Como melhorar e desenvolver a sua concentração para trabalhar ou estudar – A mente é maravilhosa

Como melhorar e desenvolver a sua concentração para trabalhar ou estudar

29, março 2015 em Emoções 19 Compartilhados
concentração

Jiddu Krishnamurti disse uma vez que concentração e atenção não são a mesma coisa. Aqui está a diferença: estar concentrado implica estarmos focados exclusivamente em algo, excluindo todo o resto. A atenção, ao contrário, inclui tudo o que ocorre ao nosso redor, cada detalhe, cada coisa que acontece; isto é, nada nos escapa.

Portanto, se você precisa estar concentrado para estudar, trabalhar ou realizar alguma tarefa que, em função do seu grau de dificuldade, requeira a sua máxima concentração ou simplesmente queira exercitá-la, aqui você encontrará alguns conselhos 100% práticos que poderão ser muito úteis:

Conselhos para melhorar a concentração

1. Comece por estabelecer prioridades. Quando você começar o seu dia, determine o que irá fazer, quando o fará, o que deixará de lado para outro momento, o que realizará primeiro e o que depois. Fixe objetivos claros e o mais específicos e realistas possíveis. Se for necessário e lhe for mais cômodo, tome nota do que você resolveu.

2. Primeiro, elimine tudo aquilo que possa lhe distrair. Desligue o telefone celular, a televisão, o rádio (se é que lhe incomoda) e escolha um lugar que seja confortável. Se você estiver em um ambiente onde há muito barulho, use protetores auriculares ou fones de ouvido para diminui-lo. Se um barulho repentino, qualquer que seja, o distrair momentaneamente, procure anulá-lo e volte a se concentrar. Por outro lado, algumas pessoas acham que a música os acompanha e os ajuda a se concentrar mais. Se este for o seu caso, estude ou faça a sua tarefa escutando a sua música favorita.

3. Arrume todo o material que você irá utilizar e deixe tudo ao alcance da mão. Para estudar você pode utilizar alguma ou várias técnicas para fixar conhecimentos tais como: sublinhar, esquemas conceituais, anotações, resumos, ressaltar fragmentos de textos importantes com diferentes cores. Enfim, utilize aquela técnica que mais se adapte a você e que lhe seja de maior utilidade.

4. Descanse ou mude de matéria de tempos em tempos. Está comprovado que depois de 90 minutos, a concentração se perde, de forma que, passado esse tempo, é melhor fazer uma pausa e se distrair; ouça música, coma uma maçã, tome um chá, etc. e logo volte ao seu lugar de estudo ou trabalho.

5. Mantenha o seu lugar de estudo ou trabalho arrumado e limpo. Esse detalhe, à primeira vista tão superficial, é extremamente importante. Procure ter todo o material necessário ao seu alcance e sempre no mesmo lugar, para que você possa encontrá-lo com facilidade e não perca tempo desnecessariamente.

6. Quando os trabalhos que você tiver que realizar forem muito complexos, o melhor é que você o divida em partes, de modo a ir cumprindo com cada uma delas alternativamente. Isto evitará que a ansiedade tome conta e você verá que consegue cumprir com cada passo até finalizá-lo. Também é conveniente que você coloque um prazo para cada etapa. Devem ser realistas para não gerar falsas expectativas.

Uma vez finalizada uma tarefa que demandou muito esforço, premie-se com algo do seu agrado, pode ser um descanso, assistir televisão, tomar um café, conversar por telefone, ou sair pra caminhar: você escolhe o que mais lhe agradar.

7. Durma a quantidade de horas que o seu corpo precisa. Isto é fundamental, pois ter descansado bem fará com que você possa render melhor, seja para estudar ou trabalhar.

8. Não deixe que as preocupações o invadam. Esse é outro grande elemento de distração. Você pode usar muitas técnicas para se livrar delas (seja a meditação, a respiração, o relaxamento) e encarar o seu estudo ou tarefa sem que o perturbem. Utilize aquela que lhe ofereça melhores resultados.

9. Escolha o momento do dia em que você sente que é mais produtivo, pode ser de manhã, a tarde ou noite. Isto é muito pessoal, procure descobrir em quais horários estão os seus melhores momentos para a concentração.

O que você está esperando para colocar estes conselhos em prática? Eles são muito simples, mas ao aplicá-los você verá que a sua concentração, seja no trabalho ou no estudo, aumenta, e consequentemente, o seu rendimento também. Sucesso!

Imagem cortesia da University of Central Arkansas

Recomendados para você