Estratégias mentais para alcançar seus objetivos

Estratégias mentais para alcançar seus objetivos

Abril 10, 2015 em Emoções 0 Compartilhados

A “lei da atração” e seus seguidores acreditam que o “Universo conspira a nosso favor”. Se uma pessoa desejar algo com muita intensidade, agir como se já o tivesse alcançado, o “universo” vai fazer tudo para torná-lo realidade. O fato de ter um objetivo concreto e colocar toda sua esperança e fé para consegui-lo, mesmo quando outras forças contribuem para que isso não aconteça, é o que transforma o desejo em realidade.

Esse conceito é muito bom, mas está incompleto, por isso muita gente se frustra quando a “lei da atração” não funciona. Então passam a procurar livros e seminários sobre o assunto para aprender como fazê-lo corretamente.

Não sou muito adepto dessa proposta, mas ela é válida se de alguma forma facilitar o caminho para alcançar seus objetivos e desejos. O importante é pensar no que queremos alcançar no futuro, e de que maneira realizar.

A mente humana é muito complexa, por isso muitas vezes temos pensamentos limitantes: “a proposta é muito interessante, mas não vou conseguir fazer”, “não conseguirei fazer isso a tempo” “estou muito cansado para tentar”. Esses são exemplos dos pensamentos limitantes que chegam a nossa mente a todo instante e nos frustram.

Nesses momentos é muito importante contar com a imaginação e a criatividade. Use esses recursos para descobrir uma maneira de desenvolver um plano para alcançar os objetivos. Como diz um artigo sobre a felicidade: o importante não é o objetivo e sim o caminho percorrido; como agimos nesse caminhar e tudo o que aprendemos sobre nós mesmos e nossos recursos.

Esse caminho percorrido é fundamental, porque se não alcançarmos o objetivo de imediato, pelo menos aprendemos muito, e continuaremos perseguindo os resultados.

Como citou o sábio Sócrates no filme “O guerreiro Pacífico”, devemos “espantar os fantasmas”. Muitas vezes nos chegam a mente medos e pensamentos limitantes, geralmente infundados, que nos impedem de alcançar nossos ideais. Quando reconhecemos esses pensamentos e os enfrentamos, nossos temores vão diminuindo, nos deixando livres para agir e crescer.

Por fim, como citado em outro artigo, viver intensamente cada momento do presente (como se fosse o último), estando “aqui e agora”, é o que vai nos ajudar a aproveitar cada minuto da vida, contribuindo para esquecermos os temores sobre o que poderia acontecer no futuro.

Essa é a estratégia que proponho, pois cada pessoa irá respeitar os seus limites, e adequá-los aos seus objetivos. O importante é eliminar os pensamentos que nos tornam reféns e limitam nossas capacidades.

Recomendados para você