As 7 melhores frases de Bob Marley

Nas frases de Bob Marley, encontramos uma atitude doce e amorosa em relação à vida. Este músico jamaicano promoveu uma filosofia em que a paz interior e a esperança devem prevalecer sobre outros valores humanos.
As 7 melhores frases de Bob Marley

Última atualização: 15 Abril, 2021

As frases de Bob Marley são como ele: frescas, diretas e comoventes. Este músico jamaicano foi e sempre será um dos grandes expoentes tanto dos ritmos caribenhos quanto da filosofia rastafari, que foi o eixo da sua vida e das suas criações.

Seu nome verdadeiro era Robert Nesta Marley. Ele era filho de uma mulher negra e de um homem branco de ascendência inglesa. Ele viveu aquele conflito racial em primeira mão e talvez seja por isso que muitas das suas frases sejam um chamado à compreensão e à harmonia.

As pessoas que estão tentando fazer este mundo pior não estão tirando um dia de folga. Como posso eu? É preciso iluminar a escuridão”.
-Bob Marley-

Este cantor e compositor não era exatamente um monumento à vida ordeira e equilibrada. Era mais uma exaltação da sensibilidade à flor da pele. Ele foi alvo de muitas críticas, mas ninguém ousou questionar seu talento e criatividade. Estas são algumas das frases mais lembradas de Bob Marley.

1. Um inventário de propósitos

Conserve o que você tem, esqueça o que te machuca, lute pelo que você quer, valorize o que você tem, perdoe quem te machucou e goste de quem te ama”.

Este texto é uma espécie de compilação de mandatos, refletindo a maneira como Bob Marley enxergava a vida. Em particular, mostra como a sua filosofia de vida foi orientada para ver o lado positivo das coisas e ser seduzido pelos sonhos.

É também uma das frases mais lembradas de Bob Marley. Representa muito bem o movimento Rastafari, que promove o bem, a fraternidade e a verdade como os maiores valores do ser humano.

Mulher observando lago

2. Uma das frases de Bob Marley sobre os problemas

Na sua vida você encontrará problemas, e quando você se preocupa, eles se duplicam."

Esta, como muitas outras frases de Bob Marley, mostra que se tratava de alguém dotado de um extraordinário bom senso. Com um texto tão pequeno, ele consegue condensar uma das grandes verdades da vida.

A frase enfatiza o fato de que se preocupar com as dificuldades é inútil. O que se consegue com isso é adicionar novos problemas aos que já existem. Os problemas devem ser resolvidos, mas não podemos nos atormentar por eles.

3. Dois tipos de ditadores

Existem dois tipos de ditadores: os impostos e os eleitos, que são os políticos”.

Embora esse músico nunca tenha pretendido espalhar uma mensagem política, várias frases de Bob Marley mostram que ele era muito crítico em relação ao que estava acontecendo no mundo. As letras de muitas das suas canções nos convidam a mudar a realidade.

Nessa frase ele mostra que o poder gera rejeiçãoEle não faz distinção entre ditadura e democracia porque, na sua opinião, em ambos os casos ela engendra a tirania. A única coisa que faz a diferença, segundo Marley, é o caminho para chegar lá.

4. A presença e a ausência nas frases de Bob Marley

Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua ausência seja sentida."

O desejo de aparecer e o desejo de ser notado nascem de uma necessidade extrema de reafirmar o ego. Uma pessoa quer ser exaltada porque isso lhe proporciona satisfação e a faz se sentir mais presente em uma situação.

Alguém faz falta não porque é muito famoso ou notório, mas por causa das contribuições que faz aos outros. Sua ausência é sentida, embora a sua presença não seja tão perceptível. Essa é, sem dúvida, uma das frases de Bob Marley que vale a pena lembrar no dia a dia.

5. Descubra sua própria força

Você nunca sabe o quão forte é até que ser forte se torna a sua única opção."

Essa frase é uma das mais conhecidas e lembradas do gênio do reggae. Sua declaração não poderia ser mais verdadeira. Certamente muitos de nós já descobrimos que, nas condições mais difíceis, surgem virtudes e habilidades que desconhecíamos.

Bob Marley coloca isso em termos extremos, e ele está certo. Não são as pequenas dificuldades que nos levam a usar toda a força de que dispomos. São as experiências extremas que geram essa transformação que mostra do que somos feitos.

6. Se te fez feliz…

Se isso te fez feliz, não conta como um erro."

Essa é uma das frases mais bonitas de Bob Marley. É simples e forte, mas muito precisa ao mesmo tempo. Nela, ele relativiza o conceito de “erro”, o que é muito positivo, já que muitas pessoas no mundo temem essa palavra.

Nesse caso, Marley dá uma maior importância ao efeito de um ato do que aos julgamentos que incidem sobre ele. Mire na felicidade como o objetivo final. Portanto, nada que nos faça sentir bem pode ser considerado um erro.

Mulher feliz e sorridente

7. Tudo pode ser superado

“Supere os demônios com uma coisa chamada amor."

Os rastafari falam muito sobre o amor, pois esse sentimento é parte essencial da sua filosofia. Os demônios são todos aqueles sofrimentos ou ideias negativas que às vezes nos perseguem. O antídoto é simples: amar. O amor dilui todos os fantasmas.

Bob Marley não era apenas mais um músico, mas um líder inspirador. Você pode concordar ou não com a sua maneira de ver a vida, mas não se pode ignorar que ele era muito consistente com a sua filosofia. No seu gênero, nenhum músico teve tanto sucesso quanto ele. Ele disse que sua música duraria para sempre, e provavelmente estava certo.

Pode interessar a você...
As 5 melhores frases de autoajuda
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
As 5 melhores frases de autoajuda

Ler frases de autoajuda nos momentos difíceis pode ser muito útil. Nessas situações, não é raro que o nosso julgamento fique obscurecido.



  • Giovannetti, J. L. (2001). Sonidos de condena: sociabilidad, historia y política en la música reggae de Jamaica. Siglo XXI.