A importância do primeiro passo – A mente é maravilhosa

A importância do primeiro passo

10, junho 2015 em Emoções 0 Compartilhados
primeiro passo

A vida é feita de decisões. Algumas são pouco significativas, coisas do nosso cotidiano; outras são muito importantes e suas consequências nos acompanham por toda a vida.

Você faz muitos planos e não consegue colocá-los em prática? Ao longo dos anos, você percebe que não tem escolha e deve enfrentar as situações adversas como elas se apresentam. Quanto mais rápido resolvermos os nossos problemas, mais fácil será alcançar nossas metas.

Por essa razão, é muito importante dar o primeiro passo em qualquer situação. É uma forma de ter o controle da sua vida, o que provocará menos estresse e preocupação.

Na verdade, muitas pessoas são bem-sucedidas porque as pessoas próximas tomam a iniciativa em suas vidas. O empresário de Michael Jordan, quando ele assinou um contrato com o Chicago Bulls, decidiu que este jogador, mundialmente famoso, merecia um salário de 52 milhões de dólares por ano. Depois de muitas negociações, Jordan concordou em receber um cheque anual de 30 milhões. Nada mal, hein?

Este exemplo de negociação pode ser utilizado em qualquer área da nossa vida (amor, amizade, lazer). Abaixo, os benefícios de dar o primeiro passo.

Seja mais seguro de si

Que tal sair de “um dia vou fazer, para estou fazendo e aprendendo”?  É normal ter dificuldades para dar o primeiro passo, principalmente se você for tímido ou introvertido e está enfrentando uma situação completamente nova. No entanto, a próxima vez será mais fácil. Tudo na vida nos traz um aprendizado, e a partir dele podemos enfrentar qualquer coisa: convidar aquela garota/o para sair ou ter sucesso nas negociações de uma entrevista de emprego. “O não você já tem”, então por que não tentar? Você não tem absolutamente nada a perder.

Depois de alcançar o sucesso pela terceira ou quarta vez, realmente se sentirá capaz de alcançar seus objetivos. Para dar o primeiro passo é melhor não pensar muito e agir rapidamente. Lembre-se de que “Quem não arrisca, não petisca”.

Com decisão e confiança

Nós já vimos os benefícios de ter um pouco de iniciativa, mas muitas pessoas pensam “como posso conseguir?”. Em primeiro lugar, a comunicação não verbal é muito importante. Antes de dar o primeiro passo, em qualquer situação, observe a outra pessoa (sem deixá-la constrangida e sem pressionar). Em seguida, tente ser o mais claro possível em seus argumentos, sem hesitação ou dúvida. Isso passará uma imagem de muito mais confiança e segurança.

Finalmente, é muito importante ser flexível e democrático, porque em muitas situações seus interesses colidem com os interesses da outra pessoa. É melhor chegar a um acordo, de maneira que ambas as partes fiquem satisfeitas. Caso contrário, você seria o vencedor sempre e isso é algo que ao longo do tempo, se torna chato. Não é verdade?

Recomendados para você