3 formas de aproveitar o poder da sua mente e mudar a sua vida

3 formas de aproveitar o poder da sua mente e mudar a sua vida

Última atualização: 29 julho, 2022

Graças à psicologia, à medicina e à neurociência, sabemos muito sobre a mente humana. Existem inúmeras pesquisas que revelam a quantidade de energia que tem a mente humana, que dispõe de poderes surpreendentes.

A seguir, veremos algumas das descobertas e dos exercícios mais surpreendentes que a mente pode realizar:

De todas as coisas neste mundo nas quais podemos acreditar, nenhuma é tão importante quanto você.

Fortalecer os músculos e aumentar o seu metabolismo

Em uma pesquisa realizada no ano de 2004 por Raganathan (EUA), um grupo de pessoas escutou um áudio que guiava as suas mentes para que elas imaginassem que estavam fazendo exercício físico. Outro grupo de controle ouviu uma palestra que não tinha nada ver com o exercício. O estudo posterior dos valores musculares dos dois grupos revelou diferenças significativas:  era como se as pessoas que se imaginaram fazendo exercício o tivessem realizado parcialmente.

Os cientistas acreditam que o processo mental de imaginar uma sessão de exercício libera os mesmos hormônios para construir o músculo que são liberados durante uma sessão de exercício real.

Qual a lição? A sua mente é muito mais poderosa do que podemos imaginar. O seu cérebro é capaz de construir um músculo e aumentar o seu metabolismo, simplesmente através da sua imaginação.

Transformar uma fraqueza em uma força

Um estudo fascinante, conduzido em Wesnousky (EUA), revelou que quando as pessoas acham que existe um lado positivo no seu defeito de personalidade ou fraqueza, elas começam mostrá-lo.

Por exemplo, os pesquisadores disseram a um grupo de pessoas que eram muito impulsivas, que esta característica costuma ser acompanhada também da criatividade. Estas pessoas apresentaram muito mais criatividade nos testes que foram feitos após esta constatação do que nos anteriores.

Qual a lição de tudo isto? Tenha cuidado com o que você acha de si mesmo, porque o seu cérebro vai acreditar e agirá em consequência disso, como se fosse absolutamente verdade.

Como aproveitar o poder da sua mente

Melhorar drasticamente o rendimento só por imaginá-lo

Vários estudos mostraram que em diversas profissões complexas, quando os profissionais se imaginam várias vezes realizando uma tarefa difícil e com detalhes realistas, melhoram muito o seu rendimento.

Muitos profissionais que tem que agir sob pressão usam o poder da sua imaginação para vencer e aperfeiçoar as suas habilidades. Isto é de grande ajuda na hora de realizar as suas tarefas, já que ao imaginar que realizam tarefas ainda mais difíceis, fica mais fácil finalizar as que correspondem à sua profissão, relaxando sem perder a concentração.

Com isto você pode aprender que a sua imaginação tem o poder de melhorar significativamente a sua capacidade de realizar uma tarefa complexa.

Aproveite o poder da sua mente

1. Seja dono do seu poder de mudar: muitas pessoas usam o seu próprio poder contra elas mesmas. Se você acha que não pode mudar, a sua mente vai acreditar nisso. É fundamental mudar essa falsa ideia que você abriga na sua cabeça. Aproprie-se do seu poder, seja o dono do mesmo e comece a usá-lo.

2. Decida como você quer ser diferente e imagine:  por exemplo, se você quer ser mais extrovertido, imagine a si mesmo rindo e falando com um grupo de colegas de trabalho, ou socializando animadamente em uma festa repetidamente. Combine a prática mental com a prática real em situações cotidianas. O seu progresso provavelmente será mais rápido.

3. Acredite em você mesmo: milhares de pessoas agradáveis se sentem sem valor ou invisíveis. Outras podem sentir que não merecem ser amadas, ficando ansiosas, chateadas ou desesperadas. Se alguma destas palavras lhe descreve, você pode começar a usar o poder da sua mente. Imagine-se com cores vibrantes, com confiança e força. Imagine-se como dono do que você quer ser.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.