5 frases sobre a importância de saber esperar

· novembro 15, 2018

Saber esperar é uma verdadeira arte. Quem desenvolveu esse talento prova que atingiu um importante grau de evolução pessoal. Ele exige autocontrole, tolerância à frustração, temperança e capacidade de ver a realidade em perspectiva.

Quando chegamos ao mundo, somos o oposto disso. O bebê não espera pela satisfação das suas necessidades. Ele quer o que quer e deseja ser atendido instantaneamente. Se ele não consegue, se desespera e começa a chorar.

Assim, saber esperar é uma conquista que só poderá ser alcançada com o tempo, com a experiência e um paciente trabalho consigo mesmo. É uma grande virtude que nos protege e nos fortalece diante das adversidades. Isso permite que você lide com os maus momentos de uma forma tranquila.

Os grandes pensadores sabiam disso e nos deram frases maravilhosas a esse respeito. Estas são algumas delas.

Quem não deseja, não se frustra. E quem não se frustra, não se avilta. O verdadeiro sábio espera na quietude, espera tranquilo enquanto tudo acontece. Dessa forma, sentimos paz, harmonia, e o mundo segue o seu curso natural”.
-Lao Tse-

1. O prazer de saber esperar

Se há alguém que cultiva a arte de saber esperar, são os caçadores e pescadores. É por isso que uma das frases de Joseph Antoine René Joubert diz: “O prazer da caça é o prazer da espera”. Como você pode ver, neste caso não falamos em esperar como sacrifício, mas como algo que proporciona satisfação.

A espera do caçador é uma espera ativa. Faz parte do desafio de capturar a sua presa. A única maneira de pegá-la é dando um tempo para que ela saia do esconderijo e esteja em uma posição em que ele possa agir.

O mesmo vale para os pescadores. No fundo, esta é uma metáfora para a vida. O momento oportuno não são todos os momentos. Você terá que esperar por ele e saber como agir quando ele se apresentar.

Homem sentado em peixe voador

2. A melhor maneira de esperar

Há uma frase de Gustave Flaubert que diz o seguinte: “Você tem que esperar quando está desesperado e caminhar enquanto espera”. Esse é precisamente o paradoxo envolvido em saber esperar. Isso não significa passividade, apenas se mover na direção certa.

Uma espera ativa tem a ver com não parar simplesmente para ver o tempo passar. Pelo contrário, está relacionado a estar ciente de que é importante seguir em frente, mesmo que esse progresso seja limitado ou não ofereça exatamente o que estamos procurando imediatamente.

3. É melhor não se adiantar

Uma boa parte da arte de saber esperar é não se deslocar para cenários mentais que estão no futuro, especialmente quando isso envolve possíveis problemas. Muitas vezes nos desgastamos demais tentando resolver problemas que nem sequer existem.

Algo assim é o que Julia Navarro nos lembra quando diz: “Quando chegarmos a esse rio, cruzaremos essa ponte”. Voltando à metáfora, não sabemos se realmente vamos alcançar esse rio. Talvez nunca façamos isso, mas perdemos muito tempo e muita vida construindo essa ponte na nossa imaginação.

A beleza da natureza

4. Esperar com esperança 

Essa frase de Samuel Johnson diz o seguinte: “É necessário esperar, mesmo que a esperança sempre se frustre, porque a esperança é uma alegria, e seus fracassos, embora frequentes, são menos terríveis do que a sua extinção”.

Como diz Johnson, a esperança em si é uma alegria. Significa olhar para o amanhã com otimismo e expectativas positivas. Embora o que se espera nem sempre chegue, a atitude por si só é um adicional para a nossa vida. Pelo contrário, a desesperança é a morte de todos os sonhos diante do amanhã. Com ela, a própria vida começa a perder valor.

A maturidade de saber esperar

5. Tudo chega…

Esta é uma das frases mais simples, mas também mais fortes sobre o tema da espera. Diz o seguinte: “Tudo chega para quem sabe esperar”. O autor desta frase foi Henry W. Longfellow. Ele resumiu em uma única frase tudo que pode ser dito sobre a arte de saber esperar.

Muitas vezes não conseguimos o que queremos porque não perseveramos o suficiente. Às vezes é necessário tempo, e esse tempo pode ser considerável. Essa longa espera pode nos levar a agir de forma precipitada ou a abandonar o objetivo com antecedência. Esquecemos que quanto mais perseveramos, mais aumentam as chances de conseguirmos o que queremos.

Saber esperar tem a ver com maturidade, com equilíbrio, com caráter. É uma das conquistas mais difíceis da vida, mas também uma das mais doces e enriquecedoras. Quem sabe esperar também sabe viver.