Lições de vida que aprendemos com o tempo - A Mente é Maravilhosa

Lições da vida

novembro 28, 2016 em Psicologia 18 Compartilhados
Lições da vida

Nossos atos, condutas e comportamentos têm suas consequências na roda da vida, e voltam para nós em forma de lições.

Cada um tem o que merece”. Podemos entender isso com base nas consequências de nossos atos.

E podemos acreditar nessa conhecida frase popular quando o merecido é algo positivo. Mas a pergunta surge quando o que “merecemos” e o que a vida nos dá são circunstâncias adversas, que levam a sofrimento, mudanças e desgraças.

Então, tudo que acontece conosco obedece a consequência dos nossos atos?

Atrevo-me a dizer que “cada um tem o que precisa. Às vezes precisamos ver diretamente a consequência de um ato “mal-intencionado”.

E em muitas outras ocasiões, o que acontece conosco tem um motivo de aprendizado, “precisamos aprender” e essa pode ser a explicação de tantas coisas que acontecem em nossa vida, que não vamos relacionar com um comportamento prévio “insano, incorreto, inadequado ou mal-intencionado”.
Portanto, “cada tem o que precisa para aprender

E sob esta premissa, a pergunta que devemos fazer em todos os momentos nos quais a vida nos surpreende com circunstâncias adversas é:

O que eu tenho/posso aprender com isso?

Dessa forma, veremos a vida como uma ESCOLA, cheia de lições e, a cada nível, uma dificuldade, um teste ou uma circunstância nos coloca à prova.

E nosso desafio é superar a lição para seguir adiante, tendo aprendido e estando preparados para as lições seguintes que, com certeza, estão por vir.

Acrescento, então, que, “estamos preparados para o que devemos viver, temos capacidade e estratégias para superar e crescer com isso, só precisamos aprender, e chamamos isso de resiliência.

E mesmo que isso pareça duro e difícil, tanto como aprendermos e superarmos, iremos desfrutar e nos sentiremos satisfeitos com nós mesmos e com a nossa vida.

As lições da vida acabam sendo a própria vida, considerada uma Escola onde nós podemos aprender, superar desafios, ensinar os outros, aprender com o que os outros nos ensinam, subir níveis de consciência, curar e despertar o mais profundo de nosso ser.

E tudo isso adaptado ao nosso momento vital, sempre com o objetivo de encontrar o sentido da nossa vida, a harmonia em nossa forma de viver, a saúde, o bem-estar, o equilíbrio emocional e a felicidade.

Recomendados para você