5 filmes sobre família
O núcleo familiar não se escolhe e, no entanto, é um dos mais determinantes. Seja por mero pertencimento, ignorância ou exclusão, em muitas ocasiões a família predispõe ou incentiva determinadas decisões.
Agora, o que é família? É um grupo de pessoas que estão ligadas por um primeiro ou segundo grau de consanguinidade, embora também existam relações familiares por adoção.
Os modelos familiares variam em função de diferentes variáveis, como a sociedade, a cultura ou o peso da religião. Consequentemente, a regulação das obrigações e direitos das famílias em cada local também depende dessas variáveis.
Como podemos ver, o universo familiar é imenso e complexo, tem muitas nuances; assim como há muitas famílias neste mundo. Algo que geralmente ignoramos, mas que o cinema nos aproxima para refletir sobre isso.
1. Segredos em Família, de Fernando León de Aranoa
Segredos em Família é o primeiro filme de Fernando León de Aranoa, cineasta que já havia trabalhado no mundo da televisão. Em 2012, Paolo Genovese dirigiu Una famiglia perfetta, filme que tem como ponto de partida o enredo de León de Aranoa.
O tema central do filme é a crise da família. Um argumento que ganha forma pela necessidade de Santiago (Juan Luis Galiardo) comemorar seu aniversário cercado por um falso “parentesco” que o faz sentir-se amado por um dia.
No entanto, a representação teatral do clã revela o lado sombrio dessa instituição, algo que se revela nas imagens metonímicas dos créditos em que a câmera se detém para mostrar os detalhes de uma foto de família que esconde a verdadeira relação entre os seus membros.
A violência intrafamiliar
Existem inúmeras referências à violência doméstica no filme. Na cena de abertura, Martín conta a anedota do nascimento de Santiago que se refere a esse tipo de violência: seu pai queria ser o primeiro a bater nele para que o médico, um estranho, não fosse quem lhe desse os primeiros “tabefes”.
Há outras cenas em que esse tipo de violência é exemplificado: quando Santiago aperta o cinto e acrescenta: “e, se não, podemos sempre usá-lo para bater nas crianças”. Em outra cena, ao olhar para uma fotografia de família, Santiago dá a entender que seu pai maltratou sua mãe.
As contradições inerentes a essa instituição se manifestam na justaposição de dois planos. Por um lado, as cenas da peça ou espaço de aparições. Nele, emergem os segredos, mentiras e principais problemas dos artistas, assim como a crise do casamento do diretor e da atriz principal. De outro, o espaço da vida cotidiana ou cenas da “vida real” dos personagens.
2. Nader e Simin, uma separação
Escrito e dirigido por Asghar Farhadi, é um paradigma do cinema iraniano contemporâneo. Nessa forma de fazer filmes, prevalece o desejo de retratar o cotidiano e os conflitos da sociedade persa a partir de uma perspectiva naturalista livre de artifícios.
Fahardi pertence à nova onda de cineastas iranianos introduzidos por Abbas Kiarostami. Com exceção do filme Shah-re-ziba, de 2004, em que tratou da pena de morte, a trama central do restante dos cinco longas que completam sua filmografia é a crise do casal.
Nader (Payman Moaadi) e Simin (Leila Hatami) são um casal iraniano de classe média que pediu o divórcio. Ela quer que toda a família vá para o exterior, onde sua filha Termeh terá um futuro melhor, mas Nader se recusa: seu argumento é que deve cuidar do pai com Alzheimer.
O filme descreve o processo de destruição de duas famílias como resultado de seus membros colocarem interesses pessoais antes de esclarecer a verdade. Ao fundo, a resolução de um conflito que confronta os casamentos representados no filme.
Desde o início do filme, o espectador é uma testemunha privilegiada cujo julgamento sobre o comportamento e a atitude dos personagens varia de acordo com as informações de que dispõem.
3.Rosetta
Entre os filmes sobre famílias, também encontramos alguns em que o abandono e a negligência dos pais marcam o destino de seus filhos. Esse filme dos irmãos belgas Jean Pierre e Luc Dardenne, vencedores da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1999, foi a experiência cinematográfica mais visceral do ano.
Rosetta, interpretada por Émilie Dequenne, vive em uma garagem com sua mãe alcoólatra. Simplesmente, gostaria de mudar sua vida. A luta pelo trabalho decente também exemplifica a luta dos pobres contra os pobres em um sistema capitalista.
Rosetta é uma personagem que se instala no coração do espectador antes que haja tempo para refletir sobre ela. É como se os irmãos Dardenne quisessem transformar uma experiência de realismo em algo “trivial”. O filme causou tanta impressão na Bélgica que, em novembro de 1999, foi aprovada uma lei sobre os salários destinados aos jovens sob o nome de “Plano Rosetta“.
4. Um herói do nosso tempo, de Radu Mihaileanu
O primeiro filme épico dedicado à emigração de judeus etíopes para Israel. O trabalho de Radu Mihaileanu segue uma fórmula que permite que os espectadores se envolvam emocionalmente em uma história que grande parte do planeta desconhece.
Schlomo é um menino etíope de nove anos que é enviado por sua mãe para a “Operação Moisés”, um programa que devolve judeus etíopes a Israel. Mas Schlomo guarda um segredo: não é judeu nem órfão, duas mentiras que marcarão toda a sua existência.
Em Israel, Schlomo tem a sorte de cair em uma família feliz e amorosa, composta por uma mãe protetora, um pai carinhoso e um avô sábio. É um drama familiar que engloba a política complexa e dividida de Israel, na qual os moderados enfrentam os fundamentalistas pela “alma” do país.
O jovem Schlomo encontra-se no centro do debate, enquanto opiniões de pessoas negras, ortodoxas e seculares irrompem em um cenário de protestos políticos, ataques aéreos e preconceito racial.
Um herói do nosso tempo é tanto a história de uma criança quanto de qualquer pessoa que começa a crescer e renasce em um novo país.
5. Pequena Miss Sunshine, de Jonathan Dayton e Valerie Faris
Sendo um melodrama familiar, Pequena Miss Sunshine é uma magnífica encenação da fórmula de fazer uma família conviver por um período considerável de tempo .
Pequena Miss Sunshine representa o melhor do cinema americano, onde além dos grandes filmes montados em estúdio, também existe a produção de filmes independentes.
A família Hoover vai para a Califórnia para apoiar a mais nova do clã (Abigail Breslin) enquanto ela tenta ganhar o concurso Pequena Miss Sunshine. Durante a viagem, cada um deles terá que enfrentar seus próprios fantasmas.
Uma família unida sem saber
A família é composta por seis pessoas. Sheryl Hoover (Toni Collette), uma mãe que tem que assumir mais responsabilidades a cada dia, além de ter que cuidar de um irmão que tentou cometer suicídio.
Enquanto isso, o marido de Sheryl, Richard Hoover (Greg Kinnear), está tentando iniciar uma carreira como palestrante motivacional. O filho de Sheryl, Dwayne (Paul Dano), prometeu não falar até atingir seu objetivo de se tornar um piloto de testes na Força Aérea.
O pai de Richard, Edwin (Alan Arkin) também mora com a família; ele morava em uma residência, mas seus flertes com as drogas o expulsaram do centro.
Finalmente, temos Olive (Abigail Breslin), a aspirante a concorrente do concurso de beleza. Pequena Miss Sunshine nos aproxima de um grupo de almas um tanto ingênuas e assediadas por conflitos que precisam iniciar uma jornada para alcançar esse objetivo que as une.
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- Méndiz, A. (2008). La influencia del cine en la familia. Málaga, Universidad de Málaga.