8 sonhos curiosos e seus significados

08 Fevereiro, 2021
Tudo que sonhamos tem significado? Os sonhos significam o mesmo para todos nós? O que a psicologia diz a respeito? Descubra as respostas para estas e outras perguntas aqui.

O mundo onírico é tão fascinante quanto desconhecido. Nem todos acreditam que os sonhos possuem significados ou que guardem alguma mensagem. No entanto, a literatura sobre eles só cresce e muitos dos significados atribuídos a eles escondem um simbolismo e uma história. Hoje trazemos 8 sonhos curiosos e seus significados, de acordo com alguns guias do mundo onírico.

Na psicologia, Freud foi um dos primeiros a tentar interpretar o mundo dos sonhos por meio de técnicas como a associação livre (o paciente explicava o sonho e começava a fazer associações entre os elementos do sonho e da sua vida). De acordo com Freud, o que sonhamos não era tão importante, o que importava mesmo era qual interpretação fazíamos deste sonho (e de cada um dos seus elementos).

Na realidade, não se trata tanto de que tudo o que sonhamos signifique que acontecerá uma coisa “X”, e sim de que tudo o que sonhamos possui um sentido para a nossa psique. Além disso, principalmente para a psicanálise, os sonhos escondem desejos reprimidos, medos ocultos e outros tipos de elementos presentes em nossa vida e em nossa mente.

Através dos sonhos, muitas emoções e pensamentos são canalizados, o que não acontece durante a vigília. Descubra um pouco mais sobre o curioso mundo onírico!

“A existência seria intolerável se os sonhos não existissem.”
-Anatole France-

Mulher dormindo e sonhando

Alguns sonhos curiosos e seus significados

O que significa sonhar que estamos apaixonados? E que somos perseguidos? E sonhar que comemos? Apresentamos aqui alguns sonhos curiosos e seus significados, extraídos de dois livros: O Grande Livro dos Sonhos (2006), de Anna Monteschi, e Interpretação dos Sonhos (2004) de Luis Trujillo.

Ingressos e bilhetes de diferentes tipos

É possível sonhar com ingressos e bilhetes de muitos tipos. De acordo com O Grande Livro dos Sonhos (2006) de Anna Monteschi, se você sonhar com um ingresso de cinema ou de teatro, isso sugere a seguinte mensagem: “as diversões cansam os introvertidos”. Em comparação, sonhar com um bilhete de loteria está relacionado com a sorte e com ter cuidado em querer demais.

Se o bilhete for de metrô, sugere que talvez seja necessário colocar a iniciativa em prática, já que as pequenas mudanças também precisam dela. Sonhar com um bilhete de trem está relacionado com sacrifícios que podem melhorar a sua situação atual. Finalmente, sonhar que você não tem dinheiro sugere que, embora tenha sido fácil até o momento, logo você precisará pagar pelo que tem.

Comer ou comida

Sonhar que estamos comendo está relacionado com a necessidade de novos estímulos. Se acontece ao meio-dia, está relacionado a boas relações sociais. Se são animais vivos, é símbolo de agressividade. Comer carne denota segurança e maturidade; em compensação, comer peixe significa que você receberá novas notícias logo logo. Se há cinzas na comida, significa que você tem a tendência de se castigar inutilmente.

Caso a comida seja agradável, significa que você está aberto a novas experiências; em compensação, se for desagradável, você costuma rejeitar toda possibilidade de abertura. Se você sonhar com comida preparada, isso denota confiança em suas próprias forças, mas se sonha com verduras ou legumes, está relacionado com uma situação estável em sua vida que não está te deixando muito satisfeito.

Sonhar que comemos acompanhados está relacionado a desejos apagados, mas sonhar que comemos sozinhos significa que viveremos um isolamento imprevisível. Se a comida for doce, você pode estar precisando de afeto. Se for uma fruta, está relacionado com preocupações com a saúde. Se forem folhas, tem relação com a descoberta de uma mentira.

Estação

Sonhar que estamos em uma estação, seja de metrô, de trem… se relaciona com sérios problemas causados pela sua indecisão. Se estiver acompanhado de alguém que vai embora, você provavelmente conhecerá alguma pessoa interessante. Se você encontrar alguém em alguma estação, significa que está em um momento importante e confuso em sua vida.

Nascimento

Sonhar com nascimentos está relacionado com a sorte e com melhorias na vida. Se a pessoa que nasce é cega e muda no sonho, isso está relacionado com o azar.

Nascer de forma tranquila significa que todas as preocupações que você tinha ficaram esquecidas por algum tempo. Se você sonhar que alguém nasceu já sendo adulto, significa que renegou a sua infância.

Perseguição

Este é outro sonho bastante comum… ou seria um pesadelo? Sonhar que estamos em uma perseguição significa que acreditamos que alguém está nos procurando de forma interessada. Se somos nós quem perseguimos algo ou alguém, é porque desejamos causar mal a uma pessoa, embora não tenhamos motivo para isso. Se perseguimos um animal, significa que costumamos agir por instinto em nossas vidas.

Se embriagar

Sonhar que nos embriagamos está relacionado com o excesso de impulso que temos, que pode causar danos financeiros. Se bebermos licores, significa uma dificuldade para controlar as próprias ações. Em compensação, o vinho está relacionado com um estado atual de desorientação em nossas vidas e com uma sensação de culpa.

Se apaixonar

Quem nunca sonhou que se apaixonava? Este sonho está relacionado com o desejo de viver uma história de amor. Se sonhamos que nos apaixonamos pelo nosso parceiro, significa que nossa relação pode ser duradoura. Se for algum desconhecido, é porque desejamos novidade em nossas vidas. Se for um velho amigo, é porque precisamos de segurança, e se for por alguma coisa, é porque somos muito impulsivos.

Casal apaixonado

Lago

O lago é um símbolo positivo no mundo onírico, mas se nadarmos nele, significa que a má sorte está à espreita. Se estivemos às margens do lago, é porque vem aí um período positivo para os amigos e para o trabalho. Se navegamos nele, é porque viagens tranquilas e pouco importantes se aproximam. Em compensação, se vivemos no lago, isso é símbolo de calma, mas também de falta de estímulos em nossas vidas.

Você já teve algum desses sonhos curiosos? Você acredita no significado dos sonhos? Seja como for, nós sonhamos praticamente toda noite, mesmo que nem sempre nos lembremos dos sonhos. Se você quer um pequeno conselho para não se esquecer dos seus sonhos, tente escrever sobre eles assim que acordar. Se não, a medida que o dia passar, você vai acabar se esquecendo.

“A marca de um sonho não é menos real do que a de uma pegada”.
-Georges Duby-

  • Monteschi, A. (2006). El gran libro de los sueños. Editorial De Vecchi: Barcelona.
  • Trujillo, L. (2004). Interpretación de los sueños. Editorial Libsa: Madrid.