Insônia, que tenha bons sonhos

· janeiro 7, 2016

Vira-se outra vez na cama e troca de novo a postura.  Experimenta contar carneirinhos…1…2…3… Nada. Não tem jeito.

Levante-se, vá até a geladeira e beba água. Percorra o corredor com a convicção de que agora, sim, você vai  conseguir pegar no sonho…

Mas não. Não tem jeito. Amanhã será outro dia no qual a rotina vai me pesar, a noite vai voltar a chegar e de novo vou dar voltas infinitas, O que não me deixa dormir?

O que não nos deixa dormir?

Quando sofremos de insônia, em muitas ocasiões não conseguimos dormir bem pelo próprio medo de não dormir que surge antes de ir para a cama e que não nos permite pegar no sono.

Outras vezes, é nossa mente ativa a que impede o sono, rondando uma e outra vez, trabalhando na resolução de problemas diários, assuntos de família, planos, preocupações e dores corporais, trabalho… etc.

Tentar controlar os pensamentos se torna irônico e paradoxal e gera ainda mais pensamentos.

céu estrelado

Há crenças que não favorecem a conciliação do sonho, por exemplo, considerar que dormir é tempo perdido, ou tomar remédios que mais atrapalham do que ajudam.

A importância de dormir bem

Quando se tem sono é importante dormir, mesmo que seja de repente, inclusive se ele aparecer enquanto se desempenha um trabalho muito importante, como conduzir um trem ou realizar uma intervenção cirúrgica, é importante parar uns minutos e dormir, pois de nossos atos não só depende nossa vida, mas também a vida de outros.

Além de colocar em ordem o nosso estilo de vida, fazer exercício melhora, no médio prazo,  a qualidade do sono e exerce um efeito ansiolítico e antidepressivo, sobretudo se for de tipo aeróbico.

Fazer exercício melhora a duração e qualidade do sono e a capacidade para descansar e conseguir um sono reparador.

É importante não realizar uma atividade física imediatamente antes de se deitar, salvo que se trate, por exemplo, de um passeio tranquilo ao ar livre ou de outras atividades recreativas que ajudam a aliviar tensões, limpar a mente e melhorar o humor.

relaxar

Recomendações e técnicas para enfrentar a insônia

1) Valorizar a importância do sono para uma vida rica e feliz.

2) Reorganizar-se: é importante dar tempo a cada coisa (inclusive ter tempo para dormir), regularizar a vida e as atividades diárias. A forma de viver tem relação com a forma de dormir e vice-versa.

3) Definir metas de trabalho diário e ter a satisfação de tê-las realizado. Pode haver fatores que impossibilitem planejar como será o dia seguinte, mas em qualquer caso, ordenar a atividade é ordenar o sono: agenda, horários…

4) Manter horários regulares: levantar-se e deitar-se todos os dias quase na mesma hora, independentemente de ter ou não sono.

5) Evitar o café e as refrigerantes e cuidar a alimentação, especialmente no jantar.

As bebidas estimulantes como o chá, o café, o chocolate, o guaraná, a erva mate ou os refrigerantes podem atrapalhar o sono. E também as comidas muito condimentadas com especiarias picantes ou os alimentos que produzem gases, azia e acidez.

O chocolate, a hortelã e as comidas gordurosas diminuem a pressão do esfíncter, o que causa refluxo do esôfago em seu interior em pessoas com pré-disposição.

Em geral, é aconselhável se deitar, pelo menos, 2 horas depois de ter jantado para evitar problemas de refluxo.

EVITE: os alimentos que possuem propriedades diuréticas, como a salsinha, a endívia, o aipo, o alho, a berinjela ou a cebola podem fazer que nosso sono seja interrompido.

PRIORIZE: entretanto, há alimentos que favorecem o sono por serem ricos em triptofano (bananas, massa, arroz, cereais integrais, tâmaras, figos secos, nozes) ou em melatonina (milho, tomates ou batatas).

6) Procurar um melhor lugar para dormir e o ter como um refúgio, como um canto acolhedor.

7) Tirar um pé do lençol ou cobertor regula a temperatura corporal e ajuda a conseguir uma melhor circulação.

8) Escrever: se aparecerem novas ideias ou planos quando estiver deitado, é bom ter papel e lápis à mão para registrá-los. Ao ficarem escritos, nos liberamos deles de algum jeito: desaparecem do pensamento e é possível dormir tranquilo.

9) Meditar melhora a atenção dirigida para a respiração e leva a um estado de tranquilidade mental.

Desejamos doces sonhos a todos…