Gêmeos fraternos e gêmeos idênticos: diferenças físicas e psicológicas

· dezembro 30, 2018

A diferença entre irmãos gêmeos fraternos e gêmeos idênticos gera muita confusão para aqueles que não estão familiarizados com o assunto. Alguns até acreditam que as duas palavras são sinônimos para se referir aos irmãos gêmeos, mas esta é uma ideia equivocada.

Vamos resolver esta pequena confusão negando alguns mitos, esclarecendo a diferença entre os gêmeos fraternos e os gêmeos idênticos. Primeiro vamos definir cada um dos dois tipos de irmãos.

Os irmãos gêmeos idênticos, também conhecidos como gêmeos monozigóticos ou univitelinos, são aqueles que se formam quando um espermatozoide fertiliza um único óvulo. Este zigoto (o óvulo unido com o espermatozoide) se divide em dois, formando dois embriões com a mesma carga genética. O resultado são dois irmãos idênticos que nascem ao mesmo tempo.

Os irmãos gêmeos fraternos, também conhecidos como gêmeos dizigóticos ou bivitelinos, são aqueles que se formam pela fertilização de dois óvulos por dois espermatozoides diferentes. Dessa forma, o resultado são dois irmãos que podem ser semelhantes ou muito diferentes, que nascem ao mesmo tempo.

Diferenças físicas entre gêmeos fraternos e gêmeos idênticos

Uma das grandes dores de cabeça entre aqueles que querem diferenciar gêmeos fraternos e gêmeos idênticos são as diferenças ou semelhanças físicas entre os irmãos. Os irmãos gêmeos idênticos, na maioria das vezes, são “idênticos”, isso é, são praticamente iguais. Isso ocorre porque eles compartilham 100% da carga genética. Se eles têm alguma diferença física é devido a fatores externos, como cicatrizes ou penteados diferentes.

Os irmãos gêmeos fraternos se parecem tanto quanto dois irmãos comuns. Eles podem ter diferenças de tamanho, tom de pele, estrutura física, etc. Em alguns casos eles podem ser muito parecidos, porque compartilham mais ou menos 50% dos genes, mas nunca idênticos.

Além disso, há uma regra de ouro. Se os irmãos têm sexo diferente (menino e menina), são necessariamente gêmeos fraternos. Os gêmeos idênticos são sempre do mesmo sexo.

Casal de gêmeos

Os irmãos gêmeos têm as mesmas impressões digitais e o mesmo tipo de sangue?

No caso do tipo sanguíneo, os gêmeos idênticos têm exatamente o mesmo tipo de sangue por compartilharem a mesma carga genética, enquanto os gêmeos fraternos podem diferir em seu tipo sanguíneo.

Por outro lado, os gêmeos compartilham muitas características, mas as impressões digitais são sempre diferentes. Mesmo os gêmeos idênticos não têm as mesmas impressões digitais, porque elas não são apenas geneticamente determinadas. O desenho das pontas dos dedos é formado pelas forças intrauterinas durante o período de gestação.

Dessa forma, os gêmeos não são 100% idênticos. Existem certas diferenças, muitas delas imperceptíveis a olho nu.

Diferenças psicológicas entre gêmeos fraternos e gêmeos idênticos

Tanto os gêmeos fraternos quanto os gêmeos idênticos têm um vínculo especial e particular entre eles. Os dois tipos de irmãos tendem a ser muito mais próximos um do outro do que irmãos nascidos em épocas diferentes. Afinal, eles nasceram e foram criados juntos, então os seus laços são incomparáveis.

Quanto às suas personalidades, isso vai depender do tipo de criação. No caso dos gêmeos idênticos, eles tendem a ter personalidades complementares e até dependentes. É como se dividissem tudo entre os dois; um pode ter mais habilidades motoras enquanto o outro tem mais habilidades sociais, por exemplo.

Irmãs gêmeas idênticas

No caso dos gêmeos fraternos, suas personalidades serão diferentes ou similares dependendo de quão semelhantes são fisicamente. Devemos também levar em conta a educação e a relação particular entre os irmãos. Os gêmeos fraternos tendem a ter uma personalidade mais parecida do que outros “irmãos comuns”, mas não tanto quanto os gêmeos idênticos.

Eles podem até inventar um idioma em particular para se comunicarem (isso também pode acontecer entre irmãos comuns, mas é menos frequente). Essa linguagem especial é conhecida como criptofasia. É por essa razão que, às vezes, os gêmeos idênticos ou gêmeos fraternos demoram um pouco mais para falar do que as outras crianças.

Portanto, tanto gêmeos idênticos quanto gêmeos fraternos podem compartilhar alguns hobbies, gostos e formas de comportamento social. Em suma, eles compartilham muitas características comuns, especialmente em relação ao aspecto psicológico.

Assim, é importante reconhecer as diferenças entre os dois termos. Irmãos gêmeos idênticos ou fraternos terão características que podem ser iguais ou diferentes, como até mesmo a probabilidade de compartilharem uma determinada doença.