Vida, uma questão de atitude – A mente é maravilhosa

Vida, uma questão de atitude

11, abril 2015 em Emoções 1288 Compartilhados

Muitas pessoas têm um olhar muito pessimista e não encontram saída em relação a este ponto de vista, evitando assumir responsabilidades diante dos acontecimentos que a vida apresenta. Estas pessoas geralmente colocam toda a responsabilidade de seus “infortúnios” fora de sua órbita de ação, de maneira que é sempre o outro o responsável ou o “culpado” de toda situação negativa em suas vidas. Frases como “você é o/a culpado/a de todos os meus problemas” são muito comuns entre estas pessoas.

O outro grupo de pessoas, aquelas que veem a vida com mais otimismo e sabem que as diferentes circunstâncias da vida são desafios para crescer, são as que vivem menos estressadas, mais felizes e sorridentes. Igualmente, são as que sabem que a vida não é ameaçadora por si só, mas que é a sua atitude que a torna “boa” ou “ruim”e,  por isso, tomam a liberdade de escolher enfrentá-la.

Queremos mostrar uma maneira para que os que estiverem no primeiro grupo passem ao segundo e possam ter uma vida mais plena e feliz. A pessoa que encara a sua vida de forma negativa poderá começar perguntando-se como chegou a esta situação, e esta pergunta a ajudará a percorrer uma retrospectiva do caminho que a levou ao momento atual. Esta atitude é positiva quando a finalidade é revisar os erros, e não quando é um foco de repressão.

Trocar a reclamação pela ação

Após fazer esta pergunta para si mesmo, um segundo passo pode ser olhar a situação atual de frente sem medo e planejar a saída. Como age uma pessoa que não consegue encontrar uma saída a um problema? Simplesmente troca uma atitude negativa por uma positiva, substituindo a reclamação pela ação. Poderia dizer a si mesmo algo como ” bem, já cansei de me queixar, por isso, neste momento decido sair desta situação”.

E “como faço?”. Esta pergunta é chave, pois permite que a pessoa pense sobre o seu problema e busque em seu interior as possíveis soluções. Assim, utilizará seus recursos próprios para resolver o problema e buscar um desfecho adequado.

Esta é uma maneira simples de começar a processar uma mudança de atitude, de negativa à positiva, permitindo mudar a visão sobre a vida. Uma vez iniciado este processo, esta pequena mudança começará a se espalhar por todas as áreas da existência, ajudando a pessoa a viver mais tranquila e feliz.

Recomendados para você