5 extraordinárias frases de Arthur Miller

14 Janeiro, 2021
As frases de Arthur Miller propõem uma crítica aguda ao estilo de vida consumista e focado no sucesso que prevalecia nos Estados Unidos em sua época. No entanto, ele foi mais longe e também refletiu sobre o significado da vida e da criação.

As frases de Arthur Miller que entraram para a história vêm de suas obras, entrevistas e notas aleatórias que deixou espalhadas pelos lugares que passou. Este fabuloso dramaturgo americano escreveu sobre temas universais como o significado da vida, o amor e o poder.

Arthur Miller foi, acima de tudo, um grande crítico da sua sociedade. A sua obra mais famosa, “A morte de um caixeiro viajante”, é uma denúncia contundente da falsidade do “sonho americano”. Em “As bruxas de Salem” ele mostra até que ponto a sociedade é capaz de cometer injustiças com base no preconceito e apoiada pelas maiorias.

Arthur Miller também foi um homem politicamente perseguido. As suas ideias o colocaram na mira dos setores mais conservadores. Mais do que propor um novo sistema político, o que ele fez foi defender a humanização do sistema já existente. O seu pensamento e posição ideológica se refletiram em muitas de suas frases. Estas são algumas delas.

“A maçã não pode ser colocada de volta na árvore do conhecimento; uma vez que começamos a ver, estamos condenados e temos que buscar a força para ver mais, não menos”.
– Arthur Miller –

1. Uma das frases de Arthur Miller sobre o caráter

“O caráter de uma pessoa é determinado pelos problemas que ela não pode evitar e pelo remorso causado por aqueles que evitou”.

Esta é uma das citações mais interessantes de Arthur Miller. Quando ele fala de caráter, se refere à maneira particular como uma determinada pessoa pensa e sente. Indica que o que o determina são os problemas.

Existem problemas que, por mais que não queiramos assumir, são inevitáveis. Outros, por outro lado, podem ser evitados, mas deixam uma certa inconformidade ao serem ignorados. Desse modo, a conclusão é de que são os problemas que definem quem somos.

Mulher pensativa

2. A vida é como uma noz

“A vida é como uma noz; não pode ser quebrada entre almofadas de penas”.

Essa afirmação faz referência à busca da essência e do verdadeiro conteúdo da vida. Esta, como muitas outras frases de Arthur Miller, usa uma metáfora forte. Basicamente, mostra que os golpes da vida são reveladores.

Quando ele fala de “almofadas de penas”, está se referindo a circunstâncias favoráveis. Elas podem ser mais confortáveis, mas não servem ao propósito de revelar a essência das coisas. Os maiores aprendizados ocorrem em meio a situações difíceis. Os golpes da vida têm a virtude de nos mostrar de que matéria é feita a existência.

3. Os milagres

“A mera ideia de que milagres acontecem permanece na cabeça de muitas pessoas. Quando isso morre, torna as pessoas mais infelizes”.

A crença em milagres traz um certo ar de esperança à vida. Os acontecimentos fortuitos que mudam tudo são algo que está na fantasia de muitas pessoas; queremos que aconteça algo inesperado e que nos livre da desgraça, da miséria ou de qualquer outra situação indesejável.

No entanto, boa parte dos que acreditam nessas possibilidades sobrenaturais sofrem um forte ataque de desencanto ao descobrir que elas não acontecem (via de regra). Em última análise, acreditar em milagres é um caminho que leva facilmente à infelicidade irreparável, especialmente quando a fé coloca tudo na sorte e não na ação.

4. A tragédia e o fanatismo

“Quanto mais o homem se aproxima da tragédia, mais intensa é a sua concentração de emoção no ponto fixo de seu compromisso, ou seja, mais perto ele chega do que chamamos de fanatismo”.

Os gregos definiam a tragédia como uma situação vital da qual não há saída possível. A realidade é apresentada de tal forma que qualquer opção leva ao infortúnio. Todos nós, por vezes, nos deparamos com situações deste tipo.

Essa é uma das frases de Arthur Miller que alude à tragédia, que foi o tema de muitas de suas peças. Mostra-nos como o ser humano experimenta uma espécie de concentração extrema ao se aproximar de uma situação trágica. É como quando sabemos que alguém que amamos vai morrer e nos agarramos a negar isso.

Homem refletindo

5. Encontre a pergunta correta

“Agora acho que o melhor não é tanto a formulação de uma resposta para mim, para o teatro ou para a peça, mas sim a formulação do problema da forma mais precisa possível”.

Essa é uma das frases mais interessantes de Arthur Miller. Nela, ele destaca a importância fundamental da pergunta, ao invés da resposta. Refere-se à formulação do problema, isto é, à formulação da questão sobre a qual se deve trabalhar, tanto na vida quanto na atividade criativa.

A sua abordagem é muito lúcida e coincide com o que os matemáticos propõem. Saber colocar o problema ou a questão a resolver é uma ação que nos aproxima de forma decisiva da sua resolução. Muitas vezes não conseguimos encontrar a resposta simplesmente porque não formulamos a pergunta corretamente.

Nas obras e nas frases de Arthur Miller descobrimos um escritor que refletiu profundamente sobre a condição humana. Dedicou-se à dramaturgia porque viu nela um espaço em que o ser humano se vê refletido como em um espelho. As suas criações são muito reveladoras para quem quer ir além do aparente.

  • Espejo, R. (Ed.). (2011). Arthur Miller: visiones desde el nuevo milenio. Universitat de València.