A liderança e a inteligência emocional

A liderança e a inteligência emocional

Última atualização: 01 julho, 2015

A inteligência emocional desempenha um papel fundamental na liderança. Os bons líderes são aqueles que nunca perdem o controle, são autoconfiantes e enfrentam os desafios deixando de lado os problemas pessoais. Ouvem seus subordinados, são comunicativos e pesquisam antes de tomar suas decisões para avaliar o seu impacto.

A liderança é uma habilidade que devemos desenvolver, porque em algum momento teremos a oportunidade de colocá-la em prática, seja como pais, professores, terapeutas, empresários, etc. Portanto, é necessário levarmos em conta as implicações que a inteligência emocional desempenha para desenvolver as capacidades necessárias.

O que é a inteligência emocional?

A inteligência emocional é a capacidade de compreender e administrar a suas próprias emoções e as das pessoas ao seu redor. As pessoas com um alto grau de inteligência emocional sabem o que sentem, o que significam suas emoções e como elas podem afetar as outras pessoas.

A inteligência emocional é essencial para uma liderança de sucesso. Qual é o melhor líder: aquele que grita com a sua equipe quando está estressado, ou o líder que acompanha e avalia a situação com calma?

De acordo com Daniel Goleman, psicólogo americano que ajudou a popularizar a IE, existem cinco elementos principais:

– Autoconhecimento

– Autocontrole

– M otivação

– Empatia

– Habilidades sociais

Quanto maior a capacidade do líder de gerenciar cada uma dessas áreas, maior será sua inteligência emocional.

1- Autoconhecimento

Conheça a si mesmo, suas emoções e como elas afetam as pessoas ao seu redor. Ser um bom líder também significa conhecer seus pontos fortes, seus pontos fracos e se comportar com humildade.

Como melhorar seu autoconhecimento?

– Mantenha um diário para melhorar seu autoconhecimento. Pare alguns minutos por dia para escrever seus pensamentos e emoções.

– Não importa qual seja a situação. Examine o porquê das suas emoções e escolha a melhor maneira de reagir a elas.

2- Autocontrole

Líderes que exercem o autocontrole de maneira eficaz não discutem, não tomam decisões precipitadas ou no calor das emoções, não consideram as pessoas como estereótipos e não as desvalorizam. O autocontrole ajuda no bom relacionamento entre as pessoas.

Este elemento da IE, segundo Goleman, abrange também a flexibilidade e o compromisso de um líder com a responsabilidade pessoal.

Como podemos melhorar o autocontrole?

– Conheça os seus valores e dedique algum tempo para examinar seu “código de ética”. Conhecendo bem os seus valores, não terá que pensar duas vezes sobre como lidar com uma decisão moral.

– Assumir a responsabilidade sem culpar os outros quando algo dá errado. Admita seus erros e assuma as consequências.

– Reaja calmamente a situações difíceis; controle suas emoções e situações de forma adequada.

3- Motivação

Os líderes motivados trabalham constantemente em direção aos seus objetivos e seu trabalho tem padrões de qualidade bem elevados.

Como melhorar a sua motivação?

– Reflita a respeito do que faz e por que o faz. É fácil nos esquecermos do que realmente gostamos e qual a razão da nossa escolha. É bom rever e atualizar os objetivos; isso nos anima a seguir em frente.

– Conheça a sua postura e entenda por que está, ou não, motivado.

Independentemente dos problemas, seja otimista e busque sempre o melhor. Essa atitude requer disciplina, mas vale o esforço. Toda vez que enfrentar um desafio, ou mesmo uma decepção, procure ver algo de bom nessa experiência.

4- Empatia

A empatia é fundamental para o gerenciamento de uma equipe bem-sucedida e organizada. Líderes empáticos são capazes de se colocar no lugar do outro; ajudam as pessoas do seu grupo a se desenvolverem, fazem críticas construtivas e ouvem aqueles que precisam.

Se você quer ganhar o respeito e a lealdade das pessoas, deve ser empático.

Como melhorar a empatia?

– Coloque-se no lugar do outro e entenda o seu ponto de vista.

– Preste atenção à linguagem corporal, através da qual a pessoa mostra como se sente.

– Respeite os sentimentos da outra pessoa, mostre-se receptivo e converse de forma que ela se sinta compreendida.

5- Habilidades sociais

Os líderes que dominam as habilidades sociais da IE são grandes comunicadores. Não se assustam com as boas ou más notícias e são especialistas na obtenção de apoio dos demais para a conclusão de uma nova missão ou projeto. Administram muito bem as mudanças e os conflitos.

Como desenvolver as habilidades sociais?

– Aprenda a resolver conflitos

– Melhore as habilidades de comunicação

– Aprenda reconhecer e dar valor ao trabalho alheio

Conclusões

O melhor líder é aquele que trabalha e interage com os outros. Ele tem uma sólida compreensão dos seus sentimentos e sobre como isso afeta os demais.

Leve o tempo que for necessário para aprimorar seu autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e as habilidades sociais. Cada pessoa tem o seu tempo.

Todas essas habilidades vão ajudá-lo a se destacar no futuro e gerenciar situações de liderança, seja na família, na escola, no trabalho ou no ambiente em que vive.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.