5 frases de Arthur Conan Doyle

novembro 18, 2019
Você conhece Arthur Conan Doyle? Ele é o criador do famoso Sherlock Holmes. Neste artigo, você descobrirá algumas das frases mais famosas que este autor nos deixou.

Arthur Conan Doyle é conhecido por seu papel como escritor, mas poucas pessoas sabem que ele também trabalhou como médico. Esse autor, que escreveu diferentes obras, trabalhou tanto o romance histórico quanto o teatro e a poesia. No entanto, sua fama se deve à criação de um personagem que todos conhecemos, Sherlock Holmes. Hoje vamos descobrir algumas das frases mais famosas de Arthur Conan Doyle que nos permitirão nos aproximar da sua maneira de perceber o mundo.

Antes de mergulharmos nelas, é importante observar que Conan Doyle escrevia quando tinha tempo livre em seu consultório médico. Este trabalho nunca exigiu demais dele, conforme indicado pelo artigo Arthur Conan Doyle e seu detetive científico, e lhe permitiu começar a escrever histórias literárias infantis, passando por teatro e poesia, até chegar ao romance (gênero pelo qual começou a ser reconhecido).

Agora, vamos ver quais frases esse emblemático autor nos deixou.

Sherlock Homes

1. Frases de Arthur Conan Doyle: o engano de apenas ver

“Você vê, mas não observa”.

Se há algo que se destaca nos romances de Arthur Conan Doyle, nos quais o protagonista é Sherlock Holmes, é que este observa pequenas coisas que passam despercebidas. Aí reside a magia dessa obra e o grande interesse que causa nos leitores.

Com isso, Conan Doyle nos deixou essa primeira frase na qual ele deseja observar em vez de apenas ver. Pois observar é fixar-se atentamente no que está acontecendo ao redor, prestar atenção, perceber as mudanças… Quantas coisas deixamos passar por não estarmos realmente observando?

2. Alimentar esperanças

“Não adianta se alimentar de esperança e depois se desenganar”.

Esta segunda das frases de Arthur Conan Doyle nos permite refletir sobre algo muito importante: alimentar esperanças geralmente termina com dolorosas decepções. Por isso, devemos evitar o autoengano, não apenas para não nos decepcionarmos com nós mesmos, mas para evitar esse sentimento nas pessoas ao nosso redor.

Se deixarmos de alimentar falsas esperanças, começaremos a ser honestos, uma qualidade que é importante em diferentes áreas das nossas vidas.

3. O valor das pequenas coisas nas frases de Arthur Conan Doyle

“Há muito tempo meu axioma tem sido de que as pequenas coisas são as infinitamente mais importantes”.

Sem dúvida, uma frase fundamental que todos entendemos, mas que é difícil de colocar em prática. O valor das pequenas coisas não se reduz apenas ao valor daquilo que possuem em seu formato material, mas às experiências que muitas vezes passam despercebidas.

Essa terceira das frases de Arthur Conan Doyle está intimamente ligada à primeira, uma vez que a falta de observação nos impede de perceber o valor de uma carícia, de um sorriso, de estarmos cercados pela família, de um simples olhar.

4. O talento reconhece o gênio

“A mediocridade não conhece nada mais do que ela mesma, mas o talento instantaneamente reconhece o gênio”.

Esta quarta das frases de Arthur Conan Doyle nos ajuda a entender que pensar pequeno, permanecer como estamos, não sair da nossa zona de conforto, não nos permite crescer ou se destacar. Mas isso não acontece com o talento.

O talento tem que ser trabalhado e, quando dá seus frutos, percebe-se que suas ideias são verdadeiras genialidades. Embora o talento para fazer algo possa ser inato, é o fato de se esforçar que resulta em sucesso.

Isso aconteceu com Conan Doyle com sua faceta de escritor, pois quando se aventurou a escrever romances, ficou claro que ele era um autor genial.

Arthur Conan Doyle

5. Ridicularizar a opinião dos outros

“Aprendi a nunca ridicularizar a opinião de ninguém, por mais estranha que possa parecer”.

Deixamos uma das frases mais importantes de Arthur Conan Doyle para o fim. Ela diz que ridicularizar a opinião das outras pessoas é um erro grave. Embora a achemos estranha e não a entendamos, nós também esperamos que respeitem nossos pontos de vista.

Além disso, pode ser que em algum momento não entendamos essa opinião, mas, no futuro, entenderemos. Portanto, o respeito por qualquer ponto de vista é fundamental e é algo que seria importante começar a cultivar.

Você já leu algum livro de Arthur Conan Doyle? Qual frase você mais gostou? Esperamos que elas tenham lhe permitido se aproximar da maneira de pensar e ser desse autor que se arriscou a escrever romances, algo que o impulsionou a um sucesso inesperado.

  • Ledermann D, Walter. (2010). Sir Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes y las enfermedades infecciosas. Revista chilena de infectología27(5), 429-434. https://dx.doi.org/10.4067/S0716-10182010000600010
  • Morales Zúñiga, Luis Carlos. (2013). Sherlock holmes y la enseñanza de la investigación socioeducativa. Actualidades Investigativas en Educación13(3), 109-129. Retrieved June 07, 2019, from http://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1409-47032013000300005&lng=en&tlng=.
  • Moreno Aponte, R. (2016). De la ciencia deductiva de Sherlock Holmes al mundo de la cotidianidad de Alfred Schütz: una reflexión en torno a la relación sujeto-objeto. Civilizar Ciencias Sociales y Humanas16(31), 177-190.