5 frases de Tirso de Molina sobre o amor

dezembro 6, 2019
Tirso de Molina foi um poeta clássico dono de versos atemporais. Hoje, reunimos algumas de suas frases mais célebres sobre o amor.

Tirso de Molina era o pseudônimo de Gabriel Téllez (1579-1648), um dos escritores barrocos representativos do teatro na literatura cuja vida foi bastante tranquila já que, desde muito jovem, foi ligada ao convento. Na verdade, ele chegou a se converter em frade. Hoje, descobriremos algumas das frases de Tirso de Molina que nos permitem refletir sobre o amor e as relações amorosas.

As obras de Tirso sempre foram orientadas para a comédia e a redação de textos profanos, conforme indica a biografia publicada pela Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes.

Uma das de maior destaque é O Burlador de Sevilha. No entanto, outras obras têm toques dramáticos, e é nesse contexto que vemos algumas das frases de Tirso de Molina sobre um tema transcendental: o amor.

Frases de Tirso de Molina que vale a pena conhecer

1. Os traidores sempre têm recaídas

“Quem a ser traidor se inclina, cedo ou tarde voltará ao seu acordo”.

Esta primeira das frases de Tirso de Molina sobre o amor é muito reveladora. O que ele quer deixar claro, sem grandes rodeios, é que aquela pessoa que tende a ser desleal cedo ou tarde vai nos trair, por mais promessas que, inicialmente, possam vigiar o seu comportamento.

No que diz respeito às relações amorosas, a palavra dada nem sempre é seguida pelo comportamento prometido. As promessas de mudança ou os “isso nunca mais vai acontecer” muitas vezes não têm um fundo real, substancial.

Nesse sentido, as ações costumam delatar as verdadeiras intenções dos “traidores”.

Casal chateado sem se falar

2. Os ciúmes encarceram

“O ciúme que você tem de mim queima o seu coração e causa a minha prisão”.

Há muitos mitos ao redor do ciúme. Algumas pessoas o consideram uma demonstração de amor ou uma prova de que se importam com o outro. No entanto, como bem lembra este autor, o ciúme acaba se voltando contra o ciumento, transformando-o no seu prisioneiro e evitando que possa viver o amor de uma forma saudável.

Conforme explica o artigo La dinámica vincular celos-infidelidad, o medo de perder a outra pessoa e da possibilidade de infidelidade é o que faz surgir o ciúme que pode acabar destruindo a relação.

Por esta razão, é necessário analisar de onde nasce o ciúme e pedir o auxílio de profissionais que ajudem a desconstruí-lo.

3. O ser humano imperfeito nas frases de Tirso de Molina

“Alguém deixaria de ser humano se fosse perfeito em tudo”.

A terceira das frases de Tirso de Molina sobre o amor faz referência a um conceito fundamental: a perfeição. Embora seja verdade que todo mundo pode errar e, em relação com o ponto anterior, pode sentir ciúme ou trair em um determinado momento, também é verdade que todos podem consertar seus erros.

Os seres humanos aprendem muito mais com os seus equívocos. Assim, em algumas ocasiões, o próprio conhecimento que nasce desses equívocos faz com que os mesmos valham a pena. No entanto, para que isso ocorra, é fundamental que os mesmos sejam reconhecidos como erros.

4. Não saber quando ir embora

“Acaba sendo grosseiro quem aguarda que lhe digam que vá embora”.

Esta frase é clara e nos faz refletir sobre uma realidade que, em alguns momentos, é muito dolorosa. Existem muitas relações nas quais, por mais que exista vontade de permanência e carinho, não há mais amor.

No entanto, as pessoas continuam juntas, talvez por uma espécie de comodismo ou porque esperam que a outra pessoa decida que tudo acabou.

Para Tirso de Molina, esta é uma forma de ser grosseiro. Por que não saímos de uma relação assim como saímos de uma conversa quando sabemos que estamos sobrando? Esperar que a outra pessoa dê o primeiro passo é uma atitude que poderia ser caracterizada como covarde.

Fim de um relacionamento

5. O ciúme nasce sem olhos e sem ouvidos

“O ciúme invariavelmente nasce sem olhos e sem ouvidos”.

Terminamos com outra das frases de Tirso de Molina sobre o ciúme. Embora já tenhamos falado sobre ele, trata-se de um fenômeno que acaba com muitas relações amorosas.

Neste caso, o autor destaca que esta emoção nasce sem olhos e sem ouvidos. No entanto, o que ele quer dizer com isso?

A grande maioria dos ciúmes nascem de um medo e de uma insegurança que vêm de nós mesmos. Sem nenhum indício de infidelidade nem demonstração que nos faça desconfiar da outra pessoa, o ciúme infundado surge com muita força.

Tirso talvez não soubesse disso, mas esse sentimento é conhecido como ciúme patológico.

Você conhecia estas frases de Tirso de Molina? Sabia que ele havia se dedicado à vida religiosa? Se você nunca leu nada escrito por ele, queremos convidá-lo a começar. Ele não apenas nos deixou frases repletas de sabedoria, mas suas obras são exemplos de uma literatura que vale muito a pena.

  • De Molina, T., de Claramonte, A., & López-Vázquez, A. R. (1987). El burlador de Sevilla (Vol. 12). Edition Reichenberger.
  • De Molina, T., & Hartzenbusch, J. E. (1866). Comedias escogidas de fray Gabriel Téllez (el maestro Tirso de Molina) (Vol. 5). Rivadeneyra.
  • Griswold Morley, S. (1914). El uso de las combinaciones métricas en las comedias de Tirso de Molina. Bulletin hispanique16(2), 177-208.