As mudanças que as decepções causam

· março 25, 2016

Às vezes, as mudanças causadas pelas decepções podem ser irreversíveis. Este fato pode não ser negativo, mas dependerá sempre da direção em que a transformação será produzida dentro do nosso coração e da nossa mente.

Devo acrescentar que se as mudanças provocadas pelas decepções são negativas, elas podem ser fatais para o nosso próprio ser, e isso não é algo bom.

Decepções que nos fazem perder a esperança

As decepções podem nos fazer perder toda a esperança por uma vida melhor, um futuro mais brilhante ou um presente feliz e alegre. E isso nos afetará de tal forma que vamos perder a perspectiva.

Vamos pegar como exemplo uma desilusão amorosa. As decepções relacionadas com o coração costumam ser verdadeiramente duras. Tanto é que muitas pessoas jamais conseguem superá-las. Como é óbvio, uma desilusão amorosa pode provocar tanta dor no nosso coração e na nossa alma que podemos nos fechar para nunca mais voltarmos a sofrer outra decepção semelhante.

Mulher triste em um balanço

No entanto, depois de pensar e colocar em uma balança todas as coisas boas que o amor oferece e todas as coisas ruins que envolvem um término ou uma depressão, realmente vale a pena fechar-se completamente por um relacionamento que não deu certo?

Se perguntarem a mim, eu diria que não com toda convicção. O amor trouxe muita felicidade à minha vida, e algumas dores e decepções. No entanto, o que eu vivi e senti enquanto estava apaixonado supera e muito a decepção de um término.

Por isso, as decepções amorosas deveriam ser encaradas como um fracasso temporal, que irá torná-lo mais forte, mais sábio e mais paciente, mas nunca deveria convertê-lo em uma pessoa fechada para voltar a viver outra aventura semelhante, uma vez que o mundo para o qual você está virando as costas é maravilhoso.
“Melhor é a esperança; pois produz paciência, arma forte contra a decepção precoce.”
-Miguel Ángel Retana Zamora-

Outras decepções duras

As decepções amorosas podem não só provocar mudanças negativas irreversíveis na nossa mente e no nosso coração. A traição pode provocar uma grande dor…

Imagine que você tem um melhor amigo em quem confia cegamente. Você lhe conta tudo e fala com ele sobre qualquer detalhe. Se você tem algum problema, comenta com ele e ele está sempre pronto para te ajudar a sair do fundo do poço.

Existe dor maior no mundo do que a traição de um melhor amigo? Sem dúvida é difícil de encontrar. Embora possamos acrescentar que qualquer traição, seja por parte de um ente querido, parente, namorado ou pessoa próxima, é sempre muito dolorosa.

Mas não devemos deixar que isso nos permita cair no abismo da constante insegurança e desconfiança de todos. Caso contrário, seremos pessoas muito infelizes.

O ser humano precisa confiar em outras pessoas. Ele deve se sentir seguro abraçado pelas pessoas que mais ama. Ele deve ter um refúgio nas pessoas próximas que cuidam dele, caso contrário, cairá em atitudes despóticas, desagradáveis, inseguras, maliciosas e negativas.

Jamais devemos fechar a porta para a chegada de novas pessoas em nossa vida. O fato de já ter sido traído não deve fazer com que você mude completamente de atitude, pois você cairá em um estado de tristeza permanente, do qual é muito difícil escapar.

“Tristeza e melancolia não as quero em minha casa.”
-Santa Teresa de Jesús-

O estado das decepções

Infelizmente, às vezes parece que vivemos em uma sociedade desprovida de fundamentos em que as decepções constantes são maioria, e é difícil encontrar pessoas saudáveis e sinceras que realmente mereçam a nossa confiança.

No entanto, uma nova corrente mais humanista e mais próxima à bondade do ser humano começa a tomar forma. Ela é cada vez mais poderosa e notória, e conecta-se diretamente à capacitação de tudo de bom que os homens têm.

Amigas abraçadas

Embora não seja fácil ver além das más notícias constantes e do desânimo que uma sociedade muito competitiva, agressiva e ambiciosa provoca, esta nova atitude de bondade e solidariedade com as pessoas que sofreram decepções está aí, e veio para ficar.

Este próprio projeto de A Mente é Maravilhosa é um claro exemplo de tudo de bom que o ser humano pode dar ao próximo, sem pedir nada em troca, pelo simples fato de querer ajudar.

Por isso, não permita que as suas decepções sejam aquilo que marca o caminho a percorrer, pois você vai perder a direção constantemente. Seja você mesmo, trabalhe em uma mudança positiva e confie naqueles que merecem, pois ainda que pareçam invisíveis, essas pessoas estão entre nós.