A loucura dos ciúmes

A loucura dos ciúmes

Última atualização: 23 maio, 2017

Pergunte a si mesmo, mesmo que só dedique um minuto procurando uma resposta, se alguma vez você já temeu perder a pessoa que ama por ela decidir ir embora com outro parceiro. Lembre-se de que o medo é mais uma das caras que o amor possui, é o temor do amor, o medo de perder o que temos e somos. O amor nos assusta.

Como age uma pessoa ciumenta?

As pessoas ciumentas estão atentas a cada passo do seu parceiro, monitoram e controlam para restringir suas ações; elas pensam que dessa forma vão impedir ou descobrir a infidelidade do seu parceiro. As pessoas que sofrem de ciúmes percebem ameaças nos ambientes que seu parceiro frequenta. Falo de trabalho, centro de estudos, família, amigos… até a relação social mais superficial pode ser percebida como uma ameaça por parte do ciumento/a.

homem-vigiando-com-ciumes

Alguns sentem ciúmes até mesmo das experiências que seus parceiros tiveram no passado, quando ainda nem se conheciam. Além disso, podemos identificar dois tipos de ciúme: os obsessivos e os delirantes. Por outro lado, lembre-se de que as pessoas ciumentas podem ter um deles ou ambos.

O que são os ciúmes obsessivos?

Os ciúmes obsessivos são caracterizados pelos rituais de verificação, comprovação e proibições ao seu parceiro, e possuem estes comportamentos:

  • Revisam as mensagens no email, no celular e em todas as redes sociais nas quais sabem que seu parceiro possui uma conta.
  • Confrontam o parceiro a cada vez que duvidam de uma foto, mensagem ou ligação.
  • Ligam constantemente e fazem visitas supresa aos seus parceiros apenas para verificar que estavam onde disseram que estariam.
  • Proíbem de maquiar-se, arrumar o cabelo, se vestir como querem, etc., pois isso para o ciumento são ações que levam à infidelidade.
  • Afastam os familiares, pensam que estes podem estar sabendo de mensagens dos possíveis amantes.
  • Afastam os amigos do sexo oposto para prevenir uma infidelidade.
  • Alguns afastam amigos do mesmo sexo pensando que seu parceiro/a pode ser homossexual.

As pessoas ciumentas, ao ter comportamentos constantes de verificação, alimentam muito mais seus estados de ansiedade, angústia, preocupação e desconfiança. As pessoas ciumentas apresentam um sofrimento emocional causado por pensamentos distorcidos:

  • Não se consideram suficientemente atraentes.
  • Têm medo de ficar sozinhas.
  • Sentem que qualquer pessoa pode ser melhor que elas e poderia roubar o amor do seu parceiro.
  • Acumulam e projetam uma sensação de insegurança.
mulher-sentindo-ciumes

O que são os ciúmes delirantes?

Os ciúmes delirantes são caracterizados pelo fato da pessoa ciumenta estar convencida da culpa de seu parceiro quando ainda tem poucos indícios. Assim, os ciúmes existem excessivamente e se auto-reforçam (qualquer detalhe pode ser uma evidência de que seus ciúmes são razoáveis), e a pessoa é excessivamente possessiva.

A pessoa ciumenta adota uma atitude de vigilância e desconfiança, e uma pessoa controlada adota atitudes de reserva e ressentimento. Ambos estão sofrendo e “fortalecendo” mutuamente o comportamento do outro. O ciumento cada vez mais vigilante, seu parceiro cada vez mais reservado.

O ciumento se arrepende de machucar o seu parceiro, algo que não impede que seus ciúmes sejam ativados diante de qualquer estímulo. Ciúmes que muitas vezes terminam em agressão, seja verbal, física ou psicológica. Uma vez que os ânimos se acalmam, a pessoa volta ao início do círculo pedindo perdão.

O ciumento pode mudar?

As pessoas ciumentas com certeza podem mudar. Na verdade, as técnicas de terapia cognitivo-comportamental têm provado ser um dos melhores recursos para levar essa mudança a ser concretizada. As pessoas ciumentas aprendem com o tratamento a confiar no outro, a acreditar fortemente que continuarão sendo leais, porque gostam de estar ao seu lado e da vida que levam ao seu lado.

casal-abracado

Elas podem mudar quando entendem que acumulam virtudes pelas quais merecem ser amadas e quando assimilam a capacidade de mudar aqueles aspectos que consideram melhoráveis ou que pensam que podem afastar o seu parceiro. Assim, a recuperação da percepção de valor e de controle estimulará e resolverá essa mudança.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.