Arte e psicologia

Arte e psicologia compartilham canais comuns. Nesta seção você descobrirá o que há por trás do processo criativo, como potencializar esta habilidade e quais segredos estão escondidos nas obras mais extraordinárias e nos artistas mais conhecidos.

Andy Warhol e suas cápsulas do tempo

Andy Warhol é, talvez, o artista de pop art mais reconhecido do século XX. Rapidamente, sua popularidade o levou a ser uma figura de destaque no cenário artístico mundial. Ele nasceu em 6 de agosto de 1928 em Pittsburgh, Pensilvânia,…

Psicologia e cinema: o que têm em comum?

A psicologia e o cinema possuem muitos aspectos em comum. Esses enclaves de conexão entre ambas as disciplinas têm sido pouco explorados, mas o que a psicologia e o cinema compartilham exatamente? Talvez você tenha pensado que pode responder a…

Monet: biografia do pai do Impressionismo

Oscar-Claude Monet foi um dos pintores mais famosos da França dos últimos séculos. Fundador do movimento impressionista, Monet nasceu em Paris em 14 de novembro de 1840. Apesar disso, nem sempre residiu na capital francesa. Aos cinco anos, mudou-se com…

O efeito da arte no nosso cérebro

É inegável que a arte tem um impacto profundo nas pessoas. Ela pode simplesmente nos atrair de maneira superficial, mas também tem um forte poder como estímulo para atrair alguma memória para o nosso foco de consciência. As reações de…

Melhorar a criatividade: um desafio possível

Einstein, Picasso, Stravinsky, Freud, Eliot, Graham, Gandhi, etc. As maiores realizações na história da humanidade são produto da criatividade. Enxergar fios soltos onde outros não enxergam, fazer perguntas ou dar respostas que ninguém antes fez ou deu. Por essa razão,…

A criatividade pode ser aprendida

O homem nasce criativo, mas a sociedade o obriga a deixar de ser. A criatividade questiona o que foi estabelecido como “normal”. É uma espécie de caos, sem uma direção definida, que faz soar todos os alarmes e levanta muitos…

Estratégias para desenvolver a criatividade

O mundo e a história estão cheios de pessoas criativas que desenvolveram soluções ou abriram caminhos por onde ninguém havia transitado anteriormente. Provavelmente, muitas dessas pessoas tinham melhores aptidões que a maioria para poder deixar o legado pelo qual são…