Estimular a criatividade das crianças

Estimular a criatividade das crianças

março 14, 2015 em Psicologia 0 Compartilhados
criatividade das crianças

Para ser criativo não é necessário um talento inato. Toda pessoa é capaz de ser criativa em uma determinada áreaCriatividade é a maneira de se expressar, usando a originalidade e a imaginação.

A criatividade não se limita às artes, como o talento para escrever, para a música, teatro ou dança, mas também é uma maneira de ser e pensar. Pode existir em muitas outras áreas da vida, como as ciências, culinária e administração de empresas.

Como estimular a criatividade das crianças

A crianças tem naturalmente muito potencial criativo. Para incentivar o seu talento criativo e proporcionar-lhes as atividades apropriadas, é importante conhecer suas habilidades e a área com a qual elas mais se identificam.

Mantenha a mente aberta e não tenha medo de experimentar novas formas de fazer as coisas, sair da rotina e ser espontâneo. Seja um modelo para a criança, tanto na maneira de pensar como de agir. Compartilhe seus interesses e ensine o que sabe, para encorajá-la a desenvolver seu potencial criativo. Esteja presente e tire suas dúvidas.

Não organize muitas atividades, permita que as crianças tenham um tempo livre sem nada para fazer. As crianças precisam de regras, mas pais e educadores devem deixar um tempo livre para que elas desenvolvam sua imaginação e espontaneidade.

Mostre interesse pelo que as crianças fazem e elogie suas ideias criativas e inesperadas. Elas se sentirão estimuladas a fazer algo semelhante mais vezes. Ajude-as a encontrar soluções alternativas para os problemas.

Incentive as crianças a fazerem perguntas para satisfazer a sua curiosidade e aprender coisas novas. Se você não sabe a resposta, pesquisem e aprendam juntos. Conversem sobre assuntos ou jogos que estimulem sua criatividade.

Respeite suas ideias e mantenha a mente aberta, para apoiar e encontrar novas maneiras de fazer as coisas e ajudá-las a pensar criticamente sobre o trabalho que estão fazendo. Incentive-as a compartilhar suas ideias com os colegas, isso estimula a sua criatividade e a troca de informações.

Entrar em contato com a natureza ajuda as crianças a entender melhor o mundo e buscar seu espaço dentro dele. Proporcionem novas experiências com documentários ou excursões, onde tenham contato com a natureza e possam observar os rios, plantas, animais, árvores, pássaros, etc. Se forem incentivadas a acharem a natureza interessante, o amor e o respeito serão naturais.

Uma boa autoestima é essencial para o desenvolvimento das crianças. Elas precisam da aceitação para desenvolverem uma autoestima positiva. Ensine-as a não se preocuparem com que os outros pensam delas e nem com as gozações dos colegas. Dê-lhes autonomia, metas viáveis e realistas que elas mesmas possam desenvolver. A meta deve ser algo possível de atingir, apropriadas para a sua idade e capacidade. Assim, elas se sentirão estimuladas a se esforçar cada vez mais.

Recomendados para você