Ioga pré-natal: 5 exercícios

· agosto 13, 2018

Quando você está grávida, o seu corpo passa por muitas mudanças que podem gerar grandes níveis de estresse. Por isso, apresentamos a todas as futuras mamães a ioga pré-natal: uma maneira de manter a mente e o corpo saudáveis durante o período de gestação.

A ioga pré-natal se concentra nas posturas que as mulheres grávidas podem realizar para aumentar a sua força e flexibilidade, proporcionando também benefícios para o bebê. Também ajuda a respirar adequadamente e a aprender a relaxar para ter um parto mais cômodo e fácil. Além disso, alguns estudos afirmam que a ioga é ideal para mulheres grávidas.

As aulas de ioga pré-natal são uma excelente maneira de se preparar para o processo do parto e desfrutar da companhia de outras mulheres grávidas.

Aula de ioga pré-natal

Os benefícios da ioga pré-natal

Os benefícios da ioga pré-natal para as futuras mamães são incontáveis. Estes são alguns dos mais importantes:

  • Melhora o sono.
  • Redução do estresse
  • Maior força, flexibilidade e resistência.
  • Redução da dor lombar.
  • Diminui as náuseas.
  • Redução da síndrome do túnel do carpo.
  • Diminuição de dores de cabeça.
  • Menor risco de parto prematuro.
  • Menor risco de restrição de crescimento intrauterino.

Ioga pré-natal: 5 exercícios

Uma vez que conhecemos os benefícios da ioga pré-natal, é o momento ideal para apresentarmos alguns exercícios para praticá-la.

Malasana

Para praticar o primeiro exercício, você deve se sentar em uma cadeira com as duas pernas esticadas à sua frente. Em seguida, dobre os joelhos e coloque os pés perto do assento, um pouco mais separado do que a largura do quadril.

Em seguida, apoie o seu peso nos pés e levante-se do assento para se agachar, com as pernas abertas. Fique em pé e coloque as mãos entre os joelhos, pressionando o interior das coxas com os cotovelos. Se isso for desconfortável para você, sugerimos usar blocos para executar um agachamento suportável.

Triângulo

Comece com os pés mais separados do que a largura dos ombros. Dê um passo à frente com a perna esquerda e dobre-a pelo joelho. Você deve ficar com o peso do corpo inclinado ligeiramente para a frente.

Inspire e depois expire enquanto levanta o braço direito sobre o ombro. Então, vire a cabeça olhando para cima; você pode colocar o braço esquerdo na coxa como apoio.

Finalmente, faça uma respiração completa enquanto abaixa o braço direito e estica a perna esquerda. Volte à posição inicial e repita o movimento com 5 respirações completas. Inverta os pés e repita a sequência do outro lado para fazer o exercício completo.

“Os dois equipamentos mais importantes de que você precisa para fazer ioga são o seu corpo e a sua mente”.
-Rodney Yee-

Uttanasana

Como no exercício anterior, para realizar a Uttanasana você deve se posicionar com os pés mais distantes do que a largura dos quadris, os joelhos levemente flexionados e os quadris no nível apropriado.

Em segundo lugar, incline-se para a frente na cintura e deixe a cabeça cair em direção ao tapete, enquanto os joelhos permanecem soltos. Segure os cotovelos com as mãos opostas, pois isso ajudará a alongar a coluna. Não se preocupe se você não for capaz de tocar o chão.

Upavistha Konasana

Para começar, você deve se sentar com as pernas estendidas em linha reta à sua frente. Estique as pernas lateralmente, embora você não precise se esforçar muito. Depois, mantendo as costas retas, incline o peito e coloque os antebraços no chão à sua frente. Essa postura é especialmente boa para esticar os quadris e abri-los.

Parivrtta Sanchalanasana

Nosso último exercício de ioga pré-natal requer iniciar com todos os membros inferiores e superiores apoiados no chão. Para isso, você deve colocar o pé esquerdo no chão, dobrando a perna a 90 graus para que a panturrilha fique paralela a ela.

Usando suas mãos como apoio para lhe dar estabilidade, flexione e estenda o pé direito atrás de você. Assim, você ficará apoiada principalmente nas mãos e na perna esquerda, que está na frente. Para terminar, mude o peso para a mão direita e estenda a esquerda para o alto, o que permitirá que você a siga com os olhos. Repita o exercício do outro lado.

Mulher fazendo ioga pré-natal

Finalmente, lembre-se de que a prática da ioga pré-natal não é recomendável para aquelas mulheres que estão em risco de parto prematuro. É importante que nestes casos você consulte o médico antes de iniciar os exercícios.