O mantra de Tara Verde: uma prática libertadora

· maio 25, 2018

O mantra de Tara Verde provém da deusa mais popular do budismo. Tara Verde é a deusa da compaixão universal, da iluminação e das ações virtuosas. Diz-se que ela é a mãe de todos os Budas.

A palavra Tara significa “libertadora”. Segundo a crença budista, liberta principalmente dos medos e das ameaças externas. Entre eles, diz a tradição, o medo de elefantes, de leões, de fogo, de cobras, de ladrões, de águas tempestuosas, escravidão e maus espíritos. Portanto, o mantra da tara verde é um ritual para conjurar todos esses perigos.

“Quando a imaginação e a força de vontade estão em conflito e são antagônicas, sempre é a imaginação que ganha, sem qualquer exceção”.
-Emil Coué-

O mantra de Tara Verde também protege contra perigos internos. São eles: o orgulho, a ignorância, o ciúme, o ódio, a teimosia, o apego, as dúvidas que perturbam e a ganância. Para os budistas, trata-se de um mantra muito poderoso, que oferece tranquilidade e segurança.

Significado do mantra de Tara Verde

Um mantra é um conjunto de sílabas, fonemas ou palavras que, de acordo com algumas crenças, têm um poder psicológico e espiritual. Etimologicamente significa ‘instrumento mental’. Cada mantra induz um certo estado de consciência ou um estado de espírito. O mantra de Tara Verde é usado para enfrentar o medo e a insegurança.

O mantra de Tara Verde

O mantra de Tara Verde é composto das seguintes palavras e sílabas: “Om tare tuttare ture soha. Refere-se a Tara, deusa da compaixão universal, e ao verde, a cor da vitalidade para os budistas. Em maior profundidade, o seu significado é o seguinte:

  • Om: tem a ver com o corpo e a mente, com a aproximação à divindade universal.
  • tara: é a libertação dos sofrimentos e dos sentimentos e forças inferiores.
  • tuttare: representa uma proteção contra perigos internos e externos.
  • ture: é uma proteção contra as doenças físicas e uma palavra que gera paz.
  • soha: representa a ação a longo prazo de proteção contra perigos internos e externos.

A meditação e o mantra de Tara Verde

O mantra de Tara Verde tem um significado profundo para os budistas. No Ocidente também são muitas as pessoas que praticam este tipo de mantra, pois são um meio para se sentirem mais calmas e mais relaxadas. A maioria não lhes dá a mesma conotação dos budistas, mas ainda assim, recorrem a eles para se fortalecerem.

Meditação

Diz a tradição budista que a melhor maneira de pronunciar este mantra é dentro de um contexto de uma prática de meditação. Apontam que certas etapas são necessárias para que o mantra de Tara Verde seja totalmente eficaz:

  • Buscar um lugar tranquilo. Sentar-se, fechar os olhos e respirar.
  • Pensar no problema sobre o qual se necessita clareza.
  • Concentrar-se na ideia do desaparecimento da angústia e do medo.
  • Pronunciar o mantra em voz alta: “Om tara tuttare ture soha” e repeti-lo várias vezes.
  • Visualizar na mente uma esfera verde, enquanto repete o mantra e respira profundamente.
  • Quando aparecer uma sensação de calma, permaneça um momento respirando e retorne às rotinas normais.

Estes tipos de rituais funcionam?

É muito difícil estabelecer qual é a real eficácia desse tipo de ritual. Sabe-se que as palavras evocativas, ditas de forma repetitiva, têm um efeito tranquilizante e relaxante nas pessoas. De um jeito ou de outro, ajudam o cérebro a vibrar em outra frequência, muito mais pacífica.

O que é certo é que as pessoas são programadas para se aproximarem ou se afastarem de certas experiências. Também organizamos sistemas de interpretação das mesmas. Às vezes fazemos isso de maneira consciente, mas na maioria das vezes não percebemos isso. Portanto, nossa atitude nos aproxima de certas experiências e nos distancia de outras. Da mesma forma, podemos interpretar o que nos acontece de diferentes maneiras.

O mantra de Tara Verde

Assim, quando uma pessoa pensa que um ritual como o mantra de Tara Verde tem um significado especial e poderoso, certamente o terá. Da mesma forma, para aqueles que são céticos, certamente não irá gerar efeito algum. Lembremos que a mente humana é complexa e profunda. Um mundo, ainda misterioso, que é capaz de tudo.