5 livros para praticar mindfulness em sala de aula
O mindfulness não é limitado aos adultos, ele também pode ser praticado nas escolas, com alunos do ensino infantil, fundamental e médio. A prática de mindfulness em sala de aula pode ser muito benéfica para crianças e adolescentes, por isso queremos dedicar este artigo ao tema.
O mindfulness tem sua origem no budismo. No entanto, se espalhou no resto do mundo sem a conotação religiosa derivada da figura de Buda. Isso, sem dúvidas, ajudou a fazer com que mais pessoas se abrissem à sua prática, entendendo que, por trás dela, pode existir muito mais do que uma questão de fé.
“A essência da atenção plena é algo absolutamente universal, que tem mais ligação com a natureza da mente humana do que com ideologias, crenças ou culturas, e está mais relacionada com a capacidade de conhecer do que com uma religião, filosofia ou ponto de vista concreto”.
– Kabat-Zinn-
O que é mindfulness?
Mindfulness é consciência. Mindfulness é uma consciência que se desenvolve prestando uma atenção concreta, firme, deliberada e sem julgar o momento presente. No entanto, não deve ser confundida com a meditação.
O mindfulness não exige uma concentração tão rigorosa como a meditação. Ele pode ser aplicado em uma infinidade de atividades da vida cotidiana. Entretanto, tanto o mindfulness quanto a meditação têm como componente principal a concentração e a atenção consciente da mente.
Por que ensinar mindfulness nas salas de aula?
O mindfulness responde à grande necessidade existente de encontrar um pouco de tranquilidade, tanto física quanto mental, nesta época tão exigente em que vivemos. Praticar o mindfulness em sala de aula pode ajudar as crianças a encontrar essa tranquilidade.
As crianças vivem em um mundo repleto de automatismos, de pressa, são superestimuladas e recebem informações de maneira constante. Ninguém as ensina a se acalmar, a ficar tranquilas, a viver o presente, a controlar seus corpos e emoções.
Ao contrário do que pode parecer, as crianças têm uma grande capacidade de viver o presente sem pensar no ontem ou no amanhã. São muitos os autores que destacam a eficácia do mindfulness nas escolas.
“Se conseguirmos que as crianças, desde pequenas, aprendam a viver de um modo mais consciente, estaremos contribuindo para a educação de pessoas livres e responsáveis, mais capazes de controlar sua vida e, definitivamente, de serem felizes”.
– Arguis –
5 livros para praticar mindfulness em sala de aula
A seguir deixamos uma série de livros muito úteis para praticar o mindfulness em sala de aula. Como vimos, são muitas as vantagens de sua prática. Vamos ver de quais livros estamos falando.
Bem-estar emocional e mindfulness na educação (tradução livre)
Trata-se de um livro teórico e prático. Oferece um conjunto completo de conhecimentos, métodos, ferramentas e opções não só para implementar programas de bem-estar emocional, mas também para avaliá-los e adaptá-los a cada circunstância específica.
Este livro é de grande relevância para todas aquelas pessoas interessadas em melhorar o sistema educativo. É direcionado a docentes, autoridades educativas, autoridades governamentais, pais e, inclusive, aos próprios estudantes.
Editora: Alianza Ensayo.
Autores: Javier García-Campayo, Marcelo Demarzo e Marta Modrego Alarcón.
O mago dos pensamentos (tradução livre)
Um bom livro pode ser a chave perfeita para abrir um novo mundo no crescimento das crianças, oferecendo-lhes uma informação precisa e, também, grandes doses de diversão. É isso que “O mago dos pensamentos”, da escritora Pepa Horno Goicoechea, nos oferece.
Trata-se de um livro que pode servir para qualquer idade. A autora nos instiga ao dizer que devemos ajudar nossos filhos desde pequenos a lidar com seus pensamentos, suas ideias e a desfrutar o silêncio, se conectando com sua voz interior e aprendendo a lidar com a magia de sua alma.
Editora: Fineo.
Autora: Pepa Horno Goicoechea.
Educação Mindfulness. O cultivo da consciência e da atenção para professores e alunos. (tradução livre)
Um novo paradigma para cultivar a atenção, a compaixão e o bem-estar. Muitos docentes estão procurando novas maneiras de ajudar seus alunos a prestar mais atenção, aprender melhor e se superar a cada dia.
Este livro está repleto de planejamentos didáticos, exercícios e considerações para grupos de idades específicas. Também serve para alunos com necessidades especiais. Este manual de trabalho manifesta a importância das práticas de mindfulness em sala de aula.
Editora: Gaia.
Autor: Daniel J. Rechtschaffe.
Uma floresta tranquila. Mindfulness para crianças. (tradução livre)
De mãos dadas com a fada Atenção Plena, e de um modo muito simples, os meninos e meninas a partir de 4 anos de idade podem começar a compreender o que é o mindfulness e como introduzi-lo em suas vidas. O conto relata como uma fada explica aos animaizinhos de uma floresta a melhor forma de lidar com as suas emoções e serem felizes em um mundo muito rápido e estimulante.
Seus exercícios, conselhos e passatempos nos ajudarão a direcionar nossos pequenos pelo caminho da atenção plena em cada instante. Este objetivo é alcançado de uma maneira muito fácil e amena, brincando com eles.
Editora: Gaia.
Autor: Ediciones Librería Argentina (ELA).
Mindfulness para crianças (tradução livre)
Mindfulness para Crianças é um livro pensado para que tanto os pais quanto as crianças possam se aproximar da meditação e colocá-la em prática em seu dia a dia. Através de exercícios muito simples e de uma prática diária, aprendemos a nos conectar com a nossa respiração e o nosso corpo, a praticar a atenção plena e a manter distância dos nossos pensamentos e emoções.
Assim, com uma mente clara e um coração aberto, melhoramos a nossa capacidade de empatia e compaixão. Também melhoramos a nossa concentração. Podemos ver as coisas com mais clareza e fazer escolhas melhores para termos uma vida mais autêntica.
Editora: Zenith.
Autora: Paloma Sainz Martínez Vara de Rey.
Estes cinco livros são ferramentas práticas e poderosas para praticar o mindfulness em sala de aula. Recomendamos a sua leitura e sua prática com as crianças. Elas têm muito a ganhar.