6 filmes ganhadores do Oscar que você precisa assistir

junho 17, 2020
Todos os filmes premiados ao longo da história no Oscar fizeram história. Por isso, merecem ser vistos e apreciados. Neste artigo, falaremos sobre alguns dos mais importantes.

Embora o vencedor deste ano, o filme sul-coreano Parasita, tenha marcado um antes e um depois na história desses prêmios, todos os vencedores fizeram história à sua maneira. Hoje, falaremos sobre alguns dos filmes ganhadores do Oscar que você precisa assistir.

Alguns desses filmes fizeram algum tipo de denúncia social, e foram longas muito corajosos que já consideravam temas polêmicos, como o feminismo, ou que tocavam em algum aspecto da religião com a sua arte. Todos eles tiveram a honra de levar uma estatueta, mesmo que seu objetivo tenha sido apenas o de entreter as pessoas com efeitos especiais incríveis, como Titanic ou O Senhor dos Anéis.

A festa de gala do Oscar Awards é um evento controverso. Enquanto para alguns é uma promoção superficial da profissão, para outros é a expressão máxima de espetáculo, entretenimento e magia. Por esse motivo, este artigo presta homenagem a esses prêmios, relembrando 6 longas que levaram o Oscar de Melhor Filme e que vale a pena assistir.

Filmes ganhadores do Oscar que vale a pena assistir

Se meu apartamento falasse, 5 prêmios

Possivelmente a melhor comédia romântica de todos os tempos. Jack Lemmon interpreta o solitário C.C. Baxter em Se meu apartamento falasse, com a ironia de que seu apartamento nunca está vazio. Seu apartamento geralmente é emprestado aos executivos de sua empresa para levar suas amantes; em troca, ele ganha aumentos e promoções.

Fran Kubelik (Shirley MacLaine), a encantadora garota do elevador a quem Baxter ama, namora secretamente o chefe Jeff Sheldrake. Jeff quer reacender seu romance com ela, mesmo que ele ainda seja casado. Com o objetivo de recuperá-la, ele pedirá a Baxter as chaves de seu apartamento.

O jovem empregado não terá escolha a não ser ceder sua casa a seu chefe para que ele possa conquistar a garota. Uma pequena adversidade fará com que Baxter e Kubelik se encontrem no apartamento, e eles poderão se conhecer melhor.

Melhores filmes do Oscar

O Poderoso Chefão II, 6 prêmios

As sequências não costumam ser grandes filmes, mas isso não vale para O Poderoso Chefão II. Robert De Niro foi rejeitado por Coppola após uma audição memorável para o papel de Sonny. Dois anos depois, ele já havia obtido notoriedade filmando com Scorsese e ganhou um status mais elevado, o que levou Coppola a chamá-lo para interpretar o jovem Vito. Bendito convite.

A cena em que o jovem Vito corre pelos telhados representa um antes e um depois na história do personagem, na carreira de Robert de Niro e na história do cinema. Foi o começo da comparação De Niro-Pacino.

Seja como for, O Poderoso Chefão II é considerado por muitos melhor do que a primeira parte. Graças aos flashbacks, vamos descobrindo a ascensão ao poder do grande Vito Corleone (Marlon Brando na velhice) e o preço que ele teve que pagar para chegar aonde chegou.

Robert de Niro levou a missão muito a sério, viajando para a Sicília para aprender o dialeto local, usando uma prótese na boca semelhante à de Brando no primeiro filme e deixando crescer um “bigodinho”.

Filmes ganhadores do Oscar

A Malvada, 6 prêmios e 14 indicações

Obra-prima sobre o mundo do teatro da Broadway. Suas 14 indicações para os Prêmios da Academia de Hollywood estabeleceram um recorde que, até agora, só foi igualado por Titanic e La La Land. O longa acabou ganhando 6 prêmios.

Baseado em uma história real, A Malvada é uma obra elegantemente pervertida dos bastidores que gira em torno da aspirante a atriz Eve Harrington (Anne Baxter). A frase que Bette Davis diz no filme, “Apertem os cintos. A noite vai ser turbulenta”, entrou para a história.

Cena do filme 'A Malvada'

Spotlight: Segredos Revelados, 2 prêmios

Baseado em fatos reais, conta como a seção Spotlight do jornal The Boston Globe tem um grupo de jornalistas especialistas em reportagens detalhadas. Antes da chegada de um novo diretor, eles procuram um caso forte, colocando os melhores de seus jornalistas à frente.

O que começa com um artigo preliminar sobre vários padres acusados ​​de abuso infantil por diferentes pessoas se torna uma minuciosa investigação feita por essa equipe de jornalistas. O que eles finalmente descobrem é uma enorme rede de pedofilia consensual e oculta dentro da Igreja Católica em vários estados dos EUA. O filme não deixa de ser uma homenagem ao jornalismo vocacional, cujas investigações podem mudar o curso de uma sociedade.

Filmes ganhadores do Oscar

Forrest Gump, 6 prêmios

Este longa do gênero comédia dramática é um dos filmes ganhadores do Oscar mais conhecidos por todos. O longa conta a história de Forrest Gump (Tom Hanks), um jovem da cidade fictícia de Greenbow, no Alabama. Ele possui uma pequena deficiência intelectual.

É o próprio Forrest, sentado em um ponto de ônibus, que conta suas aventuras a vários transeuntes que se sentam ao seu lado para esperar o ônibus chegar. Forrest, no entanto, sempre fica sentado no banco.

Ao ritmo do inesquecível “Corra, Forrest!”, o filme continuou ganhando os telespectadores e críticos por onde passava. Ele ganhou seis prêmios do Oscar (incluindo Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator, que foi para Hanks) e venceu a disputa com filmes aclamados como Pulp Fiction, Um Sonho de Liberdade e Quatro Casamentos e um Funeral.

Forrest Gump

O Paciente Inglês, 9 prêmios

O Paciente Inglês, lançado em 1996, recebeu ótimas críticas e nove prêmios Oscar, incluindo o de Melhor Filme. Também ganhou quatro prêmios BAFTA, incluindo Melhor Filme, além do Globo de Ouro de Melhor Drama.

O filme se passa nos anos anteriores e durante a Segunda Guerra Mundial. Um homem gravemente queimado é resgatado por beduínos. Enquanto isso, Hana (interpretada por Juliette Binoche), uma enfermeira que trabalha para as forças aliadas no norte da África, perde o namorado e outro amigo na guerra.

A vítima de queimadura fala inglês, mas não se lembra de nada de seu passado e é colocada sob os cuidados de Hana nas ruínas de uma vila na Itália. Hana cuida dele e, à medida que recupera a memória, a história do paciente é revelada em uma série de flashbacks.

O paciente inglês é o Conde László de Almásy (Ralph Fiennes), um cartógrafo húngaro que, no final da década de 1930, liderou uma expedição de mapeamento na Líbia e no Egito, onde conheceu uma mulher casada, Katharine (Kristin Scott Thomas), por quem se apaixonou perdidamente.

Como podemos ver, vale a pena assistir a estes 6 filmes excepcionais ganhadores do Oscar pelo menos uma vez. Fazer isso aumentará a nossa cultura cinéfila, encantará nossos sentidos e nos fará ter bons momentos.

O Paciente Inglês