Você sabe o que é um insight?

· março 8, 2019
Às vezes encontramos a explicação para algo sobre o que pensamos durante muito tempo de uma maneira súbita. É uma verdade revelada ou insight.

Insight é um termo em inglês utilizado na psicologia para definir o momento em que tomamos consciência ou nos damos conta de algo; seja sobre nossos problemas (ou uma solução para um), nosso humor, nossas emoções, nossos pensamentos, etc.

Em muitas ocasiões, experimentamos uma série de estados de humor sem saber, notando apenas sensações de desconforto ou bem-estar, mas sem entender muito bem como nos sentimos. É no momento em que nos tornamos capazes de compreender essas emoções ou o que nos levou a nos sentir dessa forma que podemos continuar avançando.

Assim, por meio do insight, a pessoa capta ou compreende uma “verdade” revelada. Pode acontecer de repente, depois de um profundo trabalho, ou por meio de técnicas adaptadas.

“A mente está adaptada à sobrevivência cotidiana, e para isso é muito útil. Mas ela o distrai da consciência. Se você aprender a conter sua atividade quando quiser, modificará sua percepção e aflorará a consciência”.
-Manuel Almendro-

Definições de insight ao longo da história

A criatividade regida pelo nosso cérebro

Psicologia da Gestalt

Na psicologia da Gestalt, o insight seria a capacidade de compreender como todas as partes do problema se encaixam para atender às exigências do objetivo. Isso implica reorganizar os elementos da situação problemática e, como consequência, resolver o problema (R. Mayer, 1986).

Psicologia psicodinâmica

Do ponto de vista psicodinâmico, o insight seria a consciência dos conflitos inconscientes, e a adequada compreensão destes seria a base do autoconhecimento. O insight daria nome ao processo dentro do tratamento analítico pelo qual a pessoa consegue penetrar na natureza do conflito automático.

Essa conexão produz uma nova visão, uma nova relação com os conteúdos mentais que até então eram inteligíveis, provocando, assim, uma mudança significativa na experiência. Com o insight, conseguiríamos ter uma compreensão mais sofisticada da nossa realidade à luz de um novo contexto.

Nas palavras de Sigmund Freud, seria a recuperação consciente de memórias reprimidas (inconscientes) (E. Erikson, 1979).

Psicologia cognitivo-comportamental

O insight, como um fenômeno cognitivo e dentro dessa corrente, ocorre nas pessoas de forma repentina ou súbita como resposta a uma dada situação. Seriam estilos de enfrentamento ou esquemas cognitivos diferentes daqueles que já tínhamos e que não eram suficientes para resolver nossos problemas. Graças ao insight, descobriríamos uma nova maneira de abordar nossos conflitos.

“Cada um de nós sabe tudo. Só temos que abrir nossas mentes para conseguir escutar nossa própria sabedoria”.
-Dan Brown-

Tipos e características do insight

Podemos falar de três tipos:

  • Insight intelectual. Ocorre racionalmente. Mostra o entendimento intelectual de algo, mas não um saber emocional e operacional de uma situação.
  • Insight emocional ou visceral. Seria aquele que traz uma clara consciência, compreensão e sentimento ao mais profundo do ser, em relação ao significado de comportamentos pessoais. Além disso, permitiria que ocorressem modificações positivas na personalidade.
  • Insight estrutural. É o conhecimento consciente ou inconsciente da pessoa que adquire, emprega e projeta através da união de estruturas.
Mulher pensativa

Em relação a suas características:

  • Boa parte do processo é realizado de maneira inconsciente.
  • Geralmente ocorre de maneira repentina.
  • Proporciona a compreensão de uma situação, um problema ou um aprendizado não resolvido ou inexistente anteriormente.
  • A pessoa sente que eleva seu nível de consciência, de compreensão, em relação à situação.

“Sua visão ficará mais clara somente quando você olhar para dentro de seu coração… Aquele que olha para fora, sonha. Quem olha para seu interior, acorda”.
-Carl Gustav Jung-

O eureka da Psicologia

Ter a capacidade de insight ou facilidade para o insight é descobrir que o que acontece conosco tem um nome e que podemos fazer algo a respeito.

Chegar ao insight nos permite adquirir uma sensação de controle que incide diretamente sobre a nossa confiança. A sensação de controle proporcionada é uma explicação adequada do nosso problema. Além disso, nos traz alívio e nos leva a buscar uma solução, abrindo a porta para a esperança de sair do buraco em que nos encontramos.