A importância de ser grato – A mente é maravilhosa

A importância de ser grato

18, fevereiro 2015 em Emoções 3336 Compartilhados
grato

Ser grato é sinal de boa educação.

Muitas vezes nos esquecemos desse dito popular, que carrega uma grande verdade. São muitas as questões que escapam do nosso controle na vida, mas ainda podemos controlar a forma como agimos diante das coisas.

Nossa mente é bombardeada por milhares de bits de informação por segundo, razão pela qual se deve filtrar tudo aquilo que não se está buscando ativamente.

O problema reside no fato de que, como regra geral, nossa mente tende a ver sobretudo o que está mal e o que nos falta. Isso acontece porque, para evitar o perigo e assegurar nossa sobrevivência, buscamos aquilo que se situa fora do esperado e que pode representar riscos.

Entretanto, se nos deixamos levar por esses pensamentos negativos, eles podem começar a dominar a nossa mente e a afetar nossas expectativas. Começamos a esperar situações negativas e a criar o negativo em nossa vida. O resultado final é uma vida de experiências e resultados frustrantes e decepcionantes.

No entanto, podemos deter a tendência negativa natural de nossa mente por meio da reorientação à abundância e ao que é positivamente possível, concentrando-nos naquilo pelo que somos agradecidos.

Com essa mudança de visão, sua vida pode mudar de rumo quase que imediatamente. Pode haver uma revolução em seu mundo e em tudo que você pode criar nele.

Dessa forma, sentimo-nos muito melhor, sendo agradecidos inclusive quando as coisas não vão tão bem e quando surgem conflitos ou problemas.

Aprender a ser grato para aproveitar a vida

Qual a visão que você tem sobre a sua própria vida? Você é capaz de valorizar as coisas boas que tem? Em quais aspectos você se concentra ao observar sua própria existência? Os pontos a seguir podem estimular a sua reflexão e ajudar a alterar a perspectiva que você manteve até agora:

Abra os olhos ao mundo. Temos que sair do nosso “mundinho fechado”, olhar para o lado de fora e aos demais para nos darmos conta de todas as coisas que temos, e agradecer por elas. Lamentavelmente, há muitas pessoas em uma situação pior do que a sua. Torne-se consciente disso e reflita. É certo que depois você ficará muito mais grato pela situação em que se encontra, da qual você muitas vezes se queixou.

Pense em todas as coisas ruins que não acontecem para você. Às vezes ocorre um pequeno percalço, que poderia ter sido muito pior. É importante dar-se conta disso, e agradecer pelo fato de que o problema não foi maior.

Preste atenção nas coisas boas que acontecem para você. Muitas vezes vivemos a vida sem prestar atenção às pequenas coisas boas que nos acontecem diariamente, porque os fatos mais “espetaculares” são mais evidentes e chamam mais a atenção. No entanto, se você pensar um pouco verá a quantidade de coisas boas que há na sua vida. É fundamental nos reeducarmos para aprender a pensar positivo e ver tudo de bom que vivemos a cada dia.

Aprenda a ser agradecido por meio da prática. Tudo pode ser aprendido e a capacidade de experimentar a gratidão é uma parte de seu caráter que sempre pode ser aprimorada, se você praticar. Há formas de fazê-lo, como, por exemplo, escrever diariamente em um “Diário de Gratidão”, conforme recomenda Martin Seligman. Você sabia que a eficácia da gratidão na vida das pessoas está comprovada cientificamente?

Rodeie-se de pessoas com uma atitude positiva e agradecida. As atitudes negativas e pessimistas contagiam rapidamente, por isso é importante que aqueles que nos acompanham na vida tenham uma visão otimista. Nós também podemos ajudar os outros a verem tudo de bom que têm em suas vidas.

Decida não ser a vítima. Em momentos difíceis, ou quando você perde alguém, é muito importante manter-se grato pelo que você continua a ter e pelas oportunidades que ainda se apresentam. Trata-se de não se concentrar apenas naquilo que é considerado mau, buscando o positivo em cada situação. Tenha calma e serenidade para entender que sempre há algo favorável, ainda que demoremos para descobri-lo.

Ser grato é uma qualidade que todos admiramos no caráter dos outros, não é mesmo? Para tal atitude, não há razões, nem desculpas. Tampouco importa a idade, você nunca será velho demais para tentar ser positivo e valorizar tudo de maravilhoso que você tem.

Tente. Você verá que pode começar, pouco a pouco, a se sentir agradecido por todas as pequenas coisas que te acontecem.

Imagen cortesía de Alice Popkorn

Recomendados para você