Estar só ou na solidão

Estar só ou na solidão

Última atualização: 07 abril, 2017

É muito comum considerarmos que alguém que fala de solidão certamente está sozinho. De igual modo, quando alguém se diz sozinho, logo imaginamos que vive na solidão. Sem dúvida essa associação está longe de ser uma verdade.

Quem de nós já não se sentiu sozinho mesmo com muitas pessoas à nossa volta nos tratando até muito bem? Este sentimento pode não estar relacionado com sentir solidão. Podemos nos sentir sozinhos por diversas razões, em varias situações na vida.

Se estamos em um lugar em que não conhecemos as pessoas ou não temos muita afinidades com elas, é natural nos sentirmos sós, ou seja, deslocados de uma ligação mais descontraída com as mesmas. Mudanças de emprego, cidade, rompimento de relacionamentos estão entre tantos outros fatores que podem nos levar a nos sentirmos sozinhos na estrada, ainda que por curto tempo.

Estar bem com a solidão

Podemos estar sozinhos também por desejar, e nos sentirmos muito bem. Este é um comportamento que, ao longo da vida, podemos ter em várias idades, pois se faz necessário para o nosso próprio crescimento interno.

Olhamos melhor para dentro de nós quando estamos sozinhos, e não na solidão

Ela pode sim surgir em um determinado momento, até pelo motivo que nos levou a ficar sozinhos, mas não se tornará certamente uma dominante se estamos certos do querer estar só.

Se estivermos solitários e nos sentimos desintegrados do mundo, angustiados, cheios de culpas, vazios, sem vontade de abraçar a vida, aí sim estamos sozinhos e na solidão, e o quadro merece total atenção.

A solidão é um abandono de nós mesmos, uma desmotivação para ser e ter, um estado de descrença em nós e no mundo, independentemente de estarmos sozinhos ou acompanhados. Ela é o não suportar estar consigo. Bem sabemos que em alguns estágios, se faz necessário acompanhamento médico. A solidão te leva ao isolamento, e não ao desejo de bem-estar, em se permitir ser sua melhor companhia, sem desmerecer nenhuma outra.

lidar bem com a solidão

Quando formos capazes de nos sentirmos plenos em estar sozinhos sem solidão, estamos prontos para abraçar o mundo sem culpas nem culpados.

Paul Tilich, importante teólogo religioso do século XX, afirmou: “A linguagem criou a palavra solidão para expressar a dor de estar sozinho. E criou a palavra solitude para expressar a glória de estar sozinho”.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.