A imaginação ajuda a administrar as emoções negativas

A imaginação ajuda a administrar as emoções negativas

dezembro 20, 2016 em Psicologia 899 Compartilhados
A imaginação ajuda a administrar as emoções negativas

As emoções são inerentes a nós, por isso não podemos nos livrar delas mesmo que queiramos. Sentir ira, ciúmes ou ódio é normal, embora essas sejam emoções negativas que deveríamos saber administrar. O grande problema é que ninguém nos ensinou a fazer isso. No entanto, com a ajuda da nossa própria imaginação, podemos aprender.

Sabemos que as emoções negativas não são um motivo de alarde, e por isso tentamos reprimi-las e escondê-las. Essa não é uma boa técnica, já que, como você com certeza sabe, elas terminam vindo à tona de um jeito ou de outro. Ainda que você não seja capaz de escolher qual emoção sentir, o que dá pra fazer é pensar no que fazer com essas emoções negativas que pouco nos agradam.

As emoções são trens que vêm e vão

O que faz um trem, fica parado no mesmo lugar? Não, um trem se move, vem e depois se vai. Muitas vezes nos disseram para imaginar nossa vida como um trem no qual as pessoas sobem, algumas ficam e outras descem. Pois agora use sua imaginação para visualizar esse mesmo trem, mas carregado com suas emoções negativas.

trem-lua

Quando você sente ira ou raiva, parece que não é possível se libertar dessas emoções. Elas se apegaram a você de tal maneira que não é possível soltá-las. A verdade é que você não as está deixando ir, mas está permitindo que elas fiquem. Você tem que começar a vê-las como se estivessem dentro de um trem que, em alguns minutos ou horas, irá tomar uma rota diferente.

Pode ser que seja difícil para você imaginar suas emoções em um trem, talvez até pense que isso não é capaz de ajudar. Você não está consciente de que sua mente é a coisa mais poderosa que você tem; nela, se você acredita que algo é possível, assim será; se você considera que não pode ir mais além, isso também irá acontecer.

Responda a esta pergunta: por que as emoções positivas não o preocupam? Se elas não são preocupantes, as negativas também não deveriam ser. O problema é que damos muito protagonismo a estas últimas porque elas nos transmitem sensações muito negativas. Não dê importância a elas, não se concentre nelas. Se fizer isso, o trem irá começar a viagem e ir embora.

Caracterize suas emoções

Esta pode ser uma técnica muito apropriada para a utilização com crianças, mas a verdade é que também pode cair muito bem para nós adultos. Às vezes reprimimos tanto as nossas emoções que escapamos delas, as ignoramos, embora elas continuem aí.

Por isso pode ser realmente positivo dar corpo às suas emoções. Liberte a sua imaginação e imagine que esses ciúmes que você sente ou essa raiva estão em sua mão. Tente imaginar quanto pesa, qual cor pode ter, se é grande ou pequena… Em suma, você está dando características à sua emoção, está observando-a e analisando-a.

mulher-borboleta

Isso permitirá que você lide com ela de uma forma mais eficaz. Em vez de ignorá-la, você está descrevendo-a, e disso vai ajudar a administrá-la. Imagine que você a enxergue muito grande, obscura e pesada. Isso fará você refletir sobre se realmente é assim, ou se está fazendo muito caso para uma situação bastante irrelevante.

Esta técnica também pode ajudar as crianças da casa, porque muitas vezes eles não sabem como lidar com as suas emoções negativas. Às vezes nós também não, mas não porque não sabemos, e sim porque não queremos enfrentá-las. Entretanto, lembre-se: mesmo que você as ignore, elas estarão aí, não irão embora, e se você não resolvê-las, irão consumi-lo.

Se suas emoções lhe causam medo, ridicularize-as

As emoções negativas nos dão medo. Uma vez que tenhamos aprendido o passo anterior, talvez você se encontre com um terrível ogro que representa a raiva que sente lá dentro. Talvez uma sombra alta e escura, desenhando a silhueta dos ciúmes. Seja como for, se você quiser se libertar delas, é preciso neutralizar esse medo que o aflige.

Recorrendo à técnica anterior, tendo as emoções em nossas próprias mãos, elas não sobreviverão se as ridicularizamos. Pense nesse terrível ogro imaginando que fala com uma voz ridícula ou note que essa sombra está vestida com um terrível conjunto de saia e chapéu. Isso fará com que você sorria, e embora você não acredite, irá ajudá-lo a deixar que essas emoções negativas fluam, desaparecendo pelo buraco que você abriu.

mulher-imaginacao

Não podemos nos livrar das emoções negativas, mas podemos nos libertar delas. Utilizando essas técnicas imaginativas ou outras, é possível deixar de alimentá-las para que não sejam cada vez maiores. A raiva, se nós focarmos nela, pode nos levar a fazer coisas das quais com certeza iremos nos arrepender mais tarde.

Pode ser que seja ridículo para você pensar nisso tudo para poder lidar com suas emoções, mas isso poderá ajudá-lo em várias ocasiões. Não fique pensando no quão estúpido isso pode ser, para isso já bastam suas emoções negativas, elas são ridículas. Pense dessa maneira e conseguirá abandonar uma grande carga cheia de negatividade e de maus pensamentos. Sua imaginação é mais poderosa do que você pensa.

Recomendados para você