Identidade narrativa segundo Paul Ricoeur

Graças ao pensamento de Paul Ricoeur, podemos pensar em nós mesmos como o resultado de uma narrativa, de forma complexa e dinâmica. Conheça a teoria desse filósofo francês nesta leitura.
Identidade narrativa segundo Paul Ricoeur
Sara González Juárez

Escrito e verificado por a psicóloga Sara González Juárez.

Última atualização: 27 julho, 2023

A definição de identidade, bem como sua busca e construção, é um dos temas mais recorrentes na filosofia e na psicologia desde seus primórdios. Com o conceito de identidade narrativa, Paul Ricoeur marcou um antes e um depois, ao equiparar esse aspecto do ser humano à construção de uma história.

Neste artigo vamos explorar esse personagem e sua teoria, vinculando-a à identidade pessoal. Não perca nada, pois você está diante de uma das incógnitas mais intrigantes do ser humano.

O autor da identidade narrativa: Paul Ricoeur

Paul Ricoeur foi um filósofo francês nascido em 1913, cuja figura deixou um importante legado na hermenêutica e na ética. Sua visão baseou-se na filosofia fenomenológica e analítica, resultando em uma abordagem única para conceitos integrados e diversidade disciplinar.

Num relato sobre a sua vida e obra, publicado no livro Paul Ricoeur (2019), afirma-se o seguinte: “A sua obra aborda temas como a vontade, a ação, a identidade, a questão do tempo, a história, a interpretação…”.

Foi em sua obra O si-mesmo como outro (1990) que ele abordou a identidade pessoal como a capacidade dos indivíduos de dar sentido à sua existência por meio da narrativa. Para ele, a essência de uma pessoa não é determinada, mas construída e, além disso, flui.

Ricoeur destacou o papel da introspecção e da reflexão na construção da identidade pessoal.

Paul Ricoeur recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira, como o Paulo VI ou o John W. Kluge, ambos perto do ano de sua morte, 2005. Ele dedicou sua vida ao estudo da transcendência humana e sua herança ainda hoje nos influencia.

O que é identidade narrativa?

A noção desse conceito se baseia no fato de que a identidade é construída da mesma forma que o indivíduo conta uma história. Assim, nos constituímos como pessoas por meio da capacidade narrativa e de sermos atores de nossas próprias histórias.

Em uma revisão dessa teoria, publicada na revista Apuntes Filosóficos, explica-se que a identidade narrativa se configura graças à narrativa de experiências temporárias, razão pela qual há uma conexão entre os eventos, sua permanência no tempo e as qualidades da narrativa como expressão da própria experiência.

Essa ação envolve selecionar e organizar experiências dentro de uma narrativa coerente e significativa. Dessa forma, cria-se o senso de continuidade e desenvolve-se o autoconhecimento. O sujeito, portanto, tem um papel ativo e dinâmico na construção da identidade.

No entanto, essa criação de identidade narrativa também envolve interação com os outros. É aí que entra o papel das experiências compartilhadas, que são o vínculo entre as histórias dos outros e as suas. Assim, essa identidade seria influenciada pelo discurso dos outros.

Nossas identidades estão entrelaçadas por meio de narrativas.

À medida que adquirimos experiências vitais e suas narrativas são integradas à nossa identidade, muitos aspectos dela são reinterpretados e alterados. A identidade narrativa nos convida a refletir sobre nossa própria história para reinterpretá-la e evoluí-la.

Identidade pessoal

Contrastando com a identidade narrativa de Ricoeur está o conceito de identidade pessoal. Esta consiste na percepção que cada indivíduo tem de si mesmo, contínua e coerente.

Embora esta identidade seja construída através da narração e integração de novas experiências (pessoais e partilhadas), diferencia-se na medida em que alude à parte única que diferencia cada indivíduo. Ou seja, a identidade pessoal são os aspectos estáveis e duradouros da personalidade.

A identidade pessoal e a narrativa são conceitos opostos?

Ao falar sobre sua natureza mutável ou estática, pode parecer que ambos os tipos de identidade estão em contraste. No entanto, é mais sobre complementaridade.

A identidade pessoal agrupa os pilares sobre os quais contamos nossa história. É a continuidade no tempo e a sensação de estabilidade pessoal, pois sentir que nossa identidade muda a cada nova experiência (em vez de integrá-la em um discurso coerente) seria problemático para a saúde mental.

A identidade narrativa, por sua vez, seria o motor que faz a pessoa evoluir. É um processo dinâmico que permite integrar os novos “episódios” da vida de cada um dentro de um discurso coerente. Assim, com este tipo de identidade reflete-se, cresce-se como pessoa e enfrenta-se os desafios do futuro.

A identidade narrativa também engloba o aspecto ético da personalidade, pois através dela a própria história é reinterpretada a partir de novos acontecimentos.

Uma teoria para refletir

Em suma, a combinação entre o constante e o dinâmico é o que tornou a teoria de Paul Ricoeur tão diversa quanto integrada. Ao mesmo tempo em que respeita a continuidade da identidade, dá ao sujeito uma capacidade ativa de reescrevê-la e fazê-la evoluir. Tudo isso sem perder a coerência ou esquecer a influência social.

Embora a identidade permaneça um mistério tão distante de ser resolvido quanto a própria mente, Ricoeur ofereceu uma abordagem complexa para trabalhar. Além disso, deixa uma reflexão importante: como construímos nossas próprias histórias? Como as histórias nos constroem? A chave, segundo a teoria da identidade narrativa, está nessa complexa e ao mesmo tempo bela interação.


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  • Grondin, J. (2019). Paul Ricoeur. Herder Editorial.
  • Ricoeur, P. (1990). Sí mismo como otro. Siglo XXI Editores.
  • Ricoeur, P. (2000). Narratividad, fenomenología y hermenéutica. Anàlisi: quaderns de comunicació i cultura, (25), 189-207. https://www.raco.cat/index.php/Analisi/article/view/15057
  • Ricoeur, P. (2003). Tiempo y narración: Configuración del tiempo en el relato histórico (Vol. 1). Siglo xxi.
  • Salcedo, E. (2016). La identidad personal como identidad narrativa en Paul Ricoeur. Apuntes Filosóficos25(49), 117-131. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5991124

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