É possível ganhar sempre na pedra, papel e tesoura?

É possível ganhar sempre na pedra, papel e tesoura?

agosto 20, 2015 em Curiosidades 0 Compartilhados
pedra, papel e tesoura

Com mais de dezoito séculos de existência, o jogo “pedra, papel e tesoura” é um dos mais famosos do mundo. Teve sua origem na China, durante a Dinastia Han (206 a.C – 220 d.C), e desde então sua progressão foi impossível de parar. Foi exportado primeiramente para as terras japonesas, e finalmente se expandiu, ao longo do século passado, por todo o Ocidente.

E qual foi um dos ingredientes do seu sucesso? Bom, principalmente a simplicidade de sua dinâmica, onde cada jogador tinha apenas que tirar um dos três elementos (pedra, papel e tesoura) e cada um deles podia ganhar do outro, respectivamente. Dessa forma, tanto jovens quanto adultos podiam passar um tempo se divertindo sem as preocupações do cotidiano.

No entanto, apesar de seu fácil planejamento, inúmeros matemáticos e cientistas do mundo se fizeram a seguinte pergunta: existe algum tipo de fórmula que permita ganhar esse jogo de forma infalível? Na verdade, não. A conclusão encontrada é de que a melhor forma de competir e levar a melhor nesse jogo é ser o mais aleatório possível. Ou seja, em nenhum momento é preciso seguir um padrão específico, já que a única coisa que conseguiremos é fazer com que o nosso adversário “leia” nossos movimentos e saiba, assim, como driblar a estratégia.

O equilíbrio Nash nos jogos

A teoria da aleatoriedade nos jogos advém do “Equilíbrio Nash”, idealizad0 por John Nash, um cientista que ganhou o prêmio Nobel e que estudou todas as possíveis combinações dos jogos de azar para criar um suposto método infalível para ganhar. Por essa razão, e consciente do grande boom que seria ter o segredo para a vitória, o matemático Zhijian Wang fez a seguinte experiência: Pegou 360 jogadores e os colocou para jogar entre eles. Com cada vitória, receberiam um incentivo em forma de dinheiro, para assim dar mais emoção e competitividade ao torneio.

Uma vez finalizada a experiência, cada jogador admitiu que quis jogar da forma mais aleatória possível. Mas sabe o que foi o pior de tudo? Que não foram capazes de conseguir. Ou seja, ainda que cada participante soubesse que a melhor forma de ganhar era não seguir nenhum parâmetro concreto, inconscientemente suas mentes diziam, por exemplo, que se já tivessem jogado com duas pedras seguidas a escolha seguinte tinha que ser diferente para ganhar.

Uma vez que você já sabe disso, gostaria de conhecer pelo menos uma forma que aumenta as possibilidades de ganhar na pedra, papel e tesoura? Então preste atenção nas seguintes dicas:

* Começar com papel aumentará as possibilidades de levar a primeira vitória. O por quê disso? Pois quase todo mundo começa com pedra.

* Leia os movimentos de seu oponente. Como já dissemos antes, quase ninguém escolhe o seguinte movimento de maneira aleatória. Por essa razão, sempre leia os movimentos e antecipe a seguinte ação.

* Ninguém usa o mesmo elemento três vezes seguidas. Dessa forma, se você já tiver usado em duas ocasiões, mude rapidamente de estratégia para ganhar.

* Se for possível, jogue com os olhos vendados. Dessa forma você conseguirá ser o mais aleatório possível, já que você não imitará nem lerá os movimentos do seu adversário.

Recomendados para você