Lost Property: um curta-metragem emocionante que vale a pena assistir

Os golpes da vida são fortes, mas sempre nos deixam uma lição. Precisamos saber como entendê-los.
Lost Property: um curta-metragem emocionante que vale a pena assistir

Última atualização: 12 fevereiro, 2024

Queremos aproveitar o curta-metragem ‘Lost Property’ para falar sobre um tema muito delicado.

A vida às vezes nos dá golpes muito fortes. Não é sempre toda luz e cor, e ainda assim devemos continuar enfrentando-a com integridade. Às vezes aparecem por nossa mente frases como: “por que eu?” “Eu não mereço isso!”. No entanto, não é uma questão de merecer ou não. O que acontece conosco às vezes é cercado pela escuridão, mas está em nossas mãos ver a luz entre toda essa escuridão.

Uma dessas experiências tão duras que podemos viver é a demência. Estamos falando de um dos golpes mais difíceis que impacta diretamente a nossa memória ou a daqueles que nós mais amamos fazendo com que, com as lembranças, percamos também nossa identidade. No entanto, é possível ver isso a partir de outra perspectiva? Aqui lhe deixamos o curta ‘Lost Property’, que nos responde com um “sim” redondo.

Os golpes são enfrentados com paciência

“A demência afeta 47 milhões de pessoas no mundo.”
-OMS-

Do curta ‘Lost Property’, podemos tirar um grande ensinamento para colocar em prática em nossa ação diária. Quando a vida nos golpeia e sentimos que perdemos tudo, podemos ter que insistir ou nos precipitarmos em uma ação que reverta ou compense a situação o mais rápido possível. No entanto, nos esquecemos de ter paciência.

Geralmente, toleramos mal a incerteza e a verdade é que desconhecer o que acontecerá em nosso futuro pode nos gerar muita ansiedade, fazendo com que nos sintamos à beira de um precipício do qual não podemos estimar a profundidade. Este precipício, por sua vez, tem muito a ver com a perda de senso de controle que trazem para nossa vida os eventos ou as notícias que são inesperadas e negativas.

Essa ansiedade raramente nos ajuda. Os golpes continuarão a nos surpreender sem que possamos fazer nada para evitá-los e, ainda menos, para controlá-los.

Lost Property: um curta-metragem emocionante

O que fazemos então? Como bem nos ensina o curta sobre a demência, paciência e perseverança são necessárias. Pare de querer que tudo seja resolvido de hoje para amanhã e concentre-se nos pequenos passos de melhoria que podem ser dados graças ao esforço e, acima de tudo, à uma grande dose de esperança.

Assim, enfrentar pacientemente os golpes que a vida pode nos dar não significa que perdemos a esperança, mas que com amor vamos tentar viver com essa incerteza de não saber o que acontecerá amanhã, cientes do que acontecerá hoje. Porque aqui, no agora, temos controle e poder.

O Alzheimer é um tipo de demência.

As pequenas coisas fazem com que tudo valha a pena

Outro dos ensinamentos que o maravilhoso curta do começo nos dá é o de olharmos para as pequenas coisas, inclusive aquelas que parecem insignificantes. Porque nelas reside muitas vezes a nossa própria felicidade. Para percebermos isso, às vezes é necessário passar anos e chegar à idade dos protagonistas do curta.

Nós sempre perseguimos grandes sonhos, tentamos acumular muitas coisas, desejamos inúmeras riquezas. No entanto, o que realmente tem valor reside no menor, no imperceptível. Porque quando a pessoa que está do nosso lado sofre de demência, os grandes sonhos colapsam e acumular coisas já não têm significado, o que é que nos resta? Aí está a magia.

Lost Property: um curta-metragem emocionante

Em muitas ocasiões, parece que a vida tem que nos golpear forte para que possamos abrir nossos olhos e percebermos tudo o que não valorizamos. O curioso é que sempre estiveram ao nosso alcance. Não era algo para o qual tínhamos que nos esforçar para conseguirmos. Estava lá, nós só precisávamos apreciá-lo! Mas, não o fazíamos porque a nossa atenção estava em outro lugar.

“Por mais conselhos que existam, há lições de vida que só entenderemos a base de golpes e tropeços.”
– Anônimo –

Embora os golpes que a vida nos dá sejam duros e nos façam sofrer – no caso do curta, pela pessoa que mais amamos – não devemos menosprezar uma parte positiva que sem dúvida têm: nos permitem abrir os olhos. Vivemos em um piloto automático constante no qual não recebemos nada além de adversidades e problemas inesperados.

Lost Property: um curta-metragem emocionante

É hora de parar de esperar que isso aconteça, para poder começar a apreciar as coisas pequenas, a vida que temos, e começar a cultivar a paciência para enfrentar aquilo que não sai da forma como esperávamos. Ensinamentos valiosos que podem ser extraídos do maravilhoso curta que apresentamos, onde o amor, o apreço pelas pequenas coisas e uma ligeira mudança de perspectiva podem ser o início de uma maravilhosa jornada ao lado da pessoa que mais amamos, embora sua realidade e a nossa não coincidam.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.