Anthony de Mello: conheça algumas de suas melhores frases

As 5 melhores frases de Anthony de Mello

Abril 23, 2018 em Curiosidades 64 Compartilhados
Anthony de Mello

As frases de Anthony de Mello nos revelam um pensador ecumênico, que tinha grande clareza para captar os aspectos essenciais da espiritualidade contemporânea. Ele mesmo era a própria síntese de várias culturas e crenças.

Anthony nasceu em Mumbai (Índia), mas ao contrário da maioria de seus compatriotas, era católico. De fato, se tornou sacerdote, na ordem dos jesuítas. Ele foi morar nos Estados Unidos, onde ficou famoso graças a suas pregações e livros.

“O amor perfeito se constrói fora do medo. Onde há amor, não há exigências, não há expectativas, não há dependência. Eu não exijo que você me faça feliz; Minha infelicidade não depende de você. Se você me deixasse, eu não sentiria pena de mim mesmo; Eu realmente gosto da sua companhia, mas não me apego a ela ”.
-Anthony de Mello-

Muitas das frases de Anthony de Mello não podem ser enquadradas em uma crença específica. Ele tomou elementos das religiões orientais e os misturou com uma mensagem católica e, ao mesmo tempo, social. Embora seu modo de pensar fosse controverso para alguns, a verdade é que milhões de pessoas no mundo se beneficiaram de seus ensinamentos. Estas são algumas de suas frases mais lembradas.

1. Uma das frases mais lembradas de Anthony de Mello

Esta é, sem dúvida, uma das frases mais citadas e lembradas de Anthony Mello: “A felicidade não pode depender de acontecimentos. É sua reação aos acontecimentos que te faz sofrer“.

Mulher se sentindo feliz

Como vemos, há uma forte influência das filosofias orientais nessa afirmação. Isso nos lembra que a realidade vivida é a origem da felicidade ou do sofrimento. Isso depende apenas de nosso mundo interno. Portanto, o essencial é a nossa resposta aos acontecimentos, não os acontecimentos em si.

2. Os outros são um espelho

Outra das frases de Anthony de Mello diz o seguinte: “Você vê as pessoas e as coisas não como elas são, mas como você é”. Nela, novamente reitera-se que tudo depende da percepção de cada pessoa, de como ela constrói seu mundo.

Essa frase nos lembra de algo que a psicanálise também fala: o mecanismo de projeção. É nosso olhar que dá forma ao que vemos.

3. A iluminação

A iluminação é um dos conceitos que se repete inúmeras vezes nas frases de Anthony de Mello. Ele lhe dá um significado semelhante ao do budismo. Trata-se de um despertar de consciência profundo que nos permite entrar em contato com a realidade de uma maneira mais genuína.

Mão com jogo de luzes

A este respeito, Anthony de Mello diz: “Iluminação é a cooperação absoluta com o inevitável. É uma bela maneira de expressar que a lucidez vem da aceitação das coisas como elas são. De fato, não apenas devemos aceitar, mas “cooperar” com ela, isto é, deixar acontecer e nos somarmos a sua dinâmica.

4. O contato com a natureza

A seguinte frase é uma reflexão sobre a vida atual nas cidades. Nela, Anthony de Mello sinaliza: Quando você está muito longe da natureza, seu espírito seca e morre, porque foi violentamente separado de suas raízes.

É muito interessante porque uma das principais fontes de estresse nas cidades é justamente essa falta de contato com a natureza. Por isso, muitas das terapias contemporâneas nos orientam a entrar em contato com outros seres vivos para alcançar a cura.

5. As drogas contemporâneas

Esta é uma das frases de Anthony de Mello que retrata vários dos males contemporâneos. Ela diz o seguinte: A aprovação, o sucesso, o louvor, a valorização, são as drogas nas quais a sociedade nos viciou, e como nem sempre as temos, o sofrimento é terrível “.

Mulheres fantoches

Surpreende a lucidez nesta afirmação. Lembremos que Anthony de Mello morreu em 1987, isto é, não conseguiu testemunhar a massificação das novas tecnologias. No entanto, na frase anterior ele já previa o novo estilo das relações humanas. Também alerta sobre essas novas formas de dependência, que só levam ao sofrimento.

Anthony de Mello é muito mais do que o autor de vários best-sellersA clareza com que ele transmitiu seus ensinamentos fez dele um dos grandes mestres do mundo atual. Foi inspirado por sua profunda fé no amor como a fonte de tudo e pela convicção de que, através das palavras, você também pode mudar o mundo.

Recomendados para você