Eu quero agora! - A mente é maravilhosa

Eu quero agora!

12, maio 2015 em Psicologia 0 Compartilhados
agora

“Não suporto esperar”, “Mas por que não me ligou antes?”, “Quero que chegue o dia da excursão”, “Quero ser promovido agora”. Se você é um dos que repete algumas dessas frases de maneira reiterativa, bem-vindo ao clube dos impacientes. É ruim? Digamos que é uma atitude que prejudica a saúde emocional, que é inútil e não serve para absolutamente nada.

Vamos refletir um pouco. Estamos esperando uma ligação telefônica que não chega. Olhamos o telefone mil e uma vezes. Ficamos nervosos, irritados. Ficamos impacientes. Mas essa atitude realmente vai fazer com que a ligação chegue antes? Por mais que nos lamentemos, as coisas seguem o seu ritmo e nossas queixas não são suficientes para modificar esse tempo. A única coisa que conseguimos quando mandamos nossa paciência ir passear é despertar sentimentos negativos que prejudicam o nosso estado emocional.

Nesse sentido, cabe se perguntar: Por que nos mostramos impacientes quando as coisas não acontecem como e quando desejamos? A resposta deverá ser buscada dentro de nós mesmos. Os especialistas sinalizam a nossa mente como a principal responsável. Ao que parece, a nossa impaciência é ativada quando não estamos bem conosco e interpretamos os acontecimentos externos com base em uma crença limitadora: a nossa felicidade está em outro lugar e em outro destino.

Viver o agora

Eckhart Tolle descreve desta maneira: o que causa tensão é estar aqui querendo estar ali, ou estar no presente querendo estar no futuroDefinitivamente, esquecemos do “carpe diem” para nos transportar a outros lugares onde pensamos que seremos mais felizes. Desprender-se desse hábito é possível. Basta se propor a mudar de atitude e tentar ser mais compreensivo com os acontecimentos que ocorrerem em nossa vida cotidiana.

É fundamental tomar consciência de que tudo o que nos rodeia tem sua função e seu tempo. Por mais que nós queiramos nos transformar em super-heróis, capazes de acelerar o ritmo das coisas e conseguir que elas ocorram como e quando quisermos, não vamos conseguir. Precisamos nos esforçar e aceitar que o melhor momento e lugar para ser feliz é agora.

Foto cortesia  de pinkypills

Recomendados para você