A gratidão muda vidas - A Mente é Maravilhosa

A gratidão muda vidas

22, abril 2016 em Psicologia 125 Compartilhados
Gratidão

Quantas vezes você se queixou hoje? Não importa o tema, só o fato de se queixar. Você pensou que talvez você tenha mais do que reconhece e valoriza? A gratidão é um presente que damos a nós mesmos quando reconhecemos nossas riquezas.

A gratidão nos permite ganhar certeza quando parece que não temos nada. Também nos dá paz quando somos capazes de ver quem está em nossas vidas, apesar de pensarmos que estamos sozinhos. A gratidão muda a vida quando damos a oportunidade de demonstrar o que temos.

“Quando bebes água, lembras da fonte”
-Provérbio chinês-

Você pode buscar o que deseja sem pressões

Quantas vezes você sonhou com uma vida melhor e se sentiu mal com isso após ver o que já tinha? Isso acontece porque você não agradece pelo que tem. A gratidão permite que você corra atrás daquelas metas que estabeleceu, desfrutando o que você é hoje e o que você tem.

menina de bicicleta sorrindo

Desta forma, quando você tiver o que deseja hoje, será mais feliz e sentirá o gosto de poder aproveitar as suas conquistas. E é justamente a falta de gratidão que pode transformá-lo em um hamster girando em uma roda de uma vida sem felicidade.

A gratidão te dá mais razões para ser feliz

Quando você vê a parte positiva da vida, passa a tomar mais consciência do que tem. Isso muda o chip. Certamente você já conheceu pessoas que parecem sempre estar bem. Geralmente falam das coisas que as fazem felizes e pelas quais são agradecidas.

Antes de pensar que elas não possuem problemas, analise e veja no que elas focam sua atenção. E você? Se você passa mais tempo buscando situações negativas, isso é o que verá. Você pode ter tido o melhor dia, acompanhado por seus melhores amigos e, ainda assim, não o verá como um dia bom.

Se agora você sente que tudo parece ir contra você ou que nada faz sentido, pare, respire profundamente e busque aquelas coisas pelas quais você deve sentir gratidão. Assim você verá que pouco a pouco elas se multiplicarão.

“O agradecimento é a parte principal de um homem de bem”
-Francisco de Quevedo-

A gratidão te faz feliz

Se você passa a vida pensando que estaria melhor com outro emprego, ou em outro lugar, será impossível que seja feliz. É perfeitamente normal criar novas metas, desde que não sejam um pretexto para a negatividade.

Agradeça pelo que você já tem. Por exemplo, se seu trabalho realmente não é exatamente o que você desejava, mostre gratidão por tê-lo e não estar desempregado. Você pode buscar uma alternativa melhor, pelo menos assim você estará mais tranquilo e feliz com o que faz.

A gratidão deve ser demonstrada

Às vezes agradecemos com palavras, mas não demonstramos a gratidão. Ou seja, você pode dizer que está agradecida aos seus pais por eles terem lhe dado a vida, entretanto, se você for visitá-los sempre que possível demonstrará muito mais gratidão do que apenas se falar deles.

Não importa o que você diz, mas sim como você demonstra. Se não acredita no que estamos falando, pense: quais são as coisas que, para você, são as mais importantes? Certamente você concordará com o que estamos querendo dizer, que os atos falam muito mais do que as palavras.

“Quando a gratidão é tão absoluta, as palavras sobram”.
-Álvaro Mutis-
corações

A gratidão te permite perdoar

Nossa vida está cheia de relacionamentos e momentos que nem sempre são agradáveis. Às vezes devemos nos afastar de pessoas tóxicas para termos uma boa vida e saúde mental. Ao invés de você ficar irritado, agradeça pelo tempo que te acompanharam e pelo que elas te ensinaram.

A gratidão aqui funciona como uma porta. Quanto mais capaz você for de agradecer, melhor você conseguirá fechas as feridas, perdoar e esquecer. Basta apenas começar a agradecer e, assim, conseguirá comprovar o que estamos dizendo.

A gratidão deve estar presente no bom e no mau

Você não pode agradecer apenas pelas coisas boas e esperar que as más desapareçam. Pense nas experiências e pessoas negativas como um caminho para melhorar. Ambos oferecem motivos, conhecimentos e razões para continuar demonstrando gratidão por tudo.

“A gratidão é como aquele licor do oriente que só se conserva em jarros de ouro: perfuma as almas grandes e azeda as pequenas”.
-Jules Sandeau-

Em um primeiro momento pode parecer complicado agradecer por aquilo que lhe fez mal, mas você não deve esquecer que isso faz parte de viver e crescer. Comece agradecendo e verá os resultados!

Recomendados para você