Frases inesquecíveis de Krishnamurti
Jiddu Krishnamurti foi um pensador indiano que deixou um importante legado de reflexões. Este homem universal não reconhecia qualquer nacionalidade, religião, classe social ou raça. Seu pensamento era a favor da paz e da eliminação de todo tipo de limites.
Ele recebeu da ONU a Medalha da Paz em 1984. Krishnamurti faleceu aos noventa anos, mas o seu trabalho continua sendo traduzido para vários idiomas com grande sucesso.
A seguir mostraremos algumas de suas frases mais importantes; vale a pena refletir sobre elas!
Frases de Krishnamurti para refletir
1- “Entre duas soluções, opte sempre pela mais generosa”.
2- “Só quem escuta consegue aprender. Escutar é um ato de silêncio, só uma mente serena, mas extremamente ativa, pode aprender”.
3- “Somente o indivíduo que não está preso aos preceitos da sociedade pode influenciá-la de maneira fundamental”.
4- “Você já reparou que a inspiração chega quando não a estamos buscando? Ela chega quando toda expectativa acaba, quando a mente e o coração se acalmam”.
5- “A liberdade é essencial para o amor; não a liberdade da revolta, não a liberdade de fazer o que quisermos, nem de ceder aberta ou secretamente aos nossos desejos, mas sim a liberdade que vem com o entendimento”.
6- “O seu comportamento diário é decisivo para trazer a paz para o mundo”.
7- “Cuidado com o homem que diz que sabe tudo”.
8- “O medo corrompe a inteligência e é uma das causas da egolatria”.
9- “Quando a mente está completamente silenciosa, tanto superficialmente como nos níveis mais profundos, o desconhecido, o imensurável pode ser revelado.
10-“Quando damos um nome a algo, podemos classificá-lo em categorias, nada mais. Acreditamos que entendemos tudo e não procuramos analisar profundamente. Mas se não lhe dermos um nome, seremos obrigados a olhar com atenção, ou seja, olharemos uma flor ou qualquer outra coisa, com uma sensação de novidade, com outra perspectiva: olhamos como se nunca a tivéssemos visto antes”.
11- “Semeando o trigo uma vez, você colherá uma vez. Se plantar uma árvore, colherá dez vezes e se instruir o povo, colherá uma centena de vezes”.
12- “A vida é um mistério extraordinário; não é o mistério que existe nos livros e nem mesmo o mistério do qual as pessoas falam, mas um mistério que cada um descobre por si mesmo. Por isso, é muito importante entender o pequeno, o limitado, o cotidiano e ir muito além disso tudo”.
13- “Quando a pessoa está atenta a tudo, ela se torna sensível, e ser sensível é ter uma percepção interna da beleza, é ter o senso da beleza”.
14- “A verdade é quem liberta, e não o esforço para ser livre”.
15- “A liberdade consiste em reconhecer os limites”.
16- “A sabedoria não é uma acumulação de recordações, mas uma completa vulnerabilidade ao que é verdadeiro”.
17- “Ninguém pode colocá-lo em uma prisão psicológica, você já está nela.
18- “Fugir de um problema serve para deixá-lo ainda maior, e neste processo perdemos a autocompreensão e a liberdade”.
19- “O nacionalismo é um processo de isolamento que provoca guerras, miséria e destruição”.
20- “A inteligência é o questionamento do método”.
21-“O amor brinda a si mesmo como uma flor oferece o seu perfume”.
22- “Sem a meditação a vida fica desprovida de perfume e de amor“.
23- “As pessoas precisam exigir dos seus professores um tipo de educação que as encorajem a pensar livremente e sem medo, que as ajude a investigar e compreender”.
24- “Uma mente religiosa é aquela que é uma luz para si mesma”.
25- “Não compreendemos para depois agir; quando compreendemos, essa compreensão absoluta é a própria ação.
26- “Isto significa que vocês devem vigiar a si mesmos, que devem se precaver das influências que pretendem controlá-los ou vigiá-los, que nunca devem aceitar algo sem refletir, e sim questionar e investigar”.
27- “Uma simples observação exige uma clareza impressionante; caso contrário, não é possível observar”.
28- “Por razões políticas e industriais, a disciplina se converteu em um fator muito importante na atual estrutura social. Aceitamos e praticamos várias formas de disciplina pelo nosso desejo de ter segurança psicológica”.
29- “Quando dizemos ‘não sei’, o que queremos dizer?”