Caleidoscópio: o poder da esperança - A Mente é Maravilhosa

O poder da esperança: o caleidoscópio

Fevereiro 15, 2018 em Emoções 0 Compartilhados
Um caleidoscópio como presente de Natal

Há muitos brinquedos, mas alguns parecem mágicos para nós. É o caso do caleidoscópio, que permite ver o mundo sob muitas formas e cores diferentes. Sempre foi um dos meus brinquedos favoritos. Outra coisa é ser capaz de pronunciar seu nome, que não é tão simples. Hoje proponho descobrir como o poder da esperança é capaz de nos ajudar a alcançar o que parece impossível, através desta história de Natal.

Olhar através de um caleidoscópio é um convite para sonhar com um mundo de possibilidades.
Compartilhar

Lembro-me de que era Natal, enfeites por toda a casa, especialmente pendurados na árvore que se levantava quase a tocar o teto, adornada com bolas coloridas e serpentinas douradas; se faziam visíveis diante dos meus olhos, nos olhos de uma menina de seis anos que acreditava fielmente na magia, em Papai Noel e nos magos.

“O Natal agita uma varinha mágica sobre o mundo, e assim tudo se torna mais suave e mais bonito.”
-Norman Vincent Peale-

Criança caminhando na neve

O presente perfeito

Saí para um passeio pela mão do meu pai, e fomos ver brinquedos. Assim que eu o vi, eu estava certa de que este, e não outro, tinha que ser o meu presente de Natal. Era um simples tubo adornado com uma família de ursos celebrando o Natal, já que os pequenos seguravam enfeites para a árvore: bolas coloridas, estrelas cheias de luz, anjos…

Os ursos eram então meu animal favorito, dormia com um pijama de ursinhos, tinha uma camiseta com a foto de um urso real e centenas de ursos de pelúcia de todos os tipos, cores e tamanhos. Do urso pardo ao urso polar. O urso polar branco, que vivia no gelo, era o favorito dos meus favoritos. Também tinha ursos de cores únicas, como um urso rosa, ou mesmo um urso com um laço vermelho de bolinhas brancas.

“A magia é a ponte entre o visível e o invisível.”
-Anônimo-

Mas esse tubo não chamou a minha atenção apenas pelos ursos: se você olhasse através dele, poderia ver muitas composições diferentes. Algo estranho e lindo ao mesmo tempo. Estrelas se convertendo em flores, flores tornando-se círculos, círculos que viram losangos, e assim por diante em uma infinidade de misturas de formas e cores, tão diferentes e iguais. Olhar através desse tubo me fez sentir capaz de viajar para outros mundos, de viver mil aventuras em um único momento.

“Aqueles que creem na magia estão destinados a encontrá-la”.
-Anônimo-

Criança em balanço na Lua

O caleidoscópio

Só podia insistir com meu pai para que aquele fosse o meu presente:

  • Papai, quero esse tubo com os ursos bonitos.
  • O caleidoscópio? – respondeu meu pai com um sorriso largo.
  • O Calidoque…– eu disse fazendo uma careta típica de quando algo despertava a minha curiosidade.
  • Se vai pedi-lo ao Papai Noel, você vai ter que aprender a falar – disse o meu pai sorrindo.

De volta para casa, eu não parei de tentar (calicopio, Calidoscpio, Calidopia, Caledocopi, Caledospo…), mas não havia nenhuma maneira de conseguir. Meu irmão mais velho riu de todas as palavras que eu inventava no momento e insistiu; Caleidoscópio. Eu continuei tentando aprender o nome, mas quando eu não consegui, senti que Papai Noel não iria trazê-lo para mim.

Por fim a véspera de Natal veio, e no momento de abrir os presentes, eu me senti um pouco triste. Segui tentando pronunciar o nome do presente que desejava, mas me calei… não acertava nenhuma letra mais. Eu abri meu primeiro presente, convencida que não seria meu tubo com ursos bonitos. Mas quando eu o abri, lá estava. Sendo o presente que eu esperava, eu senti tanta emoção que sem pensar eu disse: – O CALEIDOSCÓPIO que eu queria.

“A esperança desperta o empenho, mas apenas a paciência o termina”.
-Anônimo-

Todo esforço tem a sua recompensa. A menina desta história de Natal estava prestes a perder a fé em receber o presente que ela esperava, porque apesar de sua insistência, a palavra caleidoscópio resistia. No entanto, foi só receber o presente e sentir tanta emoção que, sem qualquer esforço, ela pode finalmente proferi-la. Tenho certeza de que ela nunca esquecerá como a palavra caleidoscópio é pronunciada, ou esquecer aquele Natal ou o que significou para ela.

Recomendados para você