O fenômeno Fortnite
100 jogadores são jogados em uma ilha onde pode restar apenas um. Se você quer vencer, deve ser rápido, traçar uma boa estratégia, mirar e saber quando se lançar em combate e quando não. Desde setembro de 2017, o fenômeno Fortnite tem se espalhado pelo mundo, cativando milhões e milhões de jogadores.
Este videogame, desenvolvido pela Epic Games, tem triunfado tanto no PlayStation quanto no Xbox e em PC. Além disso, desbancou o PlayerUnknown’s Battlegrounds (também conhecido por suas siglas: PUBG), outro título similar que não parou de crescer nos meses anteriores. A seguir, iremos analisar em que consiste o fenômeno Fortnite e as chaves de seu sucesso.
O que é Fortnite?
Fortnite é um jogo online do tipo Battle Royale. O conceito básico deste tipo de jogos é um confronto de “todos contra todos”, em cujas partidas só pode haver um vencedor. No início de cada rodada, 100 jogadores sobrevoam uma ilha em um transporte aéreo, podendo saltar de paraquedas na área em que preferirem.
Existem diferentes localizações ao longo da superfície da área de jogo, cada uma com suas próprias atrações particulares. Há cidades, florestas, um lago, montanhas e, desde a última atualização, um deserto. Onde quer que cada jogador escolha ir, pode encontrar armas e objetos diferentes com os quais se fortalecer para enfrentar os outros.
Além disso, este título tem dois recursos que podem ter sido fundamentais para seu sucesso. Em primeiro lugar, em termos de jogabilidade, os jogadores de Fortnite podem recolher materiais com os quais construir torres, coberturas, abrigos… Assim, o combate se torna muito mais estratégico e dinâmico, diferenciando-o de outros jogos como o PUBG.
Por outro lado, Fortnite é um jogo gratuito; embora tenha opções de pagamento, elas não afetam as possibilidades do jogo. Ou seja, ainda que você possa pagar por determinados itens, eles não afetarão a sua forma de jogar. Eles só irão lhe permitir personalizar mais o conteúdo, vestir seu personagem com skins diferentes ou fazer danças divertidas.
Para o público mais jovem, esses extras representam um pequeno símbolo de ostentação, já que não só eles podem vê-los, mas também todos os outros jogadores. Dessa forma, todos os usuários podem ver como você veste uma certa roupa ou faz uma certa dança, o que significa que você superou um desafio específico. Seria algo semelhante a um adulto com roupas de marca ou um carro caro.
O triunfo do Fortnite
Após seus primeiros meses de desenvolvimento e depois de uma intensa competição, Fortnite conseguiu superar o PUBG como um dos títulos mais jogados em fevereiro de 2018. A possibilidade de baixar o jogo Fortnite de forma gratuita e jogar sem limites abre as portas para milhões de jogadores.
No entanto, graças aos micro-pagamentos que discutimos antes, o fenômeno Fortnite levou a uma arrecadação multimilionária e muito superior à de outros títulos semelhantes, mais uma vez superando PUBG.
PUBG é um videogame pago que parece estar em fase beta, enquanto o Fortnite é um jogo grátis pelo qual, mesmo estando em fase beta, seria justo pagar.
Além disso, a equipe da Epic Games não parou de melhorar o jogo desde o seu lançamento. Praticamente toda semana Fortnite recebe atualizações de conteúdo, com novas armas e objetos, localizações no mapa ou correções de bugs. Esta é outra das chaves do sucesso.
Por outro lado, Fortnite tem um grande componente relacionado ao trabalho em equipe. Quando são jogadas partidas em dupla ou em equipes de três ou quatro jogadores, é essencial a harmonia para vencer os rivais. Nesse sentido, um jogador pode, por exemplo, manter uma arma para atirar a longa distância enquanto outros atacam de perto.
O Fortnite nas plataformas como o Youtube
Como não poderia ser de outra forma, o fenômeno Fortnite também chegou às plataformas de conteúdo como o YouTube ou o Twitch. Nelas, um grande número de streamers têm concentrado todo o seu conteúdo em gameplays deste título, procedentes de todas as partes do mundo.
Por último, a comunidade de Fortnite é caracterizada por ser bem-humorada. Isso é algo que vem de série no jogo, cujos desenvolvedores dão aos usuários a chance de dançar no meio de um tiroteio, cobriram Fortnite com uma estética cartoon muito alegre e adotaram uma divertida lhama como o mascote oficial do título.
Um grande número de jogadores se juntam ao fenômeno Fortnite dia após dia, sendo um jogo com cada vez mais difusão e um componente ligeiramente viciante. A Epic Games fez um trabalho magnífico com o desenvolvimento do título, oferecendo uma experiência de jogo que mistura entusiasmo, trabalho em equipe e aperfeiçoamento de si mesmo ao tentar superar os objetivos do jogo.