, nos ajudam a perder peso e a deixar de fumar, e fortalecem o sistema imunológico.

Como ativar suas ondas alfa

1. Conte lentamente de 100 a 1.

2. Sente-se ou deite-se na cama, feche seus olhos e concentre-se na respiração. Faça respirações profundas.

3. Ouça uma música relaxante. Também está provado que a música Barroca promove as ondas alfa. Mesmo que você esteja trabalhando, procure combater as suas ondas Beta com as Alfa que você conseguirá ouvindo música enquanto trabalha.

E o que é o Método Silva? É um método idealizado por José Silva para melhorar o Quociente Intelectual através de um estado de relaxamento profundo gerando Ondas Alfa. Diversas pesquisas cientificas endossam este método.

Ouça este vídeo de música para relaxar e ativar as ondas alfa. Funciona para você? Comprove por si mesmo!

Foto cortesia de Lenscap Photography.

Recomendados para você