“Goblin mode”, a palavra do ano que você deve conhecer segundo Oxford

Você está cansado de tentar se adequar aos padrões sociais? Está cansado de trabalhar para atingir metas que não o levam a lugar nenhum? Então está experimentando um novo fenômeno que já tem um nome e que você vai adorar descobrir.
“Goblin mode”, a palavra do ano que você deve conhecer segundo Oxford
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 22 maio, 2023

Como você se sente nestes últimos meses? Você tem um estado de espírito que vai da frustração à exaustão? Você às vezes tem uma vontade quase irreprimível de gritar, fugir de tudo ou fazer alguma travessura? Se essas ideias parecem descrever perfeitamente sua realidade atual, você deve saber que não é o único.

Todos os anos, o Oxford English Dictionary escolhe a palavra mais popular. Aquela que, de alguma forma, descreve as novas tendências da sociedade atual. No ano 2022 o que a referida instituição fez foi abrir o voto popular e permitir que a população escolhesse aquele termo, aquela palavra ou ideia, com a qual estivesse mais sintonizada.

93% dos que votaram escolheram o conceito do goblin mode. É possível que mais de um sinta certa surpresa e até perplexidade. Por que este conceito? O que tem de especial? A verdade é que não é novidade. Apareceu pela primeira vez no Twitter em 2009, mas foi neste ano e à medida que saímos da pandemia que se instalou, aos poucos, no inconsciente coletivo.

Explicamos em que consiste, porque é muito provável que se identifique.

O goblin mode descreve nossa saúde mental atual. Muitos de nós experimentamos uma certa sensação de angústia, sobrecarga, apatia e estresse.

Goblin mode
Nos últimos meses, temos arrastado um sentimento de opressão em relação às nossas expectativas sociais.

Goblin mode, a palavra que descreve como você se sente

Há um fato óbvio e é ele que nos mostra como a pandemia mudou nossas vidas. Pode ser que quando nos olhamos no espelho quase não notamos em nossa pele e expressão esses poucos anos que se passaram desde que tivemos que nos trancar. Porém, as variações, os recortes e as reformulações estão dentro de nós, em nosso psiquismo e até mesmo em nossa saúde mental.

O goblin mode descreve um estado mental complexo que combina exaustão com um sentimento de angústia, autoindulgência com o desejo de fugir de tudo. É como se um elfo mimado acordasse numa parte de nós que quer mandar tudo para o inferno, mas ao mesmo tempo não consegue escapar da névoa do estresse, da sobrecarga e do desânimo.

Se dermos uma olhada nos vídeos do TikTok marcados com esse termo, descobriremos uma descrição muito gráfica dessa ideia. Veremos muitos jovens dançando como se ninguém estivesse olhando. Há muitas pessoas que mal querem sair da cama, aquelas que estão sentadas em posturas estranhas e aquelas que comem junk food como se não houvesse amanhã.

Essa palavra esconde uma faceta tão obscura quanto perigosa no aspecto da saúde mental. Esse goblin nem sempre é gentil ou engraçado e, se nos deixarmos levar por ele, pode se transformar em uma entidade malévola.

O que é um goblin? Um leprechaun é uma entidade que tradicionalmente pode nos trazer magia, bons presságios e alegria. No entanto, em muitas culturas, os goblins também podem ser perigosos.

O “goblin” que quer se revelar das normas sociais

O Oxford English Dictionary definiu o termo goblin mode como mídia ou um tipo de comportamento autoindulgente, preguiçoso e descuidado típico de alguém que rejeita normas ou expectativas sociais. Esta definição descreve uma realidade que muitas pessoas vivem atualmente como resultado de tudo o que aconteceu nos últimos anos.

Pandemia, incertezas, crises econômicas e de valores… Há um cansaço inerente em parte da população. É aquilo que surge da frustração de não conseguir atingir os objetivos vitais. Também de um tipo de percepção associada à artificialidade que nos chega das redes sociais.

Há muito tempo estamos ancorados naqueles cânones de beleza impossíveis, em ideias de sucesso que beiram o complicado. Esses anos de pandemia nos fizeram reformular nossa percepção daquelas condições que, até pouco tempo atrás, nos escravizavam. O goblin mode convida-nos a revelar-nos a estilos de vida falsos e insustentáveis, optando por estilos de vida mais saudáveis.

Isso, sem dúvida, é tão positivo quanto necessário.

O lado menos amigável deste termo eleito como a palavra do ano

Especialistas alertam que o termo goblin mode reflete o próprio reflexo do estado mental de uma parte da população. Há aqueles que apresentam uma forma de descaso que tem como pano de fundo a apatia e a baixa energia para tomar conta da própria vida. É aquele estado em que tudo não nos importa e, pouco a pouco, nos aproximamos mais de algum transtorno de ansiedade ou depressão.

Não podemos ignorar o fato de que, conforme descrito em um estudo em colaboração com a Universidade de Zaragoza e a Universidade de New South Wales, os problemas psicológicos decorrentes da pandemia só pioraram. Isso pode fazer com que nosso goblin interior se torne, sem que percebamos, um goblin um tanto malévolo.

Estas são geralmente suas manifestações:

  • O goblin mode nos convence de que é melhor ficar na cama, evitando o convívio social.
  • Você vai para a cama e levanta com a mesma roupa. Aos poucos você perde a vontade de se arrumar.
  • Você deixa de cuidar da alimentação e come a primeira coisa que encontra em casa. E se for junk food, melhor ainda.
  • Muitas das metas que você definiu anteriormente para si mesmo não são mais importantes. Agora você apenas se limita a se deixar levar pela apatia, por aquele humor irritável, por aquele duende protestante que não se importa.
Mulher satisfeita no modo Goblin
Às vezes, as pessoas são forçadas a se transformar e adquirir novos hábitos em situações estressantes. O goblin mode nos propõe reduzir as expectativas e o eu idealizado.

Abrace seu leprechaun de forma saudável e terá um aliado

Vivemos o que muitos já definem como uma permacrise. Ou seja, estamos presos em um estrato em que uma crise adere a outra e depois a outra. Muitos de nós ativamos o goblin mode quase como um mecanismo de enfrentamento em um contexto tão complexo. No entanto, quando se trata de abraçar esse elfo interior, vamos tentar fazê-lo da melhor maneira possível.

Não nos tornemos cativos do descaso, da procrastinação e da apatia que tudo enferruja e fecha as janelas ao mundo. Adquiramos melhor aquele caráter travesso do leprechaun que não quer mais seguir as expectativas dos outros para assumir as suas. Sejamos ousados e digamos não à idealização, à necessidade de mostrar sempre a nossa melhor versão através dos filtros mais sofisticados.

Optemos pela autenticidade de quem se mostra tal como é, de quem aceita a realidade sem necessidade de adoçantes. Já passamos por eventos suficientes para continuar no modo Disney. O goblin mode pode ser mais adequado se o usarmos bem.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Santabárbara J, Lasheras I, Lipnicki DM, Bueno-Notivol J, Pérez-Moreno M, López-Antón R, De la Cámara C, Lobo A, Gracia-García P. Prevalence of anxiety in the COVID-19 pandemic: An updated meta-analysis of community-based studies. Prog Neuropsychopharmacol Biol Psychiatry. 2021 Jul 13;109:110207. doi: 10.1016/j.pnpbp.2020.110207. Epub 2020 Dec 15. PMID: 33338558; PMCID: PMC7834650.
  • Zhang Y, Janda KM, Ranjit N, Salvo D, Nielsen A, van den Berg A. Change in Depression and Its Determinants during the COVID-19 Pandemic: A Longitudinal Examination among Racially/Ethnically Diverse US Adults. Int J Environ Res Public Health. 2022 Jan 21;19(3):1194. doi: 10.3390/ijerph19031194. PMID: 35162214; PMCID: PMC8835174.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.