Existe diferença de idade no amor?

Existe diferença de idade no amor?

agosto 24, 2015 em Curiosidades 0 Compartilhados
diferença de idade

Costumamos pensar que os casais com muita diferença de idade só são encontrados entre as celebridades ou pessoas famosas, mas não é bem assim. Esses casais não costumam ser bem vistos entre os familiares e os amigos, sobretudo quando a mulher é a pessoa mais velha da relação.

Diferença de idade: ela, 45, ele, 25

Teriam a mesma opinião se fosse o contrário, isto é, se ele tivesse 45 e ela 25? É verdade que a diferença de 20 anos é a mesma em ambos casos, mas no que diz respeito ao âmbito social ou cultural, ela parece não ser.

Casais nos quais a mulher é bem mais velha que o homem são, geralmente, mal vistos. Isso não quer dizer que, por esta razão, se formem menos uniões deste tipo, mas é verdade que temos sido educados em uma cultura que não vê com os mesmos olhos uma relação na qual o homem é o mais velho, ainda que sejam mais anos de diferença, e outra na qual a mulher é a mais velha.

Um casal com diferença de idade na qual a mulher é a mais velha é sinônimo de rejeição social. Em casos contrários a este, ou seja, quando um homem “maduro” apresenta a sua jovem namorada, todos os seus amigos e familiares o felicitam por sua grande conquista, querem imitá-lo, etc. Quando a mulher leva para a casa o seu namorado bem mais jovem, suas amigas a olharão com um pouco de inveja, é verdade, mas será mais difícil que aceitem essa união.

Ainda é mais habitual que os homens conquistem as mulheres mais jovens do que vice-versa. Um estudo na Inglaterra demonstrou que os casamentos nos quais o marido é entre 6 e 10 anos mais velho do que a esposa giram em torno de 14% do total das relações e, que os casais nos quais as mulheres são até 10 anos mais velhas do que os homens são de apenas 3%.

Características das relações onde a mulher é mais velha do que o homem

Falaremos um pouco da relação mais mal vista das duas alternativas. É provável que nenhum dos dois queira ser visto em público e que ambos se neguem a sair ou a se encontrarem em lugares muito comuns, simplesmente por vergonha do que dirão.

Se decidem falar sobre a relação com a família, pode ser que tenham que suportar todo tipo de pressões de ambos os lados, bem como também uma “crucificação” por parte de colegas, amigos e familiares, sobretudo os da mulher. Isto pode afetar a força do casal e a sustentabilidade do vínculo.

É comum também que surjam medos, inseguranças e ciúmes, especialmente por parte da mulher. A concorrência com outras mulheres mais jovens pode transformá-la em uma ciumenta crônica ou patológica, por exemplo. Isto trará como consequência discussões, cenas no meio da rua, mal-entendidos, etc.

Seria necessário analisar o porquê de uma relação com tanta diferença de idade. As mulheres acham que desta maneira se sentem mais jovens e são mais felizes, mas isso não tem que ser necessariamente assim. Sim, é bom para que a mulher se dedique mais a sua aparência, aumente sua autoestima, se sinta renovada, mas isso também pode ocorrer no início de qualquer relação afetiva.

Características de casais onde o homem é mais velho do que a mulher

Já que são maiores os casos de casais nos quais o homem é mais velho do que a mulher, talvez pensemos que não podemos analisar porque há uma maior variabilidade. No entanto, também podemos fazer uma espécie de radiografia da situação.

Em primeiro lugar, por que um homem mais velho quer sair ou começar uma relação com uma garota mais jovem do que ele? Bem, pelos mesmos motivos que as mulheres maduras saem com rapazes que poderiam ser até seus filhos. Não podemos, neste ponto, precisar os motivos.

Sim, também é verdade que em certas etapas da vida, sobretudo após os 50 anos, os homens se sentem velhos e uma das maneiras de rejuvenescerem é ter uma namorada bem mais jovem do que eles, além de começarem a frequentar academias, tirar a barba ou se vestirem mais jovialmente.

Neste caso, a sociedade interpreta mal as intenções da garota, não do homem, porque tende a se pensar que ela está com ele por conveniência e não por amor verdadeiro. Bom, isso pode ocorrer se o homem é um multimilionário, mas caso contrário, trata-se de uma ideia infundada.

Em ambos os casos, como podemos ver, o papel da mulher é sempre o mais mal visto, e não o do homem. Se deixássemos de lado os “pré-conceitos”, talvez começássemos a aceitar a qualquer casal, sem nos importarmos com a diferença de idade, a raça, a religião ou o status social de seus integrantes.

Recomendados para você